RADIO SABORES DA SERRA

22 de agosto de 2010

Decisão de vereadora gera especulação política


Apesar de particularmente entender que foi uma decisão tomada de forma coerente com o seu partido, a disposição da vereadora Shirley Sarine – PSB, em apoiar as deputadas Sandra Rosado e Larissa Rosado, ambas do PSB, tem causado descontentamento entre lideranças e eleitores da oposição.
Conversando com o vereador Anísio Jr. – representante maior das deputadas em Upanema – ele disse que não teve nenhuma participação nesse processo de chegada da vereadora ao grupo que ele representa há muitos anos em Upanema. Perguntei a “Juninho” se ele não achava que essa era uma atitude que ia de encontro aos interesses da oposição no município e demonstrava uma aproximação da vereadora, ao o seu grupo e, automaticamente de Céliton e Jorge Luiz, já que ambos votarão respectivamente em Sandra e Larissa nesta eleição. Juninho disse que não! Ele disse que a vereadora não está traindo ninguém! “Quem está traindo o partido é Luis Jairo e outros vereadores que vão votar em João Maia, que não é do PSB”, disparou o vereador, que teve como ouvinte desta conversa a presidente da Câmara, vereadora Adelcina e seu esposo, ex-prefeito Manoel Lino. Anísio Jr. ainda disse que acredita que a vereadora escolheu as deputadas, em virtude da proximidade com as mesmas, pois ambas são de seu partido e pelo reconhecimento do trabalho das mesmas.
Conversamos também com um importante representante da oposição em Upanema. O pensamento dele não é o mesmo do vereador Anísio Jr. Ele disse que mais uma vez a vereadora Shirley demonstra atitudes individuais e que vão de encontro ao pensamento da oposição, provocando desconfiança entre os mesmos. Segundo ele, a intenção da oposição era todos os vereadores da oposição marchar juntos nessa campanha, com o objetivo de dar uma votação expressiva ao candidato João Maia – PR e com isso ter poder de reivindicação junto ao mesmo, depois de eleito. A atitude da vereadora não agradou ao influente oposicionista. “Você acha que Shirley vai ter vez com Sandra e Larissa, tendo Céliton, Jorge e Anísio Jr. num mesmo grupo de apoio?”, indagou a fonte. Ele disse que desconhece os interesses da vereadora por trás dessa decisão, mas que a oposição não ficou satisfeita com a decisão pessoal da mesma. “Tá todo mundo revoltado com ela (Shirley). Soubemos até que ela já se reuniu com Céliton no dia da Festa do Esporte. Não é a primeira vez que ela toma uma atitude dessas. Já fez isso com Jorge e agora está fazendo com Luis Jairo”, afirmou de forma revoltada o representante da oposição. A fonte também disse que tinha sido marcada uma reunião com a candidata a senadora Wilma de Faria, para reivindicar ações para o município e discutir um possível apoio para sua candidatura. “Luis Jairo chamou ela, sabe o que ela fez? Não foi!”, afirmou.
Outra fonte – essa da situação - foi mais além. Com uma teoria pouco provável, mas possível de acontecer, ainda mais se tratando de política, ela diz que a aliança da vereadora com as deputadas estaria condicionada a um apoio para presidência da Câmara de Vereadores. Explico: segundo a teoria da fonte, a vereadora apoiará Sandra e Larissa, em troca do apoio de Anísio Jr. e Elzimar para vereadora, na eleição da presidência da Câmara. Com isso, a vereadora, além do voto dela, somaria o voto dos dois vereadores, dos colegas de partido Gineton Costa – PSB e Nonato Garcia – PSB. Formando cinco dos nove votos e alcançando a maioria para se eleger presidente. Como já disse, é uma teoria interessante. Agora eu só não sei se combinaram com Gineton e Nonato. Também não acho que o vereador Anísio Jr. – líder do governo – aceitaria tal compromisso. Mas, como diz o ditado: a política é igual às nuvens... Uma hora ta de um jeito, outra hora ta de outro. Ou seja: tudo pode acontecer.
Como já disse no começo desta matéria, particularmente analiso pelo lado partidário. Agora, o eleitor oposicionista analisa pelo lado da paixão partidária municipal, ou seja: o vermelho. O simples fato da vereadora está no mesmo palanque de Jorge e Céliton, representa traição para os mesmos. Resta saber se ainda haverá confiança no coração do grupo oposicionista para uma possível volta da vereadora depois da eleição. Resta saber também, como será a recepção dos eleitores da situação, que receberam um duro golpe da vereadora, faltando poucos dias para eleição do então candidato Jorge Luiz, quando declarou apoio ao candidato Luiz Jairo. Ainda não foi digerida por muitos situacionistas aquela decisão da candidata a vereadora da época. Pela opinião que ouvi de alguns situacionistas, a vereadora também não será bem vinda no grupo.
Nossa intenção é levar aos leitores do blog, o que se comenta hoje na política local. A realidade que se apresenta é essa e as conversas estão em todas as esquinas das ruas. As conclusões devem ser tiradas diante de fatos e atitudes, portanto, cada um tem seu julgamento diante da situação.

4 comentários:

Anônimo disse...

Se for para somar. Venha! Venha! Venhaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

pra somar não, ela foi pra dividir..é bom q ela va e por motivos bestas e desnecessarios o grupo da situação fique dividido..q ai eles vão ver nas urnas quem vai ser o prefeito d upanema....o eleitor num é mas aquele do tempo do verde e do vermelho não meu povo...q por obrigação e dependencia eles ia votar..e as vezes o dinheiro num ganha campanha não viu...bom basta..vamos ver...

Anônimo disse...

Neste caso Juninho também não está traindo seu partido (pmdb) por estar votando em gente do psb. o que acha?

Anônimo disse...

nao Existe este negocio de traiçao de partido mais nao. pois se fosse assim o pt nao se uniria com: collor,sarnei e aquele ex governador do para que nao lembro o seu nome.e porai vai