RADIO SABORES DA SERRA

27 de agosto de 2007

Coluna Antenado, no Jornal de Upanema

AGRADECIMENTO
Gostaria de agradecer ao deputado estadual Mineiro – PT, por acompanhar nosso trabalho no Blog do Anax. Mineiro declarou em entrevista a esse jornal, que acompanhou em nosso blog, a repercussão do projeto de autoria dele, com o objetivo de realizar um plebiscito na comunidade de Mirandas, afim de que a comunidade decida a qual município quer pertencer. Obrigado deputado.

AGRADECIMENTO II
Não é a primeira vez que uma autoridade da esfera estadual acompanha o nosso trabalho “jornalístico”. Fiquei sabendo que alguns aliados, líderes políticos e babões já mostraram nosso pensamento nesse jornal para a governadora Wilma de Faria, deputada Sandra Rosado e o deputado Jácome. Pois bem. Esse é o nosso trabalho sendo mostrado aos “grandes” nomes da política Potiguar. O pior, ou melhor, é que na maioria das vezes eles conheceram nosso trabalho através das críticas. Fazer o quê, né?

CANDIDATO
Por falar em Mineiro... Penso eu que não foi de graça essa vinda do deputado ao município de Upanema. Mineiro veio com o objetivo de começar a reerguer o diretório municipal do Partido dos Trabalhadores – PT em Upanema. O que ele não deixou claro foi a intenção do partido em lançar um nome a prefeito, mas tudo leva a crer que na próxima eleição, diferente do que ocorreu nos últimos anos, o PT de Upanema pretende estar mais presente na disputa da prefeitura upanemense. Se não der pra ser o cabeça, existe forte possibilidade do partido compor uma chapa com outro partido, indicando o vice. Também está clara a possibilidade de lançar um nome forte a Câmara. Zé Wilson e Edimir partem na frente. Acredito eu.

CLIMA QUENTE
Que o clima entre o vereador Valério Augusto – DEM e o ex-vereador Luiz Jairo – PSB nunca foi bom, todo mundo sabe. Agora, parece que o clima esquentou mais um pouco. Uma fonte nos revelou que Luiz Jairo estaria muito magoado com as críticas feitas por Valério, em relação à falta de prestígio do mesmo junto a governadora, no sentido de trazer benefícios para o município. Segundo a mesma fonte, Luiz Jairo já estaria até revendo a possibilidade de ser candidato em 2008, pois estaria sentindo uma divisão do grupo oposicionista. Mesmo respeitando e confiando em nossa fonte, particularmente não acredito na desistência de Luiz Jairo em sua busca ao posto mais alto da política upanemense. No entanto, já disse aqui várias vezes, que não seria tão fácil para o ex-vereador unir o grupo oposicionista. O nome do Agrônomo Zé Wilson – PT ganha força dentro do próprio grupo, apesar do mesmo negar o interesse em ser candidato. Está tudo aberto nesse jogo de xadrez. Esperemos a próxima jogada.

LETRINHAS
Desde a inauguração do posto de auto atendimento do Banco do Brasil em Upanema, venho observando um vandalismo lento e silencioso. Algum psicopata cismou em arrancar as letrinhas que compõem o nome “auto atendimento” instalado em uma placa luminosa na entrada do prédio. Primeiro ele arrancou a letrinha “A”. Depois ele arrancando uma por uma sem ninguém notar (menos eu). Depois deu seqüência arrancando às outras. Até o fechamento dessa edição o nome Auto atendimento estava assim: d mento. Isso mesmo. No começo, pensei que fosse uma criança que estivesse sendo ruim, mas a placa é vertical, portanto as letrinhas vão ficando cada vez mais altas na medida em que são arrancadas, coisa que uma criança pequena não conseguiria sozinha. Na minha investigação acredito que um adulto está cometendo esse ato de vandalismo. O pior é que ninguém viu, ninguém ver uma coisa dessas em pleno centro da cidade. É brincadeira.

JUSTIÇA
Ei pessoal! Tem coisas que o povo esquece rapidinho né? Inclusive os direitos do cidadão. Mas, as vezes nos lembramos e cobramos aqui a solução desses descasos. Por exemplo: Vocês se lembram do Seguro-safra que até hoje os agricultores upanemenses não receberam? Pois bem. Várias audiências e conversa mole foi dita a respeito do caso, sem que nenhuma providência fosse tomada. Aqui vou eu dar minha humilde sugestão para solução do problema. A Câmara Municipal de Upanema e a Prefeitura de Upanema têm advogados a disposição da população. Então sugiro que se forme uma comissão de representantes dos agricultores prejudicados e entrem com uma ação contra o estado ou a união (seja lá quem tenha culpa no caso). Só assim teremos algum posicionamento a respeito do caso. Talvez o dinheiro que os agricultores recebam seja maior do que aquele que receberia normalmente. O que custa os agricultores fazerem isso? Taí minha sugestão.

FILHOS DE CAINDINHA
Circula no meio político upanemense um boato que o grupo liderado pelo vereador Nonato Garcia – PSB, composto pelos vereadores Josiel Gondim – PSB e Otávio Augusto – PSB irá se filiar no PR e não no PMN como se comentava anteriormente. Dessa forma, o grupo ficaria mais forte, ao lado da vereadora Adelcina Barbosa – PR que comanda o partido em nosso município ao lado do seu esposo, o ex-prefeito Manoel Lino Bezerra, que demonstrou na última edição do Jornal de Upanema, interesse em disputar a prefeitura na próxima eleição. O grande problema estaria no interesse também do vereador Nonato Garcia em disputar a cadeira de prefeito. Aguardemos.

FILHOS DE CAINDINHA II
Está fixada no mural da PMU, uma relação contendo os nomes de alguns (ou muitos) “assentados” que não residem nos assentamentos onde possuem um pedaço de terra e uma casa para morar. Ou seja: Tem mais ta faltando. Os “assentados” devem voltar - se é que algum dia eles moraram - a ocupar suas residências, sob pena de perdê-las. Fiquei sabendo que os próximos a terem que ocupar suas casas serão os beneficiados pelo programa da Prefeitura/Caixa Econômica. Arrocha!

PERGUNTAS
Voltando ao assunto de Mirandas...
Acho que algumas perguntas, se respondidas, poderiam facilitar uma melhor conclusão dessa polêmica envolvendo os dois municípios e a comunidade de Mirandas:
Na Lei que passou Upanema a condição de município existia as delimitações da área do município? Se sim, onde estão esses dados?
O GPS (aparelho que efetuou a demarcação dos municípios para o IBGE em 2000) foi colocado aleatoriamente em um local da divisa, ou já existia um marco/coordenada geográfica no local?
Se por acaso a comunidade for para Caraúbas, Upanema também perderá a área?
Não caberia uma indenização ao município?

LEMBRANÇA
O que vai ter de pai e mãe desse novo colégio Calazans Freire não ta no gibi. Só pra lembrar uma pessoa que não está mais no meio político, mas que foi de fundamental importância para que esse colégio saísse, cito aqui o nome do ex-vereador Dárcio Régis, que foi um incansável lutador para que o prédio da prefeitura fosse doado o mais rápido possível para o estado, com aprovação na Câmara Municipal de Vereadores da época. Acompanhei pessoalmente o empenho de Dárcio e acho que ele merece no mínimo essa lembrança.

PERTURBADOS
Lembram-se do Beco dos Perturbados? Pra quem não lembra, o beco ao lado do bar de Neguinho (no centro da cidade) era o local onde se realizavam todas as segundas, uma seresta. Como na época, os freqüentadores em sua grande maioria estavam passando por “dificuldades amorosas” o beco ficou apelidado de Beco dos Perturbados. Até carteirinha foi feita para os sócios do beco. Teve até eleição para presidente da associação, sendo vencida por Joseilton Costa. Agora, segundo informações, o beco estará retornando suas atividades na sexta-feira dia 07 de setembro. A animação será de Junior Carvalho e convidados. Promete ser uma grande festa.

FESTAS
Por falar em festa, quem também estará tocando aqui no dia 08 de setembro é banda Forró Presença, que tem como um dos integrantes, o músico upanemense Emmer. O grupo tocará ao lado da banda Tibalançar no Clube Municipal. A promoção é de Rondineli e Bezerra Promoções. No dia 05 de outubro a casa de shows Portal do Sol realizará sua tradicional festa de aniversário. A banda cearense Garota Safada, que está arrastando multidões por onde passa, fará a animação da festa. Essa será com certeza, mais uma grande festa de Upanema neste ano.

6 comentários:

Anônimo disse...

edimi é do psb e ñ do pt, caro anax. se é um nome forte é do partido de luiz jairo sacou?

Anônimo disse...

edimi é um nome muito forte, conta apoio de gente de peso.a classe sindical está com ela e ñ abre.

Anônimo disse...

Meu Deus do céu, eu to entendendo realmente que esse povo ta querendo enfiar "de fina força" o nome de Edmir pra prefeita? pelo amor de Deus, ser uma pessoa de bom caráter, honesta e séria, Edmir é uma pessoa desse tipo, não quer dizer que ela estar preparada para administrar um município. Com todos respeito a Edmir, mas vamos pensar em uma pessoa capaz de trazer mais benefícios pra nossa cidade, alguém realmente preparado pra essa tarefa. Morando aqui em Upanema, infelizmente não vejo ninguém.

Anônimo disse...

Vocês acham realmente que "a classe sindical" de Upanema está com essa bola toda afim de eleger um prefeito?
todos sabemos que não.

Anônimo disse...

so o manékkkkkkkkkkkkkkkcom os outro maneskkkkkkkkkkkkkkkolhe q tem muitos phomados q se dobram issokikikikikikiki

Anônimo disse...

falando em JOSE WILSON junto com LUIZ,( não è o jorge porq esse ja mostrou pra q veio bom deixa pra lá)capacidade tem para administrar qualquer prefeitura quer prova vote. fui BACURAL nunca mais serei.