RADIO SABORES DA SERRA

1 de julho de 2009

Usuários reclamam do serviço prestado pelas empresas de celular

Quando o assunto são as operadoras de telefonia celular, os usuários têm inúmeras histórias de desrespeito das empresas para contar. Foi o que aconteceu com o motorista Carlos Oliveira, quando este aderiu a uma promoção de uma empresa que oferecia um bônus de R$ 500 durante uma semana em troca de uma recarga de R$ 15.

"Eu coloquei os R$ 15 de crédito e já comecei a usar a promoção automaticamente, pois recebi uma mensagem informando que já estava valendo. Mas, no dia seguinte, sumiram meus créditos e também os bônus promocionais, e eu nem tinha usado", conta o autônomo.
Ele ainda tentou ligar para a operadora, mas foi informado de que deveria ter feito um cadastramento antes de utilizar os benefícios. "Na hora que eu coloquei os créditos, a vendedora da loja não me informou nada sobre cadastramento; prova disso é que os bônus entraram automaticamente", disse o consumidor.

Segundo ele, a empresa ainda pediu que ele ligasse em outra hora, mas ele não conseguiu ter de volta a promoção. "Essas operadoras são assim, na hora de fazer a promoção, tudo é muito fácil, depois é isso que acontece. Isso é propaganda enganosa", reclama Carlos.
O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) tem uma cartilha específica sobre "os abusos dos serviços de telefonia" distribuída nos Procons, para ensinar aos consumidores como procederem nesses casos. Segundo a cartilha, os usuários devem estar atentos ao contratar planos ou promoções oferecidas pelas operadoras para saber se possuem restrições e se são compatíveis com o perfil do usuário.

De acordo com Rafaela Burlamaque, advogada do Procon, a primeira atitude que o usuário deve tomar é entrar em contato com a empresa que ofereceu o serviço. "Mas, se nem mesmo assim o cliente conseguir a resolução do problema, ele deve se dirigir ao Procon, que irá notificar a empresa e solicitar o comparecimento em uma audiência", esclarece Rafaela.

Ainda de acordo com ela, a empresa terá que explicar ao cliente porque não cumpriu as regras da promoção e ressarcir imediatamente o usuário do serviço. A advogada revelou também que entre as dez empresas com maior número de reclamações no órgão, as operadoras de telefonia celular de uma forma geral lideram esse ranking.

FONTE: Jornal O mossoroense

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