RADIO SABORES DA SERRA

20 de fevereiro de 2008

Upanema não registra nenhum caso de dengue em 2007

Na contramão do que vem ocorrendo no restante do Estado e no Brasil, o município de Upanema está conseguindo reverter os altos índices de proliferação do mosquito Aedes aegypti, o transmissor da dengue. No ano de 2006, o município contabilizou 18 notificações (suspeitas) e 2 casos confirmados. No ano passado, o número de notificações caiu para 6 e, segundo informou a Secretaria de Saúde do município, nenhum caso de dengue foi confirmado em 2007.Uma das explicações para tal fato pode estar ligada ao investimento em capacitação e estrutura para os agentes de endemias do município. Com equipamentos e apoio através de veículos da Prefeitura, os agentes conseguiram reduzir o índice de infestação predial de 6,6% em 2006 para 2,7% em 2007.Uma das estratégias para diminuição do índice foi a implantação do programa de distribuição de piabas. Os agentes fazem a colocação de piabas nos reservatórios de água das residências. As piabas alimentam-se das larvas do mosquito, impedindo que as mesmas cheguem à fase adulta.Segundo a secretária de Saúde Conceição Lins, os maiores índices de infestação do município ocorrem na zona rural. Para combater o problema, a Secretaria destinou mais agentes de endemias para as áreas rurais. Os números de 2007 mostram que o trabalho está gerando bons resultados. Outra estratégia adotada pela Secretaria é a realização de campanhas educativas nas escolas, auxílio dos meios de comunicação e o apoio das cinco equipes do PSF que atuam no município.

FONTE: Jornal DeFato

3 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns por esse motivo, mas o que a secretaria precisa fazer urgentemente é um trabalho pra o combater as muriçocas, pois não temos sossego apartir das 18h nas nossas casas e nem nas calçadas..É UM ABSURDO QUE AS MURIÇOCAS NÃO NOS DEIXA EM PAZ....

Anônimo disse...

para muriçocas assim como para os mosquitos o culpado é a população. Para as muriçocas tapem as fossas e para os mosquitos naum deixem as caixas d'águas, potes ou tanques descobertos ou água parada para que os mosquitos naum venham se proliferar. Não é difícil combater os dois basta a população fazer sua parte, a prevenção é o melhor caminho para o combate desses vetores.

Anônimo disse...

para as muriçocas, os mosquitos como também os bicudos, eis a solução.
tomem remédio.