RADIO SABORES DA SERRA

14 de fevereiro de 2008

Racismo e personalismo

Quanto mais se aproxima a campanha, mais esquenta a temperatura política do município. Temos o reflexo nos comentários publicados nos blogs upanemenses. Esperei bastante para poder publicar esse comentário pessoal. Vou falar de algo que sou nitidamente minoria. Vou defender o personalismo e criticar alguns comentários racistas. Sabendo eu que posso ser massacrado ou mal interpretado... Não temo, pois é o que eu penso e tenho direito de expressar, tendo em vista que o blog é meu.
Quero falar a respeito de alguns comentários publicados no blog e de alguns que escutei pessoalmente. Falo dos comentários ilógicos que tentam desqualificar a candidatura da Enfermeira Maristela Freire. Sei que alguns ou a maioria devem estar pensando que vou defender a pré-candidatura dela. Meu intuito aqui não é esse! Venho aqui criticar alguns asininos que não tem a mínima noção do que escrevem e escondem-se por trás do anonimato para cometerem crime de racismo. Se não vejamos a definição de RACISMO: Qualquer doutrina que sustenta a superioridade biológica, cultural e/ou moral de determinada raça, ou de determinada população, povo ou grupo social considerado como raça.
Meus amigos... Pregar que o nome de Maristela não é bom para ser prefeito, devido ao fato dela pertencer à família Freire, é racismo, ou não? No meu ínfimo entendimento é sim! A família Freire é igual a minha, a sua e de muitas outras no mundo. Tem gente boa, honrada, trabalhadora etc. Mas, também tem velhaco, têm gente arrogante, bagunceiros etc. Qual família não tem isso? Os Freires não são nem melhores nem piores que as outras famílias! Não são superiores nem inferiores biologicamente, culturalmente e/ou moralmente do que outras. São iguais!
Tendo exposto meu primeiro pensamento, quero aqui defender que as pessoas possam ser julgadas pelo que são e não pelo que sua família é ou deixa de ser. Sinceramente tenho muitos desafetos na minha família, pois querem por querem que eu tenha uma atenção diferenciada com eles, justamente pelo fato de eu ser membro da família. Ora meus amigos, eu tenho atenção diferenciada com as pessoas que eu me relaciono e não devido ao grau de parentesco. Quem quiser achar ruim que dê um jeito de me tirar da família (tem como fazer isso?).
Têm uns bestas também que acham que mesmo algum parente fazendo algo de errado, eles devem defendê-lo, pois sangue é sangue. Pois fiquem sabendo que eu acho que errado é errado! Não estou aqui condenando um pai ou uma mãe que vê seu filho preso por ter cometido um crime e mesmo assim o defende. Pai e mãe são seres inexplicáveis e que não se incluem nesse meu pensamento, mas o resto...
Têm outros que se apóiam em determinados parentes que possuem influência política, econômica ou social para fazerem algo de errado. Tem ou não tem gente assim?
Pois é! O que quero dizer é que a pré-candidata Maristela, Manoel Lino, Manezinho, Elzimar, Maria José, Januário e Luiz Jairo devem ser avaliados pela sua capacidade demonstrada e futura, pela competência, pelas propostas e comportamento também. Some-se tudo e escolham o melhor. Agora, dizer que fulano não presta porque pertence à determinada família, é puro racismo. As pessoas devem ser separadas das instituições, pois antes do cidadão fazer parte de um grupo, ele é uma pessoa em sua pessoalidade, por isso, sua mente é única e peculiar, o que impossibilita de que o seu querer e as suas ânsias sejam satisfeitas com as vontades do seu grupo ou família. Essa é a essência do personalismo. Eu sou o que sou independente dos que os outros acham ou fazem.

8 comentários:

Anônimo disse...

A interpretação faz parte da democracia.
Concordo com vc, caro Anax, quando diz que toda família tem pontos positivos e negativos.
Muitos profissionais liberais, empresários, artistas e políticos usam nomes de referência como marketing ou por afinidade familiar, onde se usa apenas um nome. Se não vejamos alguns políticos:
Rosalba Ciarlini - Rosalba Ciarlini Rosado;
Fafá Rosado – Maria de Fátima Rosado Nogueira;
João Maia – João da Silva Maia;
Betinho Rosado – Carlos Alberto de Sousa Rosado;
Sandra Rosado – Sandra Maria da Escóssia Rosado;
Nonato Garcia – Raimundo Carlos de Medeiros;
Neném do cabano – Francisco Cazuza de Macedo Aquino
Hermes Freire - Hermes Freire (só isso mesmo)
Maria José Bezerra– Maria José Bezerra (só isso mesmo também)
Dorian Freire – Dorian Carlos Freire
Maristella Freire – Maria Stella Freire da Costa (acho que é assim)
Enfim, muitos usam apenas parte do nome pra facilitar o conhecimento na política. Quando se usou Freire ou Poré foi com o intuito de dar ênfase as pessoas que estão sendo tratadas em questão, até porque a família Freire tem muita gente . Em nenhum momento, acho, houve intenção de discriminação com a família freire, tão longe racismo. Creio que houve certo exagero.

Anônimo disse...

Anax, muito bom e oportuno seu comentário! Infelizmente vivemos num país com uma parte da população determinantemente hipócrita!

Onildo

Anônimo disse...

Anaximandro só hoje tive a oportunidade de ler sua opinião sobre os comentários que foram feitos, por alguns anônimos sobre a família Freire, justificando como um dos motivos para que eu não fosse aceita como pré-candidata a prefeita de Upanema. Peço a oportunidade para agradecer em nossa da família Freire e de as todas as famílias que também são discriminadas, em algumas circunstâncias da vida. Como vc mesmo falou toda família existe membro que por algum motivo não se comporta de acordo com o que a sociedade lhe impõe e então a família é sempre colocada como sendo a responsável por tal situação. Como exemplo “só podia ser filho de..., ou, só podia ser da família tal! Achei sua atitude profissional e de um caráter extraordinário, mesmo porque vc em nenhum momento se manifestou está aprovando ou desaprovando minha indicação para ser aceita como uma pré-candidata do grupo que faz aliança ao PMDB, então o considero um profissional sério e que pode e deve relatar sua opinião de forma neutra e digna. Obrigada mais uma vez.

Anônimo disse...

Como é que está se pregando racismo contra a família freire se todo o grupo apoiava o nome de DORIAN FREIRE????

Anônimo disse...

É uma pena que existam pessoas ainda se colocando com tamanho racismo ou preconceito mesmo em se tratando de uma pessoa como a enfermeira maristela que tanto tem colaborado com a cidade de Upanema. Acredito que essas pessoas estão se colocando dessa maneira caluniosa porque estão percebendo que a população já aponta o nome da enfermeira Maristela como uma forte pré-candidata. Fato que tem incomodado.
Espero que, assim como a população que acredita na pessoa da enfermeira maristela por sua forma competente e respeitosa de tratar os cidadãos upanemenses, essas pessoas que ficam se agarrando a idéias racistas e preconceituosas possam respeitar mais quem tanto tem feito por Upanema.

Anônimo disse...

É ISSO AÍ DOUTORA MARISTELA!!! NADA DE MANÉ, VOCÊ É MAIS CAPAZ E PARABÉNS ANAX PELA SUA OPINIÃO.

Anônimo disse...

Maristela é um bom nome,para ser julgado pela população,para prefeita da nossa cidade.

Anônimo disse...

Caro Anaximandro,
Li o seu artigo, com idéias bem fundamentadas. E o importante para a democracia é derrotarmos as idéias racistas e preconceituosas. Creio que, quando não mais ocorrerem tais posicionamentos como os abordados em seu artigo, eu diria que, realmente, a democracia venceu.