RADIO SABORES DA SERRA

10 de janeiro de 2008

Coluna Antenado, no Jornal de Upanema (edição 45)

QUE VENHA 2008
O que esperar do ano que se inicia?
Não sou mãe Diná nem pai Xangô, mas posso dizer que o ano de 2008 será um ano conturbado, principalmente no que diz respeito à política. As eleições municipais são nitidamente as que têm maior envolvimento da população. A paixão política transparece na maioria dos eleitores. Aqui em Upanema, a campanha já começou desde o ano passado. Por isso mesmo, esperamos um processo acirrado, principalmente pelo fato do candidato até aqui imbatível, Jorge Luiz, não está mais no páreo. Resta saber se o candidato duas vezes derrotado por Jorge e atualmente candidato da oposição, Luiz Jairo, terá forças pra conseguir chegar ao tão sonhado posto de Prefeito de Upanema. Pelos lados da situação o grande problema está sendo encontrar um candidato. Fontes seguras nos informam que ainda está de pé o prazo para que Dorian Freire, Presidente do Diretório Municipal do PMDB diga se quer ou não ser candidato. O prazo é até o dia 10 de janeiro de 2008.
Tirando a política de lado, teremos as olimpíadas, que na maioria das vezes não trás bons resultados pra o Brasil. Teremos também o Corinthians na segunda divisão. O Flamengo na Libertadores, com expectativa de ter o fenômeno Ronaldo no time. Teremos também a expectativa do maior carnaval de Upanema. Com bandas já conhecidas da galera e uma estrutura que sempre tem dado tranqüilidade aos foliões, o carnaval de Upanema já está consolidado com um dos maiores do Estado.
Essas são as minhas expectativas pra o ano de 2008.


A JÓIA DA COROA
Ele andava esquecido nos últimos 10 anos aqui em Upanema, mas agora está sendo tratado com uma jóia rara. Situação e oposição tratam dele como um dos pontos de equilíbrio na próxima eleição. Estou falando do PT de Upanema. Algumas reuniões envolvendo a cúpula do partido e integrantes da situação e oposição já foram realizadas. Sabemos que a oposição já ofereceu até a vaga de vice-prefeito. Um dos integrantes do PT nos disse em tom de brincadeira, que a oposição ofereceu tudo, menos a vaga de candidato a prefeito, pois essa ninguém toma de Jairo. Já a situação, não deu nenhuma proposta para o PT, pois está esperando a decisão de Dorian Freire para saber se ele é ou não o candidato do grupo. Dentro desse contexto, o PT upanemense está valorizado na política local.


VOTOS
Conversando com um amigo que sempre gosta de comentar sobre política, ele deixou no ar uma questão que deve dar muita discussão. O PT tem esses votos todinhos pra oposição e situação estar brigando por Ele? Olha se tem votos ou não, eu não sei. Só sei que o PT upanemense tem história e queiram ou não no mandato do Presidente Lula tem exercido grande influência sobre as camadas mais pobres da sociedade brasileira. Upanema não é diferente. Isso pesa na hora de fazer uma aliança que busca um discurso alinhado com a maioria da população.


50.000
Nosso amigo Tiago Canuto se encarregou de ser o leito de número 50.000 do nosso Blog. Agradecemos a Tiago e a todos os nossos amigos leitores que contribuem para o sucesso do nosso Blog. Continuem acessando http://www.blogdoanax.blogspot.com/


FALTA DE COMPROMISSO
Li uma notícia excelente vinda do Governo de Dona Wilma. Segundo a notícia, O Governo do Estado vai premiar com um 14º salário os professores da rede pública de ensino que se destacarem no compromisso de melhorar a qualidade da educação nas escolas em que estiverem lotados. Ainda serão definidos os critérios. A iniciativa é elogiável, desde que os critérios não incluam passar de ano os alunos. Digo isso, pois nos últimos dias tivemos um "probleminha" envolvendo uma professora e alguns alunos que simplesmente foram reprovados por falta. Não vou entrar em detalhes, pois não tenho muitas informações a respeito do caso. Pois, num tom de crítica a atitude da professora, outra "experiente" e “renomada” professora aqui de Upanema, estava dizendo: - Boa é fulaninha, que bota 10 em todo mundo e acabou-se!Pode um negócio desses!?E vou dizendo logo... De onde veio essa informação, tem mais!São vários absurdos que envolvem a classe educacional do município. É questão de tempo e vontade pra eu abrir o bocão.


FILHOS DE CAINDINHA
Eles vieram me dizer que os pneus da viatura da polícia de Upanema estão prontos pra pintar novamente. Ou seja: estão bem lisinhos! Segundo fiquei sabendo, a Secretaria Estadual de Segurança disse que só pode comprar outros, em março. Daqui pra lá, é melhor nossos dignos policiais irem livrando as pontas de cigarro no meio da rua – pode ser que estoure os bichinhos. Ahhh situação!!!!!!


CARNAVAL
Só vou falar do carnaval 2008 depois que ele acabar. Não estranhem não. É porque eu tenho certeza que será um sucesso, pois as atrações e a estrutura são de primeira. Então, bom carnaval pra todos.


RÉVEILLON
Taí uma coisa que eu gostei! Pela primeira vez, Upanema realizou um réveillon em clima de carnaval. Foi uma loucura, ver a galera pulando e se divertindo em plena virada do ano. Se depender do Prefeito Jorge Luiz, sua despedida da Prefeitura será em clima de carnaval novamente. Muito do ótimo.


FILHOS DE CAINDINHA II
Um dos filhos de caindinha veio me dizer que dependendo do candidato da situação, o Vereador e Presidente da Câmara, Nonato Garcia, “desadere” de Luiz Jairo. Será?


RIDÍCULO
Inveja é um dos piores sentimentos do ser humano. Acho que só pode ter sido isso que ocorreu com um leitor do Blog Upanema News, do Jornalista Silva Jr. O leitor mandou um comentário insinuando que se a não renovação dos recursos da Petrobras para o Projeto Educarte – da Secretaria de Ação Social – tivesse sido em outra secretaria o secretário pagaria o pato ou receberia muitas críticas. Ora meus amigos... Não tenho dúvidas que a Petrobras não renovou os recursos por falta de competência nem de exemplos concretos de sucesso do Projeto Educarte. Não preciso vir aqui falar deles. O que eu questiono a esse nobre leitor é se outra secretaria ou outro secretário municipal conseguiu tantos recursos como à secretária Rivanda Bezerra?


RIDÍCULO II
Tenho quase que certeza que esse nobre leitor é funcionário ou faz parte da administração municipal. Sendo assim, observem meus caros amigos leitores como é o comportamento de um funcionário público que ao invés de lamentar a perda de recursos que se seriam investidos em benefício dos jovens de nosso município, fica comemorando a derrota dos outros. Vá pra frente Brasil!


CHEQUE REFORMA
Nosso companheiro de Blog, Luiz Jairo, anuncia que o Governo do Estado irá beneficiar 60 famílias com o Programa Cheque-Reforma/Moradia. Este programa possibilita que famílias de baixa-renda adquiram material de construção para reforma de suas casas. Muito bom!


FILHOS DE CAINDINHA III
Aqui em Upanema a política está presente em tudo. E como a campanha já começou no ano passado, tudo serve de ingrediente para esse caldo. Pois num é que uma autoridade daqui de Upanema, rogou uma praga, dizendo que o trio que vinha para o réveillon de Upanema, não viria mais. Isso ocorreu na manhã do dia 31 de dezembro de 2007. Quando ELES vieram me dizer isso, não levei muito a sério, pois sabia que o trio estaria chegando no máximo ao meio-dia aqui em Upanema. Eis que eu ligo pra o dono do trio por volta das 10:00h e ele diz que está em Mossoró, almoçando e, deverá chegar aqui por volta das 14:00h. Beleza, a festa só ia começar de 00:00h. Pois num é que por volta das 17:00h chega a informação de que o trio estava no prego na BR-304. Comecei a ficar aperreado, pois me lembrei da praga. Liguei pra o dono novamente. Ele disse que tinha sido apenas um pneu que tinha estourado. Só que pra você trocar um pneu de um trio elétrico não é igual ao de um fusca. Só sei que por volta das 19:00h o trio chegou a Upanema. Quase que a praga pega. Vá de retro!

Nenhum comentário: