RADIO SABORES DA SERRA

7 de fevereiro de 2008

Balanço geral

Fazer um balanço geral do que foi o carnaval de Upanema nesse ano, não é muito difícil. Basta dizer que o nosso carnaval já está consolidado em termos de público, alegria, organização e segurança. Mais uma demonstração foi dada esse ano. Apesar do inesperado problema causado pela não liberação da Cosern, do trecho onde o trio-elérico iria apresentar-se nas margens do Rio Upanema, tivemos um público recorde no local. Com uma nova e mais confortável estrutura oferecida pelos donos de bares e barracas do local, o folião teve a disposição uma boa estrutura, principalmente de sombra, pois o calor estava escaldante durante o período carnavalesco. Os balneários também estiveram lotados durantes todos os dias. O diferencial desses locais eram os famosos tira-gostos de galinha, peixe etc.
Agora, gente mesmo tinha nos arrastões com o trio Naja. Milhares de pessoas se aglomeravam para curtir as atrações do carnaval desse ano. Turistas vindos principalmente de Mossoró e Natal, juntavam-se a outros que vieram de cidades vizinhas e de Estados distantes como Acre, Rondônia, Goiás, São Paulo, Distrito Federal, Rio de Janeiro, Bahia, Pernambuco entre outros. Durante todos os dias do evento, o público foi superior ao do ano passado.
As bandas agradaram em cheio. A novidade Rafaella Manville não decepcionou, provando que a organização sempre acerta nas novas atrações do carnaval. Outra inovação que agradou a galera foi a Orquestra de Frevo. Poderia ter sido melhor, se não tivessem ocorridos problemas com os equipamentos de som em que eles iriam tocar. Mas, fica aqui registrado o esforço dos músicos para tocar no nosso carnaval.
A segurança, marca registrada do carnaval de Upanema, esse também merece elogios. Foram 40 seguranças privados, 22 Policiais Militares, 08 Guardas Municipais, 18 seguranças para o trânsito, totalizando 88 pessoas trabalhando pela segurança todos os dias. Além disso, três viaturas foram disponibilizadas pela PMU aos envolvidos nesse trabalho. Graças a esse trabalho, nenhum incidente que pudesse atrapalhar o carnaval foi registrado. Não estou querendo dizer que não possa ter havido excessos, claro que pode! Mas se avaliarmos o contexto geral, ou seja, a quantidade de pessoas embriagadas ou alteradas por outras substâncias, o trabalho merece aplausos. Outro ponto que deverá ser visto na próxima administração é a contratação de seguranças para o trânsito com pessoas de outra cidade. Esse ano, poucos se apresentaram para o serviço, além disso, alguns não agüentaram a pressão e caíram na folia, prejudicando o trabalho da organização. Mas, no final tudo deu certo.
O comércio foi um dos principais beneficiados com o aumento de foliões na cidade. Da carne ao pão, da bebida ao tira-gosto, da goma ao feijão, todos os comerciantes se beneficiaram. O número de empregos informais cresceu bastante esse ano. Os únicos que eu presenciei dizendo que esse carnaval foi mais fraco – em termos de lucro – foram alguns donos de alternativos. O motivo desse enfraquecimento talvez esteja na exploração do preço da passagem. Reflitam. Se o carnaval teve mais público, por que os foliões não vieram com os alternativos?
Depois de oito anos de carnaval organizado pela administração do Prefeito Jorge Luiz, fica clara a necessidade da próxima administração, manter o evento ou aumentar cada vez mais. Com o Prefeito Jorge Luiz, o carnaval de Upanema ganhou mais força e organização. Isso fez com que o evento se tornasse um dos maiores do Estado. Não passa pela cabeça dos foliões um retrocesso carnavalesco. Pelo menos é o que esperamos.

Nenhum comentário: