RADIO SABORES DA SERRA

31 de janeiro de 2014

Obrigado pela grande audiência

Gostaríamos de agradecer mais uma vez aos inúmeros comentários e leitores que visitam do nosso blog. Cada dia aumenta nossa audiência, mostrando que mais pessoas visitam nosso blog. A visita, além de levar a informação ao leitor, faz com que ele possa também ter conteúdo para discutir e ter opinião sobre fatos relacionados a nossa sociedade. Obrigado pela grande audiência.

30 de janeiro de 2014

Crítica construtiva

No último domingo tivemos mais um acidente envolvendo motociclistas e motoristas de nossa cidade. Todos os finais de semana temos acidentes e pelo visto não vão fazer nada para coibir isso. Mas, o assunto que me trás aqui não é esse, apesar de ser relacionado ao mesmo. No mês de novembro, tivemos um acidente parecido com o do último domingo e, fui constatar como estava a situação das vítimas naquela casa que a atual gestão transformou num depósito de doentes. Perguntei a um motorista de ambulância e ele falou que as vítimas iam ser transferidos para Mossoró, mas aparentemente estavam bem. Conversa vai, conversa vem, o motorista nos contou uma coisa que parece simples, mas primordial em se tratando de segurança. Ele disse que a sirene e o giro-flex (luzes intermitentes), além da luz alta de algumas ambulâncias não funcionavam a bastante tempo. Isso foi em novembro. Quando foi domingo, a ambulância da PMU vinha com uma das vítimas do acidente que me referi no início da matéria, em alta velocidade pela Rua Manoel Bezerra em direção ao depósito de doentes, quer dizer, Unidade Mista de Saúde, no centro da cidade. Não sei nem quero saber quem era o motorista. Mas, a ambulância, do jeito que ia, atravessou a Av. 16 de setembro, via de maior movimento da cidade. Detalhe, nenhum tipo de sinalização estava ligada. Nem sirene, nem giro-flex, nada. Não vou culpar o motorista, pois sei que ele estava tentando salvar uma vida e a responsabilidade pela compra dos equipamentos não é dele. Mas, fica um alerta para todos os amigos motoristas das ambulâncias. Às vezes na tentativa de salvar uma vida, a vítima pode ser você. É preciso que se exija o mínimo de segurança para o trabalho de urgência. Andar em alta velocidade sem uma sirene e/ou giro-flex é arriscar sua vida e a de outros. Se os irresponsáveis não fazem sua parte, vocês é quem vão pagar com suas vidas? Pensem nisso!

28 de janeiro de 2014

Polícia de Upanema recupera veículo e dinheiro roubado da casa lotérica



A Polícia Militar de Upanema deu uma resposta a altura em mais um caso de assalto a casa lotérica de nossa cidade. Comandado pelo Soldado Mendonça e Gilmar, os policiais conseguiram recuperar o dinheiro e um veículo roubado utilizado no assalto. Segundo informações, os policiais alcançaram os bandidos próximo as Mirandas e houve uma intensa troca de tiros, fazendo com que os elementos fugissem abandonando o veículo Golf  e o dinheiro roubado. A Polícia já voltou ao local para tentar capturar os bandidos.

27 de janeiro de 2014

Carnaval terá trio elétrico

(Imagem ilustrativa)
O clima de suspense sobre o carnaval começa a desaparecer e informações que nos chegam demonstram que teremos carnaval sim senhor. Um trio elétrico já estaria sendo sondado para animar os foliões durante o período momesco. Com essa notícia, o blog do Anax sai na frente mais uma vez e adianta que teremos carnaval do jeito que sempre pedimos, ou seja, um carnaval no estilo das gestões anteriores. Ótimo, muito do ótimo. Vamos aguardar, que o blog do Anax trará mais informações.

24 de janeiro de 2014

Comentário de um leitor: segurança pública

Vivemos, realmente, numa guerra civil, onde são mortos, trabalhadores, inocentes e honestos. O atual poder público não está sendo eficiente e os Upanemenses estão perdendo suas próprias vidas e liberdades e de seus famíliares para os criminosos. Essa situação alarmante tem que acabar.

Acho que é só uma questão de vontade política. A necessidade é visível. E as Prefeituras têm estrutura suficientes, engajando suas Guardas Municipais e seus Policiais existente no Municipio.

A minha sugestão. Gostaria que houvesse um estudo profundo de viabilidade, afinal, não aguentamos mais ver tantas drogas atraindo mortes e sofrimento de inocentes, em nosso Município.

Obrigado.

Vem aí o bloco LUZ PARA TODOS

Dizem que se tiver carnaval, tem um bloco que está se preparando para sair com força total. Trata-se do bloco LUZ PARA TODOS. Um dos idealizadores me procurou e disse que já tá colhendo patrocínios para fazer as camisas de distribuir de graça para os foliões. O bloco faz referência, é claro, a taxa, quer dizer, a contribuição de iluminação pública enviada pelo prefeito Luz Jairo.

Esse carnaval promete!


23 de janeiro de 2014

Polícia dar resposta a sociedade, mas PMU não faz sua parte

A Polícia Militar deu uma pequena resposta ao caos que vive Upanema em se tratando de segurança pública. Três indivíduos foram presos em uma ação da polícia local com a ROCAM de Mossoró. A ação teve repercussão e fez com que o Comandante Major Correia Lima viesse hoje ao município para ver de perto como anda a situação da segurança local.

Segundo o blog Contexto Upanemense, do companheiro Renato Medeiros, as ações e a segurança poderia melhorar muito se o poder público ajudasse mais. Ele cita o projeto aprovado na Câmara e que tinha o objetivo de melhorar as condições de trabalho e aumentar o efetivo policial local, com recursos da Prefeitura. Segundo Renato, nada foi colocado em prática ainda – pelo menos foi o que eu entendi.

É meu povo, eu não saio de casa para procurar notícia contra essa administração. Elas chegam via internet todos os dias. Que coisa não?! Já disse, tem gente brincando de administrar.


De qualquer forma, temos que parabenizar o trabalho da Polícia e esperamos que esse trabalho continue.

22 de janeiro de 2014

Carnaval: só não faz se não quiser

Já estamos nos aproximando do mês de fevereiro e não temos ainda uma definição se teremos ou não carnaval. Mas, um boato circula pela cidade dando conta que o prefeito deverá fazer uma festa meia boca, 15% maior do que o que ele fez no ano passado e chamou de carnaval. O principal motivo de não fazer um carnaval de vergonha e que o folião se acostumou a ver, seria o medo das críticas. Aí eu pergunto e respondo: de quem, prefeito?

DO SINDICATO?
Prefeito, se for desse povo, nem tenha medo. Como diria Lula, nunca antes na história desse município um prefeito teve tanto apoio e paciência de um sindicato. Um ano de promessas depois de 12 anos de intransigência, não é pra todo mundo. O Sindicato que não podia ver uma festa que botava faixa querendo o PISO, PCCS, aumento, não existe mais. Fique tranqüilo prefeito, esse povo tá sob controle.

DOS PROFESSORES?
Claro que não são todos, mas os “cabeças”, os que faziam zuada só por fazer, mesmo sabendo que o senhor não tinha condições de dar aumento, na verdade queriam era um peitinho pra eles ou pra alguém deles. Esses é que vão ficar calados, aliás, já estão! É um filho, é uma mulher, é um genro com um emprego, é uma gratificação, é um carro alugado, etc. Se abrirem o bico, corte o milho e se calam bem ligeirinho. Desse povo nem tenha medo!

DA IMPRENSA?
Ora, dessa é que o senhor não tenha medo. Quando existia a rádio e a TV, a imprensa sempre deu apoio ao evento, fazendo coberturas dignas de emissoras grandes. Hoje, o Jornal de Upanema ainda resiste e dará total apoio ao evento. Pra completar, falo por mim, um dos maiores críticos de sua gestão, sou totalmente favorável a realização do evento que EU, com a ajuda de muitos e a iniciativa dos prefeitos anteriores, ajudamos a construir e se tornar o maior evento popular de nossa cidade. Os blogs que criticam ou criticavam o carnaval, são aliados seus ou sumiram de repente. Que estranho, não?! 

DOS RELIGIOSOS?
Desses é que não se espera nada mesmo. Murcharam, piu, caladinhos depois que o senhor deu uma injeção de dinheiro público para festas religiosas, contratando cantores. Não interessa se é para festa religiosa! Foi dinheiro público gasto com cantores de fora que levaram o dinheiro da PMU. Qual a diferença do carnaval? A diferença que eu e muitos preferimos que o senhor gaste esse dinheiro com o carnaval e que as igrejas que se virem pra contratar cantor de fora. Ora mais essa!

MINISTÉRIO PÚBLICO?
O MP não vai meter o bedelho, pois se tivesse de ter metido deveria ter feito em coisas muito mais graves. Aliás, onde estava o MP quando o senhor decidiu gastar dinheiro público com cantores religiosos? Nem se preocupe, pois os ex-prefeitos sempre fizeram carnaval, as outras cidades fizeram e fazem e nenhum Promotor vai empatar. Simplesmente por não ter argumento nem competência para tal. A não ser que o senhor é que não tenha competência para cumprir o que determina a Lei, aí é diferente. Mas, o senhor tem uma equipe boa e que vai atender a todas as determinações da Lei. Tenho certeza!

SECA?
Não, aí não dá pra agüentar! Dizer que não faz carnaval por causa da seca, é de lascar. Prefeito, me diga o que o senhor fez com o dinheiro que poderia ter sido gasto no carnaval do ano passado e que um monte de comentarista de facebook defendia o senhor, dizendo que não era pra fazer o carnaval, pois o povo tava passando fome e sede na zona rural? Quando passou o carnaval, os defensores do povo da zona rural sumiram! Agora, apareceram novamente. O povo só sente sede nesse período de carnaval é?!

FALTA DE DINHEIRO?
Sem muitos comentários: o senhor não deu aumento, não implantou o PCCS, aumentou a arrecadação em mais de trezentos mil reais, criou a Contribuição para Iluminação Pública (CIP). Dinheiro não é problema. Procure outra desculpa.

Portanto, não tem motivo para o senhor não fazer um grande carnaval como os nossos foliões estão acostumados. Só não faz se não quiser.



21 de janeiro de 2014

Dinheiro foi liberado desde novembro, mas trator de esteira ainda não apareceu


























O blog do Anax denunciou com exclusividade que o trator de esteira do município de Upanema, adquirido através de licitação feita na gestão Maristela/Manezinho e que tinha nota fiscal e recursos empenhados no orçamento desse ano, estava à venda em uma empresa de Parnamirim. Pois bem. No começo do mandato de Luz Jairo, quiseram imputar um calote da antiga gestão para justificar a apreensão do trator por parte da empresa vencedora da licitação. O blog provou que existiam recursos no orçamento do convênio e a conversa mudou. O vereador Ferrari Basílio, líder do governo municipal foi quem informou - mas não convenceu - que o trator não era bom, que a Prefeitura ia comprar outro etc. O vereador não explicou como um bem do município, adquirido em licitação, pode ser levado, vendido em uma concessionária, sem ter sido comunicado nada a Câmara, a ninguém, nem ter sido publicado em Diário Oficial a devolução do bem ou coisa parecida.


Agora, o blog trás mais uma informação exclusiva. Desde o dia 25/11/2013 o recurso restante do convênio, que serviria para pagar o trator, foi liberado pela FUNASA. O valor foi de R$ 450.000,00 sendo que o trator custou R$ 390.000,00 segundo a licitação, ou seja, dinheiro suficiente para se pagar o mesmo e ainda sobrar para a empresa que construiu o aterro sanitário. A pergunta que se faz é a seguinte: se, desde novembro o recurso saiu das contas da FUNASA, para onde foi esse dinheiro? A pergunta é pertinente, pois o trator sumiu, não apareceu nenhuma informação de extinção da licitação anterior, nem licitação para compra de um novo. Então, acho que o povo merece uma resposta!

A verdade é que a transparência nesse caso é a mesma que a capacidade de um cego enxergar.  

20 de janeiro de 2014

Falta até COTONETE

Era uma vez... Um paciente que foi se consultar em uma Unidade de Saúde, pois tinha caído algo em seu olho e estava incomodando muito. O médico atendeu e passou um colírio, que lá na Unidade não tinha, é claro. O paciente, graças a Deus tinha condições e comprou o colírio. Usou o medicamento durante um dia, mas não diminuiu o problema, fazendo com que ele voltasse no outro dia para ser atendido. O médico resolveu lavar o olho com soro fisiológico e descobriu que ainda tinha um resíduo no local. Então, pediu um COTONETE para tentar tirar o resíduo do olho. Uma auxiliar olhou pra um lado, olhou pra o outro e disse: doutor, não tem não! O médico ficou indignado. O paciente, para se ver livre do problema, mandou comprar uma caixa na farmácia. O médico conseguiu tirar o resíduo e pediu para auxiliar trazer um colírio. A auxiliar encabulada, disse a tradicional frase: doutor, não tem não! O paciente mais indignado ainda com a situação, perguntou: é esse aqui que eu comprei ontem? O médico viu e confirmou: pode usar esse aí. Quando ia saindo, a auxiliar foi entregar a caixa de COTONETE que o cidadão tinha comprado. A resposta veio na bucha: pode ficar. Vocês estão precisando mais do que eu!

O problema não é o secretário de Saúde, é a gestão mesmo!

Entra secretário, sai secretário e a situação da Saúde em Upanema não se resolve. Depois de passar quase um ano faltando médico, já entramos no segundo ano sem medicamentos básicos para população, sem uma estrutura adequada para o atendimento e principalmente: a sensibilidade de investir o dinheiro do povo numa área que não pode esperar por amanhã.

Profissionais competentes estão entregando o cargo por motivo salarial. Temos informação de que dois profissionais não agüentaram a pressão de tanto trabalho para tão pouca valorização salarial. Como fizeram com alguns, a intenção é forçar a saída mesmo para enxugar a folha.  

A Unidade Mista de Saúde já entra pelo segundo ano em uma casa alugada e sem condição de atendimento digno ao cidadão. Pacientes se amontoam em espaços diminutos e com temperaturas desumanas. Mas, a alternativa é botar culpa na outra gestão. Mais de um ano passou e a atual gestão não resolveu o problema. A culpa ainda é da outra gestão! O povo não é besta, apesar de alguns pensarem que é e continuarem com esse discurso que não convence mais ninguém. 

Medicamentos para população carente é coisa do passado. É impressionante como antes, a população tinha remédio, sabia onde procurar, quando não era atendida procurava o Promotor. Hoje, ninguém sabe nem quem procurar.


Tudo é feito para economizar dinheiro e ser “investido” em outra coisa que até hoje eu não vi. Mas, o povo tá vendo! 

13 de janeiro de 2014

População começa a se armar para combater violência; Autoridades precisam dar resposta

A insegurança está tomando conta de Upanema. Pelo menos é o que está se comentando nas ruas de nossa cidade. Assaltos, roubos, drogas e os tradicionais brecheiros estão deixando nossa sociedade com medo de viver na tranqüila Upanema.

Para se ter uma ideia, semana passada, moradores do bairro Pêgas estavam armados com paus e facões para pegar um brecheiro que anda praticando sua sem-vergonhice há mais de 15 dias seguidos na região. Assalto a mão armada, assalto aos Correios, lotérica e estabelecimentos comercias, roubo de carros, motos agora fazem parte da rotina do cidadão upanemense. O medo começa a reinar por essas bandas.


A sociedade cobra mais empenho da Polícia e das autoridades. Sabemos que a PMU não tem obrigação legal para com a segurança, mas ao mesmo tempo sabemos que a segurança do cidadão é dever de todos. Lembro que essa administração fez uma propaganda danada da parceria como a Polícia Militar, enviando um projeto para Câmara, permitindo que policiais de folga recebessem algumas gratificações e isso iria aumentar o efetivo. A chegada de outra viatura também estava no pacote. Só que não vimos nenhuma melhora até agora. Ora, se fizeram essa parceria para melhorar, é bom explicar o motivo de não estar dando certo. A população está acuada!  

11 de janeiro de 2014

Carnaval vai depender de São Pedro e do Promotor

As informações sobre o carnaval de Upanema ainda não apareceram de forma oficial, mas um blog ligado ao sistema situacionista colocou mais dúvida ainda na cabeça do folião. Segundo o blog, o prefeito pode ou não realizar o carnaval, vai depender do inverno e/ou do Ministério Público. Já disse e repito: esse povo que está no poder hoje, só pode tá pensando que somos imbecis. Meus amigos, a alegação de que só teremos carnaval se tiver inverno é uma piada. O ano passado teve uma chuva que serviu por um período de inverno todinho. Então, como mensurar uma coisa dessas? 

Outra coisa, dizer que o MP também tem que deixar é outra falácia que só entra na cabeça de quem é cego político ou é babão do prefeito. O MP não deixa nem manda em nada da PMU, quem é para mandar e decidir o que fazer é o prefeito. Quando o prefeito resolveu dar dinheiro público para contratar shows religiosos nem precisou consultar o MP. Fiquei caladinho só esperando essa conversa pra boi dormir, que sabia que iriam dizer agora. 

Meus amigos, só não faz carnaval se o prefeito não quiser! Dinheiro tem! O município agora aumentou sua arrecadação em quase trezentos mil reais, portanto, não me venham com desculpa esfarrapada pensando que a população de Upanema só tem burro e babão.


Agora, se o dinheiro tem outro destino...?!

8 de janeiro de 2014

Alternativos já podem ter concorrência

Segundo uma fonte, um alternativo de outra cidade, está fazendo a linha para Mossoró. Todos os dias, de 06:00h o alternativo para em frente a Panificadora Dois Irmãos e a passagem custaria R$ 8,00. Essa informação não é oficial, mas isso deverá ocorrer em breve.

Rompimento com o prefeito será feito na convenção do PMDB

Uma quentinha que só quem tem é o blog do Anax. 

Ficamos sabendo que um grupo de líderes de uma família tradicional da política upanemense está prestes a desembarcar no PMDB. Os líderes já teriam até marcado a data para oficializar a adesão. Na próxima convenção do partido os nomes serão anunciados. Um dos nomes informou-nos pessoalmente que estará se filiando ao partido por motivo de insatisfação com o atual prefeito. Isso mesmo! O grupo conta com vários eleitores de Luiz Jairo que deverão abandonar o barco situacionista e fortalecer o grupo da oposição.


Lembrando que foi mais ou menos nessa época que se criou os juntos e misturados contra Maristela. O raio cai duas vezes no mesmo lugar?

6 de janeiro de 2014

Trator foi uma luta do vice-prefeito Anísio Jr.

Desde que sou menino sei que quem representa Sandra Rosado aqui em Upanema é a ex-vereadora Maria José e seu filho Anísio Jr. Então, por qual motivo na matéria publicada pela assessoria de imprensa “azul turquesa” não consta uma ênfase maior ao nome do vice-prefeito Anísio Jr. como principal interlocutor para que Upanema recebesse o trator advindo de uma emenda da deputada Sandra Rosado? A resposta é simples: para esse povo, quem tem que levar os louros sempre será Luiz Jairo, mesmo que ele nem saiba que existia essa emenda.


Não tenho procuração para defender o vice-prefeito Anísio Jr. (apesar de sempre ter dito que ele era o melhor vice para Luiz Jairo), mas, vamos ser justos com as pessoas que trabalham em benefício do povo de Upanema. Pegar carona em obras e ações dos outros tem sido uma marca do atual prefeito. Parabéns Anísio Jr. pela conquista!

Visita a Sobral



Ótima viagem a Sobral-CE na companhia do meu irmão Silva Jr. e do amigo Dárcio Régis. A viagem tinha o objetivo de trabalho, mas acabou se transformando numa oportunidade de botar assuntos da política e sociedade upanemense em dia, além de turística, pois Dárcio mostrou vários pontos de Sobral que ainda não conhecíamos. Valeu pelo momento.

Nos alpendres de Tibau

Os alpendres de Tibau já não são mais os mesmos. Antigamente, tínhamos uma enxurrada de churrascos, feijoadas, peixadas e um monte de gente nas casas dos articuladores da política upanemense, além das casas dos políticos locais. Esse ano aconteceram alguns momentos isolados, mas nem perto de anos anteriores. Mas, os filhos de caindinha me contaram que uma articulação para fortalecimento de um nome do atual grupo situacionista começa a engatinhar. Ou seja, um nome forte do grupo situacionista deverá romper em breve para começar a traçar novos rumos na política local. A articulação estaria partindo da família da liderança em questão. É aguardar para ver.