RADIO SABORES DA SERRA

23 de novembro de 2006

Vereadores elegem Nonato Garcia

Acabou agora há pouco a eleição para presidência da Câmara Municipal de Vereadores. Como já tinha sido acordado entre a maioria dos pares, o vereador Nonato Garcia foi escolhido por unanimidade entre os presentes para presidir a casa pelos próximos dois anos.

Na sessão plenária que antecedeu a eleição, estiveram presentes todos os vereadores com exceção do vereador Hermes Freire. Na oportunidade o vereador Valério Augusto – líder da oposição – roubou a cena, ao explicar os motivos pelos quais não votaria em Nonato Garcia. Valério disse que o principal motivo seria o posicionamento contrário do candidato Nonato a realização do concurso público para o provimento de funcionários da Câmara. Segundo o vereador, Nonato seria contra a realização do concurso por ter um irmão trabalhando na câmara como cargo comissionado. Valério também disse que o vereador Nonato era contra a indicação de somente um assessor parlamentar através de cargo comissionado, por ter medo dos eleitores. O líder da oposição acrescentou que a eleição de Nonato representaria um retrocesso para aquela casa e o município. Em seguida, o vereador Nonato Garcia rebateu as acusações de Valério Augusto, dizendo que as afirmações do mesmo eram inverdades e, que o mesmo era a favor da realização do concurso público. O assunto se estendeu durante toda sessão, inclusive com a vereadora Maria José Bezerra tendo que explicar o motivo do adiamento do concurso, o que foi uma tremenda saia justa para a presidente. Maria José disse que a falta de credibilidade junto a população de Upanema por parte de uma das empresas interessadas em realizar o concurso era o principal motivo.

Terminada a sessão, a vereadora presidente da casa Maria José Bezerra, deu início a eleição para escolha do novo presidente da Câmara. Após a votação dos vereadores presentes (O vereador Valério Augusto se ausentou do plenário), a chapa formada por: Nonato Garcia (Presidente), Aguinaldo Elói (Vice-presidente), Josiel Gondim (1º Secretário), Neném do Cabano (2º Secretário) foi eleita por unanimidade pelos 7 vereadores presentes.

O Prefeito Jorge Luiz usou da palavra para parabenizar os vereadores de Upanema pelo grande exemplo de democracia que estava ocorrendo naquele momento. Jorge Luiz ressaltou que em nenhum momento o executivo interferiu no processo eleitoral daquela casa e, que a escolha de Nonato Garcia para presidente, representava a soberania e o desejo dos vereadores upanemenses. Jorge Luiz também fez questão de destacar o convívio harmonioso existente entre os dois poderes (executivo-legislativo) no período em que a vereadora Maria José Bezerra esteve a frente daquela casa. Para o prefeito, a eleição de Nonato Garcia representa a continuidade dessa parceria.

Para encerrar os discursos, o vereador Nonato Garcia agradeceu aos colegas vereadores, principalmente aos que foram a base de sua candidatura, Josiel Gondim, Neném do Cabano e Adelcina Barbosa. Agradeceu também aos demais vereadores que vieram somar para sua vitória e as pessoas que trabalharam nos bastidores da campanha. Nonato destacou a isenção do Prefeito Jorge Luiz, que deixou os vereadores a vontade para escolher o novo presidente. No encerramento do discurso Nonato disse que não irá decepcionar os vereadores e o povo de Upanema em seu novo desafio.

Nenhum comentário: