RADIO SABORES DA SERRA

23 de janeiro de 2007

Xadrez e cognição

Como a habilidade de uma pessoa no xadrez pode ser medida e submetida a experimentos de laboratório, o jogo se tornou um campo de testes importante para pesquisas sobre cognição. "Esse tipo de atividade estimula a capacidade de antecipação, o raciocínio lógico e abstrato, ajudando o cérebro a 'aprender a pensar' por meio de uma atividade prazerosa", afirma a psicopedagoga Kátia Kühn Chedid, integrante de grupos de estudo sobre educação e neurociências na Universidade de São Paulo (USP) e na Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo. Assim como outras escolas, o Colégio Dante Alighieri, em São Paulo, onde Chedid trabalha, oferece aulas de xadrez aos alunos.

O lançamento de Xeque-mate! Meu primeiro livro de xadrez, de Garry Kasparov, pode ser bastante útil para estudantes - além de divertido.

Embora não seja direcionado especificamente as crianças e adolescentes, o livro apresenta as peças, ensina regras, movimentos e até truques em liguagem clara e páginas bem ilustradas. De fato, o autor tem muito a dizer: o campeão do esporte manteve o título mundial entre 1985 e 2000 e atual-mente empenha-se na divulgação do jogo.

A idéia de que a prática favorece o desenvolvimento de áreas específicas do cérebro tem despertado o interesse de especialistas há bastante tempo. Em 1894, o psicólogo francês Alfred Binet, um dos pioneiros na criação de testes de inteligência, realizou um estudo no qual pediu a enxadristas que descrevessem como raciocinavam durante as partidas.

Xeque-mate! Meu primeiro livro de xadrez. Garry Kasparov. Artmed, 2007.

FONTE: Revista Vivermente

4 comentários:

John Glennedy disse...

E então Anax? Quando é que vamos organizar o capeonato upanemense de xadrez? heheheh

Josiel disse...

Se vocês fizerem já sabem que é pra disputar o 2º lugar por que o primeiro já é meu.
hehehehehe

Vamos fazer quem topa?

Mossoró Press disse...

Josiel,
vc vai para a categoria idosos!
kkkkk

Unknown disse...

hahahahahahahahaha
um bando de pato desse aqui,naum lebram que temos aqui em upanema o BI,BI, eu falew BI campeão do JERN`S,jogos escolares do RN!quem é?quem advinha?EUUUUUUUUUU!vao aprender a jogar depois vcs falam comigo,mas rapaz eu num to nem acreditando que josiel ta no meio,omi,so tem lorota,peguei ele num ta nem com um mês la em tatá,pense numa pisa,ele perdeu até pra Paulo daniel!