RADIO SABORES DA SERRA

11 de fevereiro de 2008

Feira da Agricultura Familiar foi um sucesso

Acabou agora há pouco, a inauguração da Feira da Agricultura Familiar de Upanema. O evento ocorreu em frente ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Upanema e contou com a presença do Prefeito Jorge Luiz, entre outras autoridades. A Feira tem o apoio de várias instituições, entre elas a Prefeitura Municipal de Upanema, o Projeto Dom Hélder Câmara (PDHC), o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Upanema, a Cooperativa Terra Livre, Cooperativa Sertão Verde, EMATER e Associações de trabalhadores rurais do município. O PDHC foi representado pelo seu Supervisor, Engenheiro Agrônomo Caramuru Paiva e o Engenheiro Agrônomo José Wilson Tavares, que é natural de nosso município. A Feira da Agricultura Familiar de Upanema conta com 46 famílias cadastradas, sendo colocados a venda 36 produtos orgânicos e artesanais como: hortaliças, carnes, derivados do leite, ovos, mel, frutas, sucos etc. Na festa de inauguração, os 200 primeiros clientes ganhavam um boné com a logomarca da feira. Segundo José Wilson, em termos de vendas, a feira foi um sucesso, pois praticamente todos os produtos foram vendidos desde as 05:00h da manhã.
As autoridades presentes discursaram por volta das 09:00h, com destaque para as palavras do Prefeito Jorge Luiz, que renovou o apoio da Prefeitura no sentido de incentivar e ampliar o trabalho desenvolvido pelas cooperativas e entidades que prestam assessoria aos agricultores familiares. Jorge Luiz a agricultura familiar é à base da nossa agricultura e, por isso, a prefeitura sempre está fechando parcerias e buscando recursos para melhoria da qualidade de vida dos agricultores.
Quem também discursou foi o Supervisor do PDHC, Caramuru Paiva. Ele parabenizou o município de Upanema pela iniciativa de criar a Feira e pela qualidade dos produtos oferecidos. “Provei quase todos os produtos oferecidos e gostei muito”, frisou. O Supervisor do PDHC ainda destacou o apoio do governo Lula aos projetos que incluem os agricultores familiares. Para ele, foi no governo do Presidente Lula que os agricultores puderem encontrar subsídio para desenvolver as atividades rurais. Caramuru também destacou que Upanema hoje, é responsável por 5% dos agricultores assentados do Estado, o que significa um número expressivo dentro do contexto da reforma agrária. Caramuru também aproveitou para anunciar mais um programa do Governo Federal, que irá beneficiar a agricultura familiar. Trata-se do Programa Territórios da Cidadania que dividirá o Brasil em áreas, chamadas de territórios. Em cada um desses territórios haverá uma espécie de força-tarefa do governo em atividades produtivas (como crédito e assistência técnica), acesso a direitos (como a construção de postos de saúde e de escolas) e ações de infra-estrutura (como construção de estradas e ampliação do acesso à energia elétrica). Serão 7 bilhões de reais investidos nesse primeiro ano. O Vale do Apodi está incluído como um dos territórios, com isso, Upanema também será um dos municípios beneficiados. Encerrando o seu discurso, Caramuru enfatizou a vontade que o Prefeito Jorge Luiz tem em conseguir recursos federais para o município de Upanema. Ele disse que esse trabalho de Jorge está proporcionando muitos frutos, pois o município está franco crescimento, graças a sua boa administração.

FONTE: ASCOM - PMU

Nenhum comentário: