RADIO SABORES DA SERRA

20 de novembro de 2006

Upanema apresenta um dos maiores índices de raios ultravioletas do RN

A Universidade Federal do Rio de Janeiro divulgou o resultado de um estudo realizado no nosso estado, que mede o índice de raios ultravioletas nos municípios. A exposição das pessoas aos raios ultravioletas tem conseqüências danosas a saúde humana. Aparição de manchas e rugas, envelhecimento da pele, além da possibilidade de câncer de pele são alguns dos riscos que a exposição ao sol pode causar.

Para explicar melhor, a Universidade dividiu o índice em graus de risco, que variam de 1 a 11+. Entre 1 e 2, o município não apresenta risco nenhum a pele. Entre 3 e 7 o risco é baixo, mas as pessoas que residem nos municípios com esse índice devem tomar cuidados como proteger a cabeça com boné ou chapéu em horário próximo as 12:00h. Nos municípios onde o índice varia entre 8 e 11+ as pessoas tem que tomar cuidados redobrados, pois o risco é alto e exige proteção extra. O uso de camisetas, filtro solar e chapéu em horários próximos ao meio-dia são obrigatórios.

Dos 167 municípios do Estado, 146 apresentam índices 9 e 10. Portanto, um risco alto a pele das pessoas que residem nesses locais. Upanema é um dos municípios que apresentam o índice 10, um dos mais elevados.

Mudanças de estilo de vida devem ocorrer em relação à exposição ao sol, como forma de manutenção da saúde. Em suma, torna-se importante a conscientização da população quanto aos riscos da exposição excessiva ao sol. Mudanças de estilo de vida devem ocorrer, de forma a diminuir o número de tumores cutâneos que se produzem atualmente.

Nenhum comentário: