RADIO SABORES DA SERRA

31 de julho de 2009

Caern abre licitação para construção de rede de distribuição de água em conjuntos da cidade

Natal/RN, 05 de junho de 2009.
Crizóstimo Felix de Lima
Assessor de Licitações e Contratos

CONVITE N° 09.0030 – RPC –S

Objeto: Execução dos serviços, com fornecimento de material, para construção de rede de distribuição de água para abastecer os conjuntos Josefa da Costa de Oliveira, Artemísio Lopes Bezerra e Gildenor Roque de Oliveira, na cidade de Upanema/RN, conforme Ordem de Licitação nº 129 – S/2009 – DT.
A v i s o
A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte, através da Assessoria de Licitações e Contratos, torna público que realizará em 11 de agosto de 2009, às 15:00 horas licitação para o objeto acima especificado. O Edital com as especificações e seus anexos encontra-se à disposição dos interessados no site http://www.caern.rn.gov.br/ no link LICITAÇÕES, Portal RN COMPRAS, ou ainda à Av. Senador Salgado Filho, n.º 1555, Tirol, Natal/RN, na Assessoria de Licitações e Contratos a partir do dia 31 de julho de 2009, no horário das 08:00 às 11:00 e das 14:00 às 17:00 horas, até às 15:00 horas do dia 10 de agosto de 2009. Informações pelo telefone n.º (84) 3232-4145 ou fax n.º (84) 3232-4160.

Natal/RN, 29 de julho de 2009.
Crizostimo Félix de Lima
Assessor de Licitações e Contratos
FONTE: SECRETARIA DE TURISMO E COMUNICAÇÃO - ASSESSORIA DE IMPRENSA

Prefeita sinaliza com retirada da conta da PMU do Banco do Brasil de Campo Grande

O Controlador Geral da Prefeitura de Upanema, Gilvandro Fernandes Jácome, mostrou-se muito irritado com o tratamento dispensado pela gerência do Banco do Brasil de Campo Grande. A irritação deve-se a falta de compromisso demonstrada pelo Banco com os correntistas do município de Upanema. A "gota d´água", segundo Gilvandro, foi o não abastecimento – com dinheiro - da caixa eletrônica do BB aqui em Upanema, no dia de hoje. Com o pagamento da folha do funcionalismo da prefeitura e o PASEP, o dinheiro existente na caixa é insuficiente e deverá faltar logo, logo. "Hoje mesmo deve faltar dinheiro e somente segunda-feira é que teremos o abastecimento novamente", explicou.

A prefeita Maristela ligou para o gerente da agência de Campo Grande, Sr. Júlio Celso e cobrou explicações para a falta do abastecimento da caixa. Segundo a prefeita, a desculpa dada pelo gerente não foi convincente, pois o mesmo alegava que não sabia que o pagamento da prefeitura seria feito hoje. “Isso não existe, pois o calendário do ano de 2009 foi entregue ao banco, informando que o pagamento será feito nos últimos dois dias úteis de cada mês. Portanto, somente em caso de antecipação é que o município tem o compromisso de comunicar ao banco”. Maristela também não disfarçou sua insatisfação com a falta de compromisso do BB de Campo Grande. A prefeita já sinaliza com a possibilidade de retirar a conta da prefeitura da agência de Campo Grande. “Na próxima semana, vou marcar uma reunião com o sindicato e segmentos da sociedade upanemense para discutir essa possibilidade, pois não vamos admitir que fatos como esses ocorram em nossa administração”, afirmou a prefeita. A maior preocupação da prefeita Maristela é com relação ao comércio local, pois uma das intenções da prefeitura ao antecipar o pagamento do PASEP, foi beneficiar o comércio local. “Sem dinheiro aqui Upanema, os servidores vão sacar em Mossoró e, lá irão fazer suas compras, prejudicando assim o nosso comércio”, disse.

FONTE: SECRETARIA DE TURISMO E COMUNICAÇÃO - ASSESSORIA DE IMPRENSA

30 de julho de 2009

Prefeitura paga PASEP e salário do mês de julho amanhã

O secretário de Administração Manoel Gerinaldo da Costa e o Controlador Geral da Prefeitura de Upanema, Gilvandro Fernandes Jácome, confirmaram que amanhã todos os servidores municipais cadastrados e com direito a receber PASEP, terão seus vencimentos creditados amanhã. Gerinaldo informou que houve uma mudança e, o PASEP será depositado juntamente com o salário daqueles servidores que tem direito ao benefício. Portanto, amanhã deverão receber o salário do mês de julho, todos os funcionários de todas as secretarias municipais.

FONTE: SECRETARIA DE TURISMO E COMUNICAÇÃO – ASSESSORIA DE IMPRENSA

TV Tropical exibe reportagem sobre Upanema

Upanema foi destaque hoje à tarde na programação da TV Tropical. O programa Tropical Notícias enfatizou a chegada do sinal ao município, mostrando depoimentos dos telespectadores e algumas imagens da cidade. A expectativa é que daqui há pouco, ás 19:30h tenhamos a reprise da matéria no programa Tropical Notícias 2ª Edição.

FONTE: SECRETARIA DE TURISMO E COMUNICAÇÃO - ASSESSORIA DE IMPRENSA

Secretaria de Saúde comemora redução no número de casos de dengue no município

A secretaria municipal de Saúde encerrou ontem mais uma campanha de combate ao mosquito transmissor da dengue. A data foi marcada com uma grande mobilização de alunos, profissionais de saúde, autoridades e a população em geral. Durante todo o dia, foi realizado um mutirão de limpeza dos locais onde foram constados possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti. Com isso, todas as casas da cidade foram visitadas pelos agentes de endemias, agentes de saúde, enfermeiros e integrantes da Vigilância Sanitária, com o objetivo de identificar e eliminar as larvas do mosquito.

Na sede da secretaria de Saúde, ás 16:00h foi realizado o encerramento da campanha de combate ao mosquito, que teve início em janeiro. A campanha foi motivada pela grande quantidade de casos ocorridos em 2008, tendo inclusive um caso de dengue hemorrágica constatado no município. Com isso, a Coordenação de Combate ao mosquito da Dengue em Upanema, uniu-se as secretarias municipais, meios de comunicação, profissionais de saúde, escolas entre outras instituições, para desenvolver a campanha.



O combate ao mosquito da Dengue é desenvolvido através de ciclos. Cada ciclo é composto de dois meses de trabalho de combate ao mosquito. No primeiro ciclo, que compreende os meses de janeiro e fevereiro, Upanema apresentava o índice de infestação predial muito alto. Os números mostravam que 5,8% das residências da cidade apresentavam casos do mosquito. A preocupação com o alto índice de infestação predial fez com que a Coordenação de combate a doença intensificasse o trabalho. Novas alternativas de combate foram criadas, como a introdução de piabas nos reservatórios de água descobertos. Outra iniciativa foi a parceria com a secretaria de Obras no sentido de acabar com os criadouros do mosquito em terrenos baldios. “Nossa preocupação era grande quanto aos terrenos baldios, principalmente com o início do período do inverno”, explica Célia Rocha, Coordenadora de Combate a Dengue no município de Upanema. O trabalho surtiu efeito e no segundo ciclo, o índice de infestação predial caiu para 1,8%. Com relação aos números de casos da doença, Célia Rocha informa que nesse ano, Upanema tem se destacado como um dos municípios com menor número de casos constatados. Apenas 7 casos foram notificados e 1 foi confirmado no município. Com relação ao terceiro ciclo, o município ainda aguarda os dados fornecidos pelo laboratório da Regional de Saúde. Mas, segundo Célia, a expectativa é que o índice se mantenha baixo.



Mesmo com a campanha encerrada, a secretária de Saúde Conceição Medeiros, informa que o trabalho de combate ao mosquito não para. Além dos profissionais de saúde, a população também deve fazer sua parte, evitando deixar latas, garrafas e água parada, pois são locais de possíveis criadouros do mosquito. O combate ao mosquito é dever de todos, explica.






FONTE: SECRETARIA DE TURISMO E COMUNICAÇÃO – ASSESSORIA DE IMPRENSA

29 de julho de 2009

CMAS realiza IV Coferência da Assistência Social de Upanema


A IV Conferência Municipal de Assistência Social de Upanema - RN aconteceu nesta segunda-feira, dia 27 de julho, na Escola Estadual José Calazans Freire. Em 2009, o tema discutido pelos participantes foi: “Participação e Controle Social no Sistema Único de Assistência Social – SUAS”.


A IV Conferência Municipal de Assistência Social foi realizada pelo Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS). Como parceira imprescindível para a realização do evento, o CMAS contou com todo o apoio da Prefeitura Municipal de Upanema e de uma equipe de profissionais capacitados integrantes da Secretaria de Urbanismo e Ação Social (SUAS) que dedicaram muitas horas de trabalho no planejamento, organização e realização de tão importante evento para Assistência Social de nosso município.



Para receber os participantes do evento, crianças e Jovens integrantes dos Programas e Projetos Sociais PETI, Educarte e Projovem Adolescente, realizaram apresentações com a Banda de Música Ivaldete Basílio da Silva e abrilhantaram o evento com a participação do Grupo de Flautas Criança Crescendo com a Música.



A participação dos vários segmentos da sociedade foi um dos pontos marcantes da IV Conferência Municipal da Assistência Social. Representantes da sociedade civil, usuários dos serviços, programas e projetos da assistência social, conselheiros e gestores se uniram para discutir o tema da conferência com o objetivo de traçar metas para melhoria da assistência social no município. A Prefeita do Município Srª. Maria Stella Freire, o vice-prefeito Sr. Manoel Carlos, a Gestora da Secretaria de Urbanismo e Ação Social Srª. Rivanda Bezerra, o Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social Sr. Antonio Nicácio, a Presidente da Câmara Municipal de Vereadores Srª Adelcina Barbosa, o Representante do Ministério Público Ricardo Alexandre e a representante dos usuários da Assistência Social a Srª. Maria da Conceição Gama, formaram a mesa de abertura da Conferência.



O tema geral “Participação e Controle Social no Sistema Único de Assistência Social – SUAS” foi ministrado pela Conferencista convidada, Srª Irenice de Fátima da Silva (Assistente Social Especialista em políticas públicas e Diretora da Atenção Integral do Desenvolvimento Social em Mossoró – RN) a qual direcionou as discussões visando a reconstrução da Assistência Social segundo as necessidades da população usuária e a importância do Controle Social na gestão das políticas públicas para a efetivação da democracia.



Logo em seguida, no horário destinado ao almoço, os jovens integrantes dos projetos sociais desenvolvidos pela Secretaria de Urbanismo e Ação Social (SUAS), fizeram questão de presentear os participantes com música ao vivo mediante a formação de um novo grupo musical. No retorno aos trabalhos, os participantes foram recebidos com uma bela performance do grupo teatral da SUAS. A peça “Cicranos e Beltranos”, retratou o tema abordado na Conferência.



O segundo momento da Conferência foi marcado pelos trabalhos em grupos, seguindo as orientações dos quatro eixos:
Eixo I: “Processo histórico da participação popular no país, trajetória e significado do controle social na Política de Assistência Social e Conselhos de Assistência e o SUAS”;
Eixo II: “Os Usuários e seu Lugar Político no SUAS e Trabalhadores do SUAS em relação ao Protagonismo dos Usuários”;
Eixo III: “Democratização da gestão do SUAS e Entidades de Assistência Social e o vínculo SUAS”;
Eixo IV: “Bases para a Garantia do Financiamento da Assistência Social”;

A partir desse momento as discussões se tornaram mais intensas e surgiram as propostas que foram aprovadas pela plenária como Deliberações da IV Conferência Municipal de Assistência Social.


Ao final dos trabalhos foi realizada a votação para escolha de dois delegados representantes do município, sendo um representante da sociedade civil, através da universitária Samaria Benevides e o outro do governo, a Assistente Social Joelma Fernandes. As delegadas escolhidas terão a responsabilidade de levar ao Conselho Estadual de Assistência Social as propostas elencadas pela plenária na VII Conferência Estadual de Assistência Social, que será realizada em Natal no mês de outubro.


FONTE: SECRETARIA DE TURISMO E COMUNICAÇÃO, COM INFORMAÇÕES DA SUAS.




Balanço financeiro do jogo Upanema x Apodi

Público na partida entre Upanema FC x Apodi: pagantes--132 pessoas; Não pagantes--52 pessoas. Renda: 450,00R$. Despesas com arbitragem: 360,00R$. Pagamento da Polícia Militar: 45,00R$. Pagamento do porteiro: 15,00R$.

As despesas com atletas serão computadas e divulgadas no final da participação da equipe, assim como a arrecadação total com os patrocinadores.

Onildo (Coordenador e vice-presidente do Upanema FC).

Como solicitado pelo leitor, eis a equipe de Upanema:

NOME DO ATLETA

1.WENDEL BATISTA DOS SANTOS

2.FRANC. MAGNO GONDIM DE MEDEIROS

3.MARCOS ANTONIO DA COSTA

4.ELENILDO CORREIA GALVÃOFRANCISCO 5.CANINDÉ DE MEDEIROS JÚNIOR

6.GENÁRIO SILVA COSTA

7.DIEGO FALCONNY FREIRE CARVALHO

8.HOORIALY ALVES DE OLIVEIRA

9.GILLIARDE GOMES DIAS

10.RAFAEL LUIZ DE AQUINO DOS SANTOS

11.FRANCISCO CLEDINALDO TOMÁS NETO

12.FABIANO ROCHA MENDONÇA

13.FAGNER AMIGAILSON ROCHA SILVA

14.RENATO JEFFERSON COSTA

15.ALEXANDRE RIBEIRO DA SILVA

16.WALTEMBERG PEREIRA FERNANDES

17.ELTON JOHN DOS SANTOS CARVALHO

18.EXPEDITO JUSTINO DE SOUZA NETO

19.LEONILDES SOARES DE MOURA

20.CLÉBER DA SILVA DOS SANTOS

21.FRANCISCO WEDSON DE ARAÚJO CAMPOS

Onildo.

28 de julho de 2009

Maristela aproveita jantar com Garibaldi para cobrar liberação de recursos para Upanema

A prefeita Maristela Freire participou ontem de um jantar receptivo a caravana do senador Garibaldi Alves Filho, oferecido pela prefeita de Messias Targino, Shirely Targino. A caravana, que tinha entre outras autoridades, o deputado estadual Walter Alves. A maratona de visitas começou desde as nove horas da manhã e visitou vários municípios do oeste Potiguar. Entre os prefeitos presentes, estavam: Shirley Targino (Messias Targino), Maristela Freire (Upanema), Lanice Ferreira (Governador Dix-sept Rosado), Evilásia Galdênia (Patú), Francisco Brás (Felipe Guerra), Jackson Queiroga (Olho dágua dos Borges), Lucídio Jácome (Frutuoso Gomes)



A comitiva upanemense contou com a participação do vice-prefeito Manezinho, a presidente da Câmara Adelcina Barbosa e o Coordenador de comunicação da prefeitura, Fabiano Jr. Antes dos discursos, a prefeita Maristela aproveitou a presença do deputado Walter e do senador Garibaldi para cobrar ações para o município de Upanema. Entre as cobranças, Maristela pediu mais empenho dos parlamentares para a liberação dos recursos para construção da BR-110 e do hospital de Upanema. Maristela disse que o senador explicou que a burocracia e ano de crise estão prejudicando a liberação dos recursos por parte do Governo Federal, mas que não esquece jamais os pedidos de Upanema.



Quem iniciou os discursos foi o deputado estadual Walter Alves. Ele parabenizou os prefeitos da região pelo dinamismo com que estão enfrentando a queda na arrecadação dos municípios. Ele também destacou que sempre está lutando para que Garibaldi Alves coloque emendas parlamentares para beneficiar esses municípios.




Walter Alves afirmou que o grande objetivo da visita as cidades oestanas é ouvir o povo a respeito dos problemas que estão afetando a região, para com isso, ter subsídio na apresentação de projetos na Assembléia Legislativa, além do projeto político de 2010. “O povo é quem manda, vamos votar em quem o povo mandar. Doido é quem não ouve o povo”, disse o deputado. Apesar de ainda não ter definido qual será o rumo na campanha para o governo, o deputado confirmou que o PMDB já tem o nome do senador Garibaldi Alves, como candidato a reeleição.



Garibaldi começou seu discurso brincando com a grande quantidade de prefeitos presentes. Depois, falou sobre a realidade financeira dos municípios. Comentou que a burocracia impede que as emendas colocadas e aprovadas no Orçamento Geral da União (OGU) possam chegar aos municípios e amenizar os problemas enfrentados pelas prefeituras.



O senador peemedebista também comentou a intenção de alguns prefeitos e vereadores que discursaram, falando sobre a vontade de que o senador voltasse a presidência do Senado. Garibaldi brincou dizendo que pensava que os que estavam ali eram seus amigos, mas pelo que ele estava vendo eles eram “mui amigos”. Segundo ele, o momento não é de se pensar em presidência do Senado, pois a cadeira não está vazia, referindo-se ao atual presidente José Sarney. Garibaldi disse que não passa de cogitação da imprensa, a volta dele para a presidência do Senado.



Com relação à política, Garibaldi não escondeu que o PMDB, referindo-se a ele e o deputado Henrique Eduardo, não estão unidos quanto ao pensamento de quem vai ser o candidato (a) a governador (a) nas próximas eleições. Garibaldi disse que sempre agiu com sinceridade e clareza nas suas posições políticas, por isso não esconde seu desejo de votar em Rosalba Cialine para o governo. “Eu acho que a coligação deveria ser para eleger a senadora Rosalba Ciarline governadora”, afirmou. Após a afirmação, o público presente ovacionou o senador. Garibaldi também fez questão de dizer que Henrique defende outro pensamento, que diz respeito a união com a base que compõe o governo da professora Wilma de Faria. Segundo ele, o nome mais cotado para sair candidato nesse grupo é o do vice-governador Iberê Ferreira de Souza. Ao citar o nome de Iberê, a platéia silenciou. “Nenhuma palma?”, perguntou em tom de brincadeira o senador. “Mas não tem nenhuma?”, voltou a brincar o senador.



No encerramento de sua fala, Garibaldi aproveitou para reforçar seu desejo de continuar no Senado. Ele disse que pelo quadro que se apresenta, José Agripino e Wilma de Faria irão concorrer com o mesmo e com isso, a disputa promete ser muito acirrada. Garibaldi finalizou agradecendo a iniciativa da prefeita Shirley Targino e a presença de todos os prefeitos da região.


FONTE: SECRETARIA DE TURISMO E COMUNICAÇÃO – ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

Pagamento do PASEP será antecipado para os funcionários da Prefeitura de Upanema

Os funcionários da Prefeitura Municipal de Upanema com direito a receber o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP), terão seu beneficio creditado na próxima sexta-feira. O calendário criado pelo Ministério do Trabalho estabelece que o pagamento do PASEP deva ser feito nos meses de agosto e setembro, de acordo com o número final da matrícula do servidor. A Prefeitura de Upanema, em parceria com o Banco do Brasil, firmou convênio para que esse pagamento começasse já nessa sexta-feira. O adiantamento beneficiará todos os funcionários que têm direito ao abono, com o acréscimo de um salário mínimo (R$ 465,00). Gilvandro Fernandes, Controlador Geral do município, informa que o pagamento do PASEP não será incluído na folha de pagamento do mês, e sim, na conta do servidor.

QUEM TEM DIREITO AO PASEP?

O trabalhador que:
Recebeu em média, até 02 (dois) salários mínimos mensais no ano anterior;
Estiver cadastrado no Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP) há pelo menos 5 (cinco) anos.

FONTE: SECRETARIA DE TURISMO E COMUNICAÇÃO – ASSESSORIA DE IMPRENSA

Reportagem da TV Tropical colhe informações sobre o sinal da emissora em Upanema

Dentro do trabalho de expansão da TV Tropical em nosso estado, Upanema recebe desde o último sábado, o sinal da emissora potiguar. Hoje pela manhã, uma equipe de reportagem da TV Tropical, afiliada da Record em nosso Estado, comandada pela jornalista Amanda Carvalho, colheu opiniões de autoridades, populares e comerciantes sobre o sinal da Tropical em nossa cidade. Telespectadores como Francisca Rita, mostraram-se surpresos com o novo canal e mesmo em pouco tempo de instalação, disseram gostar da programação da emissora. Quem também acompanhou a visita da equipe da TV Tropical foi o secretário de Turismo e Comunicação do município, Anaximandro Eudson. Ele falou da importância de mais um canal para o município, pois isso trará a informação local para todos.

A reportagem completa, com as entrevistas e as imagens de Upanema, você poderá acompanha amanhã, a partir da 13:15h na TV Tropical, canal 9.

FONTE: SECRETARIA DE TURISMO E COMUNICAÇÃO – ASSESSORIA DE IMPRENSA

27 de julho de 2009

Confira a classificação e os resultados da 1ª Rodada da Copa Oeste


1ª RODADA DA COPA OESTE
UPANEMA 0X0 APODI
FELIPE GUERRA 4X0 SEL. BARAÚNA
ITAJÁ 3X0 POTIGUAR
SERRA DO MEL 0X0 ASPRAM
ANTONIO MARTINS 1X1 BARAÚNAS

Escritor Ariano Suassuna participa da Feira do Livro de Mossoró, em agosto

A estrutura da 5ª Feira do Livro de Mossoró começa a ser montada na Estação das Artes.

O evento literário, realizado pela Oficina da Notícia com apoio da Prefeitura de Mossoró e de outras instituições, será realizado de 4 a 9 de agosto.

Este ano, a Feira do Livro estará recheada de boas atrações.

Destaque para a presença do renomado escritor Ariano Suassuna, quinta-feira, dia 6.

Participarão ainda, nomes como Alex Escobar, Marcelo Miqueres, Vicente Serejo, Rubens Lemos Filho, Cefas Carvalho, entre tantos outros. Vale a pena participar.

Todos os estandes já foram comercializados. A Feira do Livro terá 36 expositores, entre editoras, livrarias, jornais, entre outros.

Mais informações: www.feiradolivrodemossoro.com, www.twitter.com/flm2009 e www.youtube.com (busca).

24 de julho de 2009

Equipe de combate e controle do Calazar intensifica o trabalho nos cães da cidade

A equipe de combate a Endemias, da secretaria municipal de Saúde, intensificou o trabalho de combate e controle a Leishmaniose (Calazar). O trabalho consiste na sorologia (coleta de sangue) para detectar os possíveis cães com a doença.
A equipe é composta pelo Supervisor Francisco Canindé e os Agentes Marcos Janay, Samyo Patrício e Antonio Alcigeres.
FONTE: SECRETARIA DE TURISMO E COMUNICAÇÃO - ASSESSORIA DE IMPRENSA

23 de julho de 2009

Hoje tem Forró Porreta em Campo Grande


Hoje tem Forró Porreta na festa da Padroeira de Campo Grande. A banda upanemense se apresenta com a banda Collo de Menina, na praça pública da cidade. A festa promete.

22 de julho de 2009

Mutirão realiza consultas de vista

Foi realizada nessa semana, a primeira campanha de detecção do glaucoma, que é uma doença que pode causar a cegueira. A campanha foi de iniciativa do Governo Federal e realiza mutirões em todas as cidades do Brasil. Aquelas pessoas que foram detectadas os primeiros sintomas da doença já receberão o colírio gratuitamente. Aqui em Upanema, 94 pessoas foram atendidas na secretaria de Saúde, sendo 09 com catarata e um número elevado de glaucoma, tendo inclusive crianças como casos. As pessoas que foram detectadas casos de catarata, a Prefeitura de Upanema já encaminhou para o Hospital Geral de Olhos, na cidade de Mossoró, para fazer suas cirurgias.

Para aquelas pessoas que não fizeram seus exames nessa primeira etapa, uma nova equipe estará vindo a Upanema no próximo dia 19 de outubro. A secretaria de Saúde informa que pessoas que tem hipertensão, diabetes e casos de pessoas com miopia na família, precisam se consultar, pois esses são os grupos de risco para o glaucoma. Segundo Conceição Medeiros, as pessoas que apresentam histórico familiar de problemas na visão, precisam levar toda a família para consulta, pois até mesmo as crianças podem apresentar a doença.
FONTE: SECRETARIA DE TURISMO E COMUNICAÇÃO - ASSESSORIA DE IMPRENSA

TABELA DA COPA OESTE - 1ª A 5ª RODADA


TABELA DA COPA OESTE - 5ª A 10ª RODADA


21 de julho de 2009

MARISTELA ANUNCIA REAJUSTE DE 5,92% PARA OS SERVIDORES MUNICIPAIS

Foi realizada ontem, a terceira reunião envolvendo a prefeita Maristela Freire e representantes do Sindicato dos Servidores Público Municipais (SINDSERPUP) para discutir temas ligados ao servidor público do município de Upanema. A sede da prefeitura foi o local escolhido e lá, as partes debateram temas como a implantação do calendário de pagamento, terço de férias, reajuste salarial, piso salarial do magistério entre outros.


A prefeita Maristela iniciou suas considerações mostrando sua surpresa com relação ao fato do sindicato ter feito a divulgação na cidade, através de carro de som, de que faria uma paralisação seguida de uma manifestação. A prefeita explicou que não entendia o motivo da manifestação, pois já tinha demonstrado o interesse em receber o sindicato quando marcou aquela reunião e mais uma vez reiterou que sempre teve o interesse em conversar com o sindicato. A ameaça de manifestação não se concretizou, resumindo-se apenas a uma paralisação de alguns servidores.



Na pauta apresentada pelo sindicato, estava a implantação do calendário anual de pagamento dos servidores. O secretário Manoel Gerinaldo mostrou o novo material em que será impresso o contracheque dos servidores. Nele, haverá a divulgação do calendário contendo os dias e os meses que serão efetuados o pagamento dos salários. O único empecilho até agora, diz respeito a impressão do material, pois o programa de computador que a prefeitura utiliza terá que ser modificado. “Ainda esta semana deveremos ter um posicionamento se precisaremos modificar o programa ou procurar os serviços de outra empresa que faça a impressão dos novos modelos de contracheque, que são lacrados, dando total privacidade ao servidor”.

Outra discussão abordada pelas partes diz respeito à concessão da licença prêmio para os servidores que tem direito. A secretária de Educação, Fernanda Suerda explicou que a situação é um pouco complicada em sua secretaria, pois 78 servidores têm direito ao beneficio. “Se dermos licença a todos ou a grande maioria, fica impossível administrar as demandas da secretaria, principalmente nas escolas”, afirma. A prefeita Maristela acrescentou que existem servidores que nunca tiraram sua licença e o acúmulo vem desde administrações passadas. Chegou-se ao entendimento de que a prefeitura iria fazer uma campanha de divulgação para que aqueles servidores que têm interesse em tirar sua licença, procurem sua secretaria de origem para fazer a solicitação. Em seguida, será feito o levantamento em cada secretaria para saber quantos funcionários têm interesse no benefício. Com relação aos critérios para priorizar a liberação das licenças, o sindicato e a prefeitura irão sentar para chegar aos mesmos. Uma das determinações da prefeita para seu secretariado, é que eles estipulem uma data – no máximo uma semana - para o servidor ter sua resposta com relação a sua solicitação.


Uma das sugestões do sindicato que foram acatadas pela prefeita Maristela e sua equipe foi a do professor Dário Alessandro, quando pediu pra que a autorização do terço de férias dos professores fosse automático e não precisasse da solicitação dos mesmos. Hoje, os professores têm que solicitar seu terço de férias em janeiro de cada ano. A prefeita Maristela encaminhou a reivindicação ao Controlador Geral da prefeitura, Gilvandro Fernandes, para ver a legalidade da mudança.


Um dos pontos mais aguardados foi o reajuste salarial para os servidores. Inicialmente, a prefeita fez uma explanação sobre a atual situação financeira do município e as perspectivas para o restante do ano. Diante do quadro atual, a prefeita propôs que houvesse um reajuste de 5,92% divido em duas parcelas. A primeira seria feita em agosto e equivaleria a 3%. A segunda em setembro com o percentual de 2,87%. O sindicato ainda tentou viabilizar o reajuste para o mês de julho, mas a prefeita explicou e mostrou documentos comprovando a queda de mais de 21% na arrecadação nesse mês de julho. “Vontade de dar esse reajuste, nós temos desde o mês de abril. Agora, fica aqui o compromisso de que se tivermos condições de pagar os 5,92% já no mês de agosto, pagaremos”, afirmou. O reajuste será concedido para todos os funcionários que ganham acima de um salário mínimo.


Um dos pontos mais polêmicos da reunião foi relacionado ao repasse do imposto sindical para o sindicato. O sindicato cobra o repasse dos anos de 2008 e 2009. A prefeita assumiu o compromisso de pagar o ano de 2009 em outubro e em novembro o pagamento do ano de 2008. Maristela reafirmou que a retenção do imposto na sua administração foi devido à necessidade de cumprir o calendário de pagamento em dia. “Diante da crise, tivemos que fazer essa retenção para beneficiar os servidores”, afirmou.


Com relação ao piso salarial do magistério, a prefeita, juntamente com sua assessoria jurídica, informou que até o final de agosto deverá estar apresentando uma proposta para ser discutida pela categoria, antes de enviar para Câmara.


Outra questão discutida foi o pagamento da produtividade para setores da área da saúde. Maristela disse que com a mudança nos critérios de pagamento da produtividade dos funcionários da saúde, os recursos são retirados de fontes próprias do município e não mais do percentual do Piso de Atenção Básica (PAB), referente aos procedimentos realizados pelos profissionais. Em virtude disso, hoje é pago o incentivo fixo. Ou seja, independe do aumento no número de atendimentos realizados pelos profissionais. Para corrigir esse problema, a prefeita lembrou que em seu plano de governo está contemplado a reestruturação na forma de incentivo para os profissionais de saúde. Uma das propostas é criar três níveis para os profissionais que atuam naquela secretaria e definir de que forma será pago esse incentivo. “Conheço essa realidade de perto e faço questão de sentar com os servidores para tentarmos chegar a um denominador comum”.


Uma das cobranças do sindicato referia-se a melhoria na qualidade de trabalho dos funcionários. Todas as reivindicações para as classes de Garis e Guardas Municipais já estão sendo providenciadas pela prefeitura, além de melhorias que serão implantadas como a compra de duas motos, rádios comunicadores e a mudança da sede da Guarda para o centro da cidade.


No final, sindicato e prefeitura se mostraram satisfeitos com a reunião, que durou mais de duas horas. “Acreditamos que avançamos muito nas negociações. Sempre disse que tenho vontade de melhorar a qualidade de vida e de trabalho dos nossos servidores, mas infelizmente a situação financeira às vezes adia esse desejo. Temos esperança de que a situação financeira vai começar a nos ajudar a mudar esse quadro”, argumentou a prefeita.

FONTE: SECRETARIA DE TURISMO E COMUNICAÇÃO - ASSESSORIA DE IMPRENSA

20 de julho de 2009

Reunião com o sindicato acontecerá hoje

A prefeita Maristela confirma para hoje a reunião com a direação do Sindicato dos Servidores Público Municipais de Upanema. A reunião está marcada para ás 14:00h e será a segunda reunião do ano, para discutir temas como o PCCS, titulação dos professores, finanças do município, entre outros assuntos.

FONTE: SECRETARIA DE TURISMO E COMUNICAÇÃO - ASSESSORIA DE IMPRENSA

17 de julho de 2009

Upanema enfrenta Felipe Guerra amanhã no estádio Freirão

O Presidente do Upanema Futebol Clube, Onildo Bezerra, comunica que amanhã do time de Upanema fará a segunda partida amistosa visando a Copa Oeste. O jogo será aqui em Upanema contra a equipe de Felipe Guerra, que também irá disputar a competição. As duas equipes fazem parte do grupo A, portanto não se enfrentarão nessa primeira fase. Felipe Guerra sempre deu trabalho contra nosso time. Promessa de um bom jogo, amanhã a partir das 15:30h no estádio Freirão. Uma boa pedida para os desportistas locais.

Prefeitura deixa Upanema mais iluminada

Foi realizada ontem, mais uma inauguração de iluminação pública, realizada pela Prefeitura de Upanema. Os moradores dos conjuntos habitacionais Josefa Oliveira e Artemísio Bezerra foram contemplados com 25 luminárias. No total, foram 116 famílias contempladas com a obra.


Participou do evento um grande número de autoridades, que se somaram a prefeita Maristela e o vice-prefeito Manezinho nessa grande ação da PMU. Entre as autoridades e o público presente, a presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Adelcina Barbosa, vereadores Monthalgan Fernandes, Nonato Garcia, Elzimar Carvalho, Gineton Costa, além dos secretários municipais, representantes das famílias dos homenageados com o nome dos conjuntos, moradores e a população em geral prestigiaram o evento. A Fanfarra do Projovem abrilhantou o evento na parte musical. Quem não pode prestigiar o evento no local, pode acompanhar a transmissão da FM Liberdade.


Nos discursos, o vice-prefeito Manezinho disse que o momento financeiro por que passa a prefeitura não permite a realização de grandes obras, mas obras como a iluminação pública é importantíssima para quem está no escuro. “As pequenas ações somadas, formam uma grande ação em benefício do povo”, afirmou o vice-prefeito. Quem também discursou foi a presidente da Câmara, vereadora Adelcina Barbosa. Ela fez questão de ressaltar a luta da prefeita para realização daquela ação. “Tenho certeza que uma das pessoas mais felizes com esta ação é a prefeita Maristela, pois conheço sua luta nesse sentido”, disse. O secretário de Obras do município, Januário Bezerra, parabenizou os moradores que naquele momento estavam recebendo aquela iluminação. Para ele, mesmo com as dificuldades financeiras, a vontade da prefeita está superando essas dificuldades e realizando melhorias na vida de todos. Maristela agradeceu o trabalho realizado pelos funcionários da Secretaria de Obras, que instalaram a iluminação em tempo recorde. Ela enfatizou que esse trabalho de levar iluminação para as localidades que ainda dispõe do benefício, vai continuar. A prefeita disse que tem um carinho todo especial pelos moradores daqueles dois conjuntos, pois são lutadores. A luta deles é antiga e começou quando tiveram a decepção de não receber suas chaves no dia da inauguração, pois havia uma decisão judicial impedindo a entrega das mesmas. Maristela disse que juntamente com o ex-prefeito Jorge Luiz e com a participação dos moradores, lutou e conseguiu fazer a entrega das chaves no dia 20 de fevereiro. Outra batalha vencida estava sendo comemorada ontem, com a entrega da iluminação pública. “Os moradores desses conjuntos não terão mais que colocar um “bico” de luz do lado de fora de sua casa para iluminar sua rua, pois a prefeitura está chegando com suas ações para atender aqueles moradores”, enfatizou. Maristela também afirmou que continuará lutando para que o abastecimento d água, através da CAERN seja iniciado o mais rápido possível. “Se dependesse da Prefeitura de Upanema, está obra já estaria concluída, porque vocês merecem”, disse. Outra ação que em breve beneficiará os moradores daqueles conjuntos será a pavimentação do local.


A Prefeitura de Upanema pretende avançar na instalação de luminárias em comunidades que ainda não dispõe do benefício. Dentro do cronograma estabelecido, as comunidades de P.A. Padre Pedro Neffs e Pereiros, terão suas quadras esportivas iluminadas.


FONTE: SECRETARIA E TURISMO E COMUNICAÇÃO - ASSESSORIA DE IMPRENSA

16 de julho de 2009

Inauguração de iluminação está confirmada para hoje a noite

A Prefeitura Municipal de Upanema comunica a toda população que a inauguração da iluminação pública dos conjuntos habitacionais Josefa Lopes e Artemísio Bezerra, está marcada para hoje a noite. Alguns problemas existentes na rede elétrica foram corrigidos agora há pouco por técnicos da COSERN e o evento acontecerá ás 19:00h e contará com a presença da prefeita Maristela, vice-prefeito Manezinho, vereadores, moradores dos conjuntos e a população em geral. O evento também contará com a transmissão da FM Liberdade.


FONTE: SECRETARIA DE TURISMO E COMUNICAÇÃO - ASSESSORIA DE IMPRENSA

Prefeita esclarece críticas publicadas pela direção do SINDSERPUP

A prefeita de Upanema, Maristela Freire, vem a público esclarecer algumas informações publicadas no Jornal Gazeta do Oeste de hoje, através de matéria elaborada pelo SINDSERPUP. Na grande maioria, as informações não condizem com a realidade apresentada pela atual administração, no que se refere ao intuito de discutir alguns pontos que podem melhorar a vida de nossos funcionários. Entendemos que a população precisa saber o que realmente está acontecendo nesse processo de negociação, entre o sindicato e a prefeitura. Entendemos também que a população está consciente da realidade financeira do município, do Brasil e do mundo, mas caso alguém tenha alguma dúvida, basta procurar a Controladoria Geral do município e solicitar a documentação necessária para saber como anda a arrecadação e os gastos do município. Não é, nem nunca foi intenção da prefeita Maristela se negar a conversar com o sindicato, ou outra entidade, órgão ou instituição do município. Para esclarecer como a prefeitura está agindo nessa situação e para que a população possa discerni quem está agindo de forma correta e com interesse em realmente resolver os problemas existentes, passamos a algumas explicações importantes:

1º - A prefeita discorda da afirmação de que ela não quer cumprir o Plano de Cargos, Carreira e Salário (PCCS), pois está contemplada no seu plano de governo a implantação e a melhoria no plano. Mas, o atual PCCS foi aprovado de forma ilegal, através de uma manobra política na legislatura passada. “Temos intenção sim de cumprir o plano, mas do jeito que está não temos aval jurídico, nem financeiro para por em prática”, afirma.

2º - Com relação ao problema da titulação, esse é um tema que até mesmo os professores divergem entre si. “Esse é um problema que temos que resolver em parceria com o sindicato, pois as modificações pedidas deverão afetar financeiramente alguns professores. É preciso que o sindicato também assuma a responsabilidade quando fizermos a revisão no Plano de Carreira do Magistério”, explica.

3º - A prefeita Maristela diz estranhar a afirmação de que a prefeitura está negando a licença-prêmio para funcionários com direito ao beneficio. Segundo ela, existem funcionários que tem direito a mais de uma licença-prêmio e, que tem esse direito desde outras administrações. Foi feito um acordo com sindicato na última reunião, onde o departamento de Recursos Humanos ficou responsável pelo levantamento da atual situação e gradativamente fosse concedendo os pedidos de licença. “Não podemos conceder todas as licenças ao mesmo tempo, pois ficaríamos com sérias dificuldades de administrar o município, devido à falta de funcionários em órgãos vitais para administração”, declara a prefeita.

4º - A prefeita confirma que o repasse do imposto sindical está atrasado. O motivo segundo a prefeita, é o remanejamento dos recursos para o pagamento da folha do funcionalismo público. “Sabemos que eles têm direito, mas entre pagar o sindicato em dia e o funcionalismo, eu prefiro o funcionalismo e tenho certeza que o sindicato também”, afirma. Com relação ao repasse do imposto da administração passada, a prefeita se comprometeu a negociar com o sindicato na reunião marcada para o último dia 13 de julho. Infelizmente, o sindicato não compareceu no horário marcado, nem avisou o motivo do atraso. Segundo a prefeita, não é a primeira vez que isso ocorre. Na primeira reunião realizada com o sindicato nesse ano, os sindicalistas atrasaram o início da reunião em mais de uma hora, em virtude da espera pelo sindicalista mossoroense Aldeírton Pereira, que ainda não tinha chegado a Upanema. “Não tivemos problemas, pois fomos avisados do atraso. Na última segunda, não fomos avisados do motivo e infelizmente tínhamos uma agenda a cumprir”, informa.

5º - Quanto a Guarda Municipal, a prefeita afirma que todas as reivindicações da categoria estão sendo atendidas, inclusive foi disponibilizado um veículo para o patrulhamento noturno e em breve a compra de duas motos e rádios transmissores.

A prefeita Maristela afirmou também que não tem nenhuma dificuldade em conversar com o sindicato, pois ela acredita que está fazendo o que é possível para melhorar a vida de todos os funcionários da prefeitura. Ela comenta que a situação financeira vivida pelo município de Upanema e pelos municípios de todo o Brasil está sendo mostrada pela imprensa todos os dias. Ainda segundo Maristela, a melhoria salarial é uma das medidas a serem tomadas pela atual administração, mas com responsabilidade financeira, afirma a prefeita. “Temos tomado medidas duras e antipáticas para tentar cumprir nossos compromissos com o funcionalismo e nossos fornecedores que também são responsáveis pelo funcionamento da máquina administrativa”, explica.

Na próxima segunda, sindicato e prefeitura vão sentar novamente para discutir os assuntos relacionados a categoria.

FONTE: SECRETARIA DE TURISMO E COMUNICAÇÃO – ASSESSORIA DE IMPRENSA

15 de julho de 2009

O ocaso do coronel

As mais recentes denúncias sobre as estripulias do senador José Sarney estão longe de ser as últimas e apontam na mesma direção de todas as anteriores: a privatização de recursos e espaços públicos em benefício próprio. Ou de sua família. E o desprezo às leis do país.
Senão vejamos. Distraído, Sarney não reparou que recebia mensalmente R$ 3,8 mil de auxílio-moradia, mesmo tendo mansão em Brasília e tendo à disposição a residência oficial de presidente do Senado.

Culpa da burocracia do Senado.

Distraidíssimo, Sarney esqueceu de declarar sua mansão de R$ 4 milhões à Justiça Eleitoral.

Culpa do contador.

Precavido, requisitou seguranças do Senado para proteger sua casa em São Luís – embora seja senador pelo Amapá.

Milionário (embora o Maranhão continue paupérrimo), não empregou duas sobrinhas e seu neto em suas inúmeras empresas. Preferiu que se empregassem no Senado.
Milionário generoso, não quis deixar a viúva de seu motorista ao relento. Empregou-a para servir cafezinho no Senado, em meio expediente, com salário de R$ 2,3 mil. Ah, e alojou-a em apartamento na quadra dos senadores.

Generoso, não impediu que seu outro neto fizesse negócios milionários com crédito consignado no Senado.

Ainda generoso, entendeu que um agregado da família deveria ser também empregado como motorista do Senado – salário atual de R$ 12 mil – mas trabalhando como mordomo na casa da madrinha, sua filha e então senadora Roseana Sarney.

Aliás, Roseana considerou normal convidar um grupo de amigos fiéis para um fim de semana em Brasília – com passagens pagas pelo Congresso.

Seu filho, Fernando Sarney, o administrador das empresas, que sequer é parlamentar, considerou normal ter passagens aéreas de seus empregados pagas com passagens da quota da Câmara dos Deputados.

Patriarca maranhense, ocupou as dependências do Convento das Mercês, jóia do patrimônio histórico, e ali instalou seu mausoléu. O Ministério Público já pediu a devolução, mas está complicado.

Não é um fofo?

Um dos mais recentes escândalos cerca justamente a Fundação José Sarney, que se apoderou das instalações do Convento das Mercês. Consta que R$1.300 mil captados através da Lei Rouanet junto à Petrobrás, para trabalhos culturais na Fundação José Sarney foram... desviados.
Não há prestação de contas, há empresas-fantasmas, notas fiscais esquisitas.

Enfim, marotice, para dizer o mínimo. Mas Sarney alega que só é presidente de honra da Fundação.

Culpa dos administradores.

E o escândalo mais recente (na divulgação, não na operação): Sarney seria proprietário de contas bancárias no exterior não declaradas à Receita Federal. Coisa do amigão Edemar Cid Ferreira, amigão também da governadora Roseana Sarney a quem, dizem, costumava emprestar um cartão de crédito internacional. Coisa de gente fina.

Em suma, acompanhando as peripécias de José Sarney podemos revelar as entranhas do coronelismo, do fisiologismo, do clientelismo. Do arcaísmo.

Tudo isto demora a morrer. Estrebucha, solta fogo pela venta. Mas um dia desaparece.

Tal como os dinossauros.

FONTE: Lúcia Hipólito, Jornal O Globo

Upanema F.C. vence de virada

Upanema começou bem a preparação para a Copa Oeste, evento que teve início adiado para o dia 26 desse mês. Em amistoso realizado no último final de semana contra o Potiguar de Mossoró, no estádio Manoel Leonardo Nogueira, o time de Upanema saiu perdendo para o anfitrião, mas no segundo tempo a equipe do técnico Vivi, se encaixou e virou o placar com gols de Cledinaldo e Giliarde.
Upanema estréia contra a equipe de Apodi. Na próxima edição do Jornal de Upanema, você confere toda a tabela e a fórmula de disputa da competição.

Iluminação dos mais novos conjuntos habitacionais será realizada amanhã

A Prefeitura de Upanema dará continuidade ao trabalho de ampliação da iluminação pública do município. Depois da inauguração da iluminação da praça e da quadra de esportes do Bom Lugar, amanhã os moradores dos mais novos conjuntos habitacionais da cidade, Josefa Lopes e Artemísio Bezerra, receberão sua iluminação pública. A obra será realizada com recursos da Prefeitura de Upanema e beneficiará mais de 100 famílias nos dois conjuntos. O evento contará com a presença da prefeita Maristela, secretários, vereadores, autoridades, os moradores e a população em geral. Quem também abrilhantará a festa, será a Fanfarra da Secretaria de Urbanismo e Ação Social.

O trabalho de colocação de iluminação pública no município deverá continuar nas próximas semanas. Dentro do cronograma da prefeitura, a próxima comunidade a ser beneficiada será o P.A. Padre Pedro Neffs, que terá sua quadra de esportes iluminada. Também está prevista a iluminação da quadra do sítio Pereiros.


FONTE: SECRETARIA DE TURISMO E COMUNICAÇÃO - ASSESSORIA DE IMPRENSA

Pesquisa do PSDB aponta reeleição de Garibaldi e Agripino em 2010

Uma pesquisa realizada pelo PSDB e divulgada hoje (15) pela coluna Panorama Político do jornal O Globo aponta favoritismo de Garibaldi Alves (PMDB) e José Agripino (DEM) nas eleições de 2010 para o Senado.

Ambos conseguiram “voto” de 69% dos entrevistados, enquanto Wilma de Faria (PSB), que deverá deixar o governo do Estado em abril para concorrer a uma vaga na Casa, obteve preferência de 44% dos eleitores.

Em pesquisa feita durante a campanha municipal, e portanto há dois anos da eleição, os “ganhadores” eram Garibaldi e Wilma de Faria, com 57% e 51%, respectivamente. Naquela época, José Agripino estava com 39%.

O novo estudo, embora há mais de um ano de pleito e encomendado pelo PSDB, que faz oposição ao PSB, mostra que a disputa está cada vez mais acirrada.

FONTE: Nominuto.com

14 de julho de 2009

Prefeitura inaugura obras na cidade e zona rural

Duas importantes ações foram concretizadas pela Prefeitura de Upanema no último final de semana. A primeira delas foi a conclusão de uma galeria para acabar com as águas de esgoto que se acumulavam na Rua Vereador José Fernandes da Rocha. A obra foi construída inteiramente com recursos da PMU e foram orçadas em cerca de R$ 11.000,00. O acúmulo de águas, advindas dos esgotos das residências e das chuvas, era uma reclamação antiga dos moradores da rua. A fedentina e a aparição de doenças era uma das principais reclamações. Com a conclusão da obra, a moradora Neuma Fernandes disse que os moradores estão satisfeitos, pois a situação já estava ficando insuportável.

“Gostaríamos de agradecer a prefeitura por ter tomado essa atitude que está beneficiando os moradores dessa rua”, agradeceu a moradora.
A prefeita Maristela, em seu discurso, ressaltou a importância da obra para a saúde daqueles moradores. “Eu, como profissional de saúde, sei dos males que aquela lama causava aos moradores. Por isso, tomamos essa medida assim que as condições financeiras da PMU nos permitiram”, afirmou a prefeita.

Depois da visita a Rua Vereador José Fernandes da Rocha, a prefeita e sua comitiva, dirigiram-se a comunidade de Bom Lugar, onde lá inauguraram a iluminação da Praça Elizabete Oliveira e da quadra de esportes da comunidade. A obra era uma reivindicação dos moradores desde a construção das mesmas. Cícero Gama, uma das lideranças da comunidade, explicou que durante o período diurno, os moradores trabalham no campo e somente a noite tem mais tempo para o lazer. Sem a iluminação, a praça e a quadra não estavam sendo aproveitadas de forma plena. Com a iluminação, os moradores agora poderão ter um ambiente de reunião e confraternização esportiva, como afirmou o professor Marcondes, que residente no local. O vice-prefeito Manoel Carlos disse que a prefeitura passa por dificuldades, mas ações como essas, mesmo que sejam de pequeno valor financeiro – R$ 3.000,00 - trazem muita satisfação para a população. “Sabemos das dificuldades, mas aos poucos estamos realizando os investimentos que Upanema precisa”, afirmou. O secretário de Obras Manoel Januário fez questão de destacar a luta dos moradores, que sempre visitavam seu gabinete para cobrar a realização da obra. “Sinto-me feliz em poder ajudar a comunidade de Bom Lugar a ter um ambiente tão saudável e que vai melhorar cada vez mais a auto-estima de todos”, disse.
FONTE: SECRETARIA DE TURISMO E COMUNICAÇÃO - ASSESSORIA DE IMPRENSA

7 de julho de 2009

Promoção congestiona operações

Usuários da operadora TIM em Upanema estão revoltados com o serviço oferecido pela empresa no município. Eles reclamam que não conseguem fazer ligações.

Motivo seria uma sobrecarga de usuários para a rede oferecida pela empresa, o que causa congestionamentos rotineiros.


Apenas 100 usuários podem falar ao mesmo tempo com os equipamentos disponibilizados pela empresa, sendo que a quantidade de usuários é bem maior, no município de cerca de 13.000 habitantes. A situação piorou depois do lançamento da promoção que disponibilizou R$ 500,00 em créditos para usuários que fizessem recargas a partir de R$ 15,00. Com mais facilidade para fazer ligações, os usuários sobrecarregaram ainda mais o sistema na cidade, tirando ainda mais a paciência dos usuários que tentavam fazer suas ligações. A enfermeira Liana Silvia reclama que nos últimos dias houve uma piora no serviço oferecido pela TIM. "Já não era bom. Agora, ficou pior", reclama. Liana explica que não consegue nem ao menos saber o saldo da sua conta telefônica, pois não consegue "uma linha". As frases "erro de conexão" e "rede ocupada" são as mais comuns quando se tenta fazer uma ligação. O secretário de Turismo e Comunicação do município, Anaximandro Eudson, informou que já entrou em contato, anteriormente, com a Tim para reclamar do inconveniente.


Segundo ele, a empresa se comprometeu a solucionar as dificuldades apresentadas. Segundo Anaximandro, a solução apresentada pela TIM foi um paliativo, pois a empresa acrescentou um equipamento com capacidade de atender mais 25 pessoas ao mesmo tempo. "É muito pouco!", critica. O descaso com a situação de Upanema é tamanho, que um usuário reclamou junto ao serviço de atendimento da empresa, sobre a situação que estão vivendo os usuários locais. Para espanto do mesmo, após alguns dias, recebeu a resposta da empresa, que Upanema ainda não fazia parte da área de cobertura da TIM, mas em breve o município estaria sendo contemplado com o sinal.


Uma das formas que o usuário tem para pressionar a empresa a resolver o problema é ligando para o serviço de atendimento ao cliente da TIM. O número é gratuito: *144. Depois de fazer sua reclamação, o usuário deve anotar o número do protocolo de atendimento. De posse do mesmo, o usuário poderá registrar sua reclamação junto à Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL), órgão do Governo Federal responsável pela fiscalização das empresas de telefonia do país. O número da Anatel é o 133.

6 de julho de 2009

Um empate e uma derrota

Foi realizada ontem no estádio Freirão, duas partidas amistosas entre a equipe de Upanema e Potiguar de Mossoró. O primeiro jogo foi entre os meninos do sub-15 e terminou empatado em 1x1. O segundo foi entre os jovens do sub-18 e Upanema perdeu por 1x0. O presidente do Upanema Futebol Clube, Onildo Bezerra, considerou muito bom o desempenho dos nossos jogadores, já que se tratava do primeiro amistoso das duas equipes. Onildo também está agendando para próxima quarta-feira o primeiro amistoso do time que irá disputar a Copa Oeste. A expectativa é que seja contra o próprio Potiguar, já que o clube não está na mesma chave do nosso clube na disputa da competição regional.

3 de julho de 2009

Potiguar de Mossoró fará amistosos contra equipe local

A equipe do Potiguar de Mossoró fará dois amistosos com as equipes sub-15 e sub-18, aqui em Upanema. Os amistosos serão realizados no estádio Freirão, neste domingo, a partir das 08:00h.
Existe também a previsão de um amistoso com a mesma equipe, mas dessa vez, com o time que irá disputar a Copa Oeste. Esse amistoso está sendo agendado para próxima quarta-feira. O Potiguar não faz parte da chave que Upanema disputará na Copa Oeste, por isso o interesse das duas equipes.

Chegada de novo Padre é uma incógnita

Uma fonte ligada diretamente a Igreja Católica local, nos passou a informação de que a vinda de um novo Padre para Upanema está muito difícil. O motivo - segundo minha fonte - seria as condições oferecidas pela paróquia local, que por estar começando agora, não dispõe ainda de uma estrutura capaz de atender - lêia-se agradar - um Padre em começo de carreira. Espero que nossa fonte esteja errada, pois a Igreja Católica teve um grande avanço, em todos os aspectos, com a presença de Padre Josemar de Lima. Sinceramente torço pela vinda de um novo Padre, mas os constantes atrasos e a falta de informações precisas, mostram que minha fonte tem razão.

Maristela é a entrevistada do "Prestando contas com o povo"

O programa "Prestando contas com o povo", que vai ao ar todos os sábados na FM 104 a partir do meio-dia, terá a participação da prefeita Maristela Freire, amanhã. A prefeita vai detalhar sua agenda administrativa dessa semana, com expectativa de trazer boas notícias para o município. Não perca!

2 de julho de 2009

Garibaldi Alves é cotado para substituir Sarney

O senador potiguar chefiou a Casa antes de Sarney durante um ano, após a renúncia do também peemedebista Renan Calheiros.
Ele aparece como único nome de consenso entre os 19 senadores da bancada do PMDB, mas deve convencer os demais partidos de que voltar ao posto não configuraria reeleição, já que assumiu um mandato "tapa buraco" pós-renúncia. O regimento interno do Senado proíbe reeleição.


Em entrevista ao Nominuto.com na terça-feira (30), Garibaldi defendeu a permanência de Sarney e disse que seguiria a decisão do seu partido.


No mesmo dia, em entrevista ao jornal O Estado de São Paulo, ele voltou atrás e afirmou que “se estivesse numa situação dessas, pelo menos pediria uma licença, ainda que corresse o risco de não voltar (ao cargo)”.


Novas eleições


Embora a licença não signifique, necessariamente, substituição, nas duas vezes em que o presidente do Senado precisou se afastar (Jader Barbalho em 2001 e Renan Calheiros em 2007), houve renúncia pós-licença e novas eleições.


Caso Sarney se afaste, assumirá interinamente o cargo o primeiro vice-presidente, Marconi Perillo (PSDB), que está sendo investigado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por formação de quadrilha, corrupção passiva e fraude em licitações enquanto era governador de Goiás.


Se toda a Mesa Diretora renunciar, como propôs o 1º secretário, Heráclito Noé (DEM), uma nova eleição deve ser realizada após cinco dias de publicada a decisão no Diário Oficial do Senado.


* Com informações do jornal O Estado de São Paulo

E Upanema?

Oeste - O chefe do Departamento Estadual de Estradas e Rodagens (DER), Francisco Mota, informou ontem que inicia sexta-feira a recuperação das RNs 117 e 015. Já estão em obras, as rodovias de acesso à cidade aos municípios de Paraú e Serra do Mel. A RN 404 e a estrada do camarão, de acesso a Porto do Mangue, o vice-governador Iberê Ferreira de Souza informou que a licitação foi concluída no dia 26 passado, devendo as obras começarem nos próximos dias.Francisco Mota disse que o trecho de acesso à Serra do Mel tem 23 quilômetros. Neste trecho, havia mais ou menos dois quilômetros de buracos em locais distintos. A empresa contratada para fazer o serviço, a CLC, havia começado a obra há cerca de 30 dias, mas devido às chuvas, os trabalhos foram paralisados. Semana passada, as obras foram recomeçadas, devendo ser concluída até o final do mês. O trecho danificado será recuperado e depois os 23 quilômetros serão recapeados, num investimento de R$ 1 milhão do Governo do Estado.

A situação mais crítica foi registrada pelo DER na RN 013, de acesso a Baraúna. Neste caso, segundo Francisco Mota, a estrada será totalmente destruída e reconstruída. Depois recapeada com um material melhor e mais resistente para suportar o peso das carretas transportando cimento da nova indústria que está se instalando em Baraúna, do Grupo Votorantin. "Serão investidos R$ 33 milhões nos 40 quilômetros da rodovia e no contorno da cidade", diz Francisco Mota, lembrando que a mesma empresa é a que vai recuperar o trecho de acesso ao município de Grossos.Já as RNs 117 e 015, segundo Francisco Mota, o Governo do Estado vai fazer a recuperação de alguns trechos, especificamente nos acostamentos, que foram danificados. Lembra que os trechos, entre Caraúbas e Olho D'Água dos Borges, têm três locais que precisam ser reconstruídos em sua totalidade. O trecho entre Riacho da Cruz e Itaú já totalmente reconstruído. A ponte entre Apodi e Caraúbas deve ter as obras iniciadas nas próximas semanas.O Governo do Estado anunciou que vai investir na recuperação das estradas do Rio Grande do Norte algo em torno de R$ 280 milhões. Já o Governo Federal anunciou investimento de mais ou menos 250 milhões na recuperação das estradas federais que cortam o Rio Grande do Norte. Das rodovias, as que apresentam o pior quadro é a BR 304, trecho entre Mossoró e Aracati.

O Governo Federal anunciou também a construção de uma ponte em Apodi, num investimento de R$ 1,2 milhão. O trecho da BR 110, de acesso à Areia Branca, também precisa de obras urgentes. Em alguns trechos, já foram registrados acidentes. Nos trechos das BR-226, na região de Triunfo Potiguar, Campo Grande a Messias Targino, o trabalho já foi concluído.

FONTE: Jornal Defato

Helicóptero auxiliou nas buscas

A matéria abaixo foi retirada do Jornal Gazeta do Oeste.
Veja a que ponto chegou a segurança do nosso estado na parte em que destacamos em negrito. Imagine se fosse aqui em Upanema.

O Comando de Operações da Polícia Militar (COPOM) do Segundo Batalhão da Polícia Militar (2º BPM) de Mossoró e a Segunda Delegacia Regional de Polícia Civil (2ª DRPC) foram informadas do assalto minutos depois de ele ter ocorrido e enviaram duas equipes até o local onde, após realizarem uma vistoria na área, saíram na caçada ao bando. Cerca de duas horas depois, a aeronave - tipo helicóptero - Potiguar I, pertencente à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SESED) foi visto sobrevoando a cidade de Baraúna e, de acordo com informações, deslocou-se até o Sítio Boa Sorte onde a Hilux já havia sido deixada e a quadrilha enveredada pelo mato.

A caçada aos integrantes do bando foi dada com encerrada ainda na parte da manhã, isso porque a viatura da PM teve um pneu estourado na estrada de barro e no Destacamento de Polícia Militar (DPM) de Baraúna não existia um outro veículo que o substituísse. Segundo a versão, tanto da polícia como também de populares, os seis homens que entraram na agência do BB, são pessoas da região. "Eles conheciam muito bem o interior da agência. Nem sequer perguntaram aonde era a sala em que o cofre se encontrava. Foram direto até ele", disse um cliente da agência.

1 de julho de 2009

Quadrilha assalta agência do Banco do Brasil e leva gerente de refém no interior

Cinco homens fortemente armados assaltaram na manhã desta terça-feira (1), por volta das 07h45, uma agência do Banco do Brasil na cidade de Baraúna, há 315 km de Natal.Segundo informações da polícia militar do município, os homens chegaram em um Hilux preta, cabine dupla, placas HYK 0404 na manhã de hoje na agência. Quatro deles renderam as pessoas que estavam no local, roubaram uma quantia ainda não divulgada e pegaram o gerente do banco de refém. O outro comparsa ficou dando cobertura dentro do carro. O gerente foi solto minutos depois do assalto. A polícia foi acionada e houve troca de tiros. Os assaltantes estavam encapuzados e, depois do roubo fugiram em direção ao Ceará. Neste momento a polícia está mobilizada em perseguição aos criminosos.

Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR

Falta de atenção está provocando o travamento de cartões na caixa eletrônica do BB

Usuários da caixa eletrônica do Banco do Brasil aqui em Upanema, estão enfrentando dificuldades para sacar ou movimentar suas contas, nos últimos dias. Segundo informações do banco, o problema está sendo causado pelos próprios usuários, que não estão seguindo as orientações da máquina. Os novos cartões dos funcionários da PMU – principalmente – possuem um chip, que não permite a retirada do cartão sem que a máquina autorize, causando assim o travamento do mesmo. A orientação é para que os usuários LEIAM as mensagens que constam na tela e só retirem seu cartão no momento em que aparece a mensagem: RETIRE SEU CARTÃO. No final de semana um cartão travou o equipamento, ontem foram dois e nesse momento, mais um cartão está travando o equipamento. O cartão só é retirado e o equipamento só volta a funcionar depois da vinda de um funcionário do banco, da cidade de Campo Grande.

Usuários reclamam do serviço prestado pelas empresas de celular

Quando o assunto são as operadoras de telefonia celular, os usuários têm inúmeras histórias de desrespeito das empresas para contar. Foi o que aconteceu com o motorista Carlos Oliveira, quando este aderiu a uma promoção de uma empresa que oferecia um bônus de R$ 500 durante uma semana em troca de uma recarga de R$ 15.

"Eu coloquei os R$ 15 de crédito e já comecei a usar a promoção automaticamente, pois recebi uma mensagem informando que já estava valendo. Mas, no dia seguinte, sumiram meus créditos e também os bônus promocionais, e eu nem tinha usado", conta o autônomo.
Ele ainda tentou ligar para a operadora, mas foi informado de que deveria ter feito um cadastramento antes de utilizar os benefícios. "Na hora que eu coloquei os créditos, a vendedora da loja não me informou nada sobre cadastramento; prova disso é que os bônus entraram automaticamente", disse o consumidor.

Segundo ele, a empresa ainda pediu que ele ligasse em outra hora, mas ele não conseguiu ter de volta a promoção. "Essas operadoras são assim, na hora de fazer a promoção, tudo é muito fácil, depois é isso que acontece. Isso é propaganda enganosa", reclama Carlos.
O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) tem uma cartilha específica sobre "os abusos dos serviços de telefonia" distribuída nos Procons, para ensinar aos consumidores como procederem nesses casos. Segundo a cartilha, os usuários devem estar atentos ao contratar planos ou promoções oferecidas pelas operadoras para saber se possuem restrições e se são compatíveis com o perfil do usuário.

De acordo com Rafaela Burlamaque, advogada do Procon, a primeira atitude que o usuário deve tomar é entrar em contato com a empresa que ofereceu o serviço. "Mas, se nem mesmo assim o cliente conseguir a resolução do problema, ele deve se dirigir ao Procon, que irá notificar a empresa e solicitar o comparecimento em uma audiência", esclarece Rafaela.

Ainda de acordo com ela, a empresa terá que explicar ao cliente porque não cumpriu as regras da promoção e ressarcir imediatamente o usuário do serviço. A advogada revelou também que entre as dez empresas com maior número de reclamações no órgão, as operadoras de telefonia celular de uma forma geral lideram esse ranking.

FONTE: Jornal O mossoroense