RADIO SABORES DA SERRA

2 de agosto de 2007

MPF ACUSA WILMA DE FARIA DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA E PEDE SUA CASSAÇÃO

O Ministério Público Federal no RN ingressou hoje com uma ação de Improbidade Administrativa contra a governadora Wilma de Faria e mais 20 pessoas no processo de licitação e execução das obras da Ponte Forte-Redinha.

Laudos técnicos elaborados por funcionários do Ministério Público Federal, da Controladoria Geral da União e do Tribunal de Contas da União apontaram diversas irregularidades, entre elas, elaboração de um projeto básico com lacunas que permitiam a inclusão de valores com sobrepreço, edital bastante deficiente e pagamento de serviços com valores bem acima dos verificados no mercado.

Os procuradores entendem que a governadora (e os demais réus) “lesaram o patrimônio público do Estado e da União com atos que atentaram contra os princípios e normas legais da administração pública. “

O MPF pediu à Justiça Federal o afastamento e cassação dos direitos políticos da governadora pelo período de 5 a 8 anos e o bloqueio do patrimônio dos réus, entre outras coisas.

Os réus:

Maria de Faria, governadora do estado do Rio Grande do Norte; Francisco Adalberto Pessoa de Carvalho, secretário da Infra-Estrutura do RN; Gustavo Henrique Lima de Carvalho, ex-secretário da Infra-Estrutura do RN; Ulisses Bezerra Filho, ex-secretário Adjunto da Secretaria da Infra-Estrutura; Kilva Vankilva Leite de Freitas, presidente da Comissão Especial de Licitação do RN; Alexandre Pinto Varella, membro da Comissão Especial de Licitação do RN; Welbert Marinho Accioly, membro da Comissão Especial de Licitação do RN; Carlos Cabral Freitas de Macedo, membro da Comissão Especial de Licitação do RN; Victor José Macedo Dantas, membro da Comissão Especial de Licitação do RN; Damião Rodrigues Pita, membro da Comissão Especial de Licitação do RN; Francisco Antônio Cordeiro Campos, membro da Comissão Especial de Licitação do RN; Outec Engenharia LTDA; Tunehiro Uono, responsável pela empresa Outec* Engenharia de Projetos LTDA. Rui Nobhiro Oyamada, sócio-gerente da empresa Outec; Construtora Queiroz Galvão; Maurício José de Queiroz Galvão, responsável pela Construtora Queiroz Galvão; Marcos Queiroz Galvão, responsável pela Construtora Queiroz Galvão; Ricardo de Queiroz Galvão, responsável pela Construtora Queiroz Galvão; Construbase Engenharia LTDA; Vanderlei de Natale, responsável pela Contrubase Engenharia LTDA.; Celso Luiz Moscardi, responsável pela Contrubase Engenharia LTDA.; José Luis Torres Rossetti, responsável pela Contrubase Engenharia LTDA.

FONTE: Blog do Ailton Medeiros




16 comentários:

Anônimo disse...

E ela comete erros? Pensei que Wilma fosse santa, ela discursa como fosse a grande, a poderosa, a infalível, a imbatível, eu pensei que ela fosse bater o recorde da honestidade, pensei que ela ía para o Guiness Book da perfeição, mas foi pega em IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA. O Governo Lula não poupa nem os seus. E aquela gafe de Lula falando de Wilma lá em Natal/RN sexta-feira? Aquilo foi uma cacetada na nuca, falando da própria colega, meu companheiro Lula. Cuidado Lula, Wilma pode dar o troco na próxima eleição. Atenção aos profesosres que votaram em Wilma, ela vai abrir processos contra professores grevistas. Agora votem nela para Senadora!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

É a onda 40 que se instalou-se no RN, os professores e funcionários do Estado cantava pelos quatro cantos do RN "esta melhor" o RN continua melhor com superfaturamento da PONTE DE TODOS, com a Segurança Zero, com a Saúde que é uma calamidade e a Educação uma piores do Brasil esse é o RN de TODOS POVO SOFRIDOS.

Anônimo disse...

Li hoje num jornal de circulação local que o MPF constatou, após auditoria, que houve superfaturamento na construção da ponte Natal-Redinha no valor aproximado de R$ 29 milhões.
Eis um dos motivos por que "falta" dinheiro para investir na educação e saúde do RN.
Nessas horas, tenho inveja de quem é iletrado, ignorante, apolítico, porque pelo menos não sofre diante de tal realidade.

Anônimo disse...

Como é queremos mudar nossa Educação, Saúde e Segurança se há um desvio de R$ 29 milhões de reais da ponte? É por isso que não temos dinheiro para esses setores, para o Governo só existe dinheiro para comprar a consciência do povo, até quando vamos suportar essas pedras no meio do caminho?

Anônimo disse...

Como educação não dá tanto voto quanto a realização de obras arquitetônicas, a falta de interesse em mudar a realidade é praticamente zero. Para o governo o que importa é escola aberta, aluno, alguém para transmitir conhecimento, giz, carteira e pronto. Como é que o Estado vai se desenvolver sem educação? Vejamos o exemplo dos tigres asiáticos, onde a educação é posta em primeiro plano. O resultado disso é crescimento econômico e desenvolvimento.
Portanto, enquanto a sociedade não se unir para exigir educação de qualidade, vamos continuar atrasados e rotulados como um dos estados brasileiros que tem a pior educação do País.

Anônimo disse...

Eu só espero que não fique no campo da impunidade. Que a justiça não olhe para os empreiteros, MAUS POLITICOS e etc.., com olhos diferentes daqueles que eles olham para alguns que roubam "GALINHAS". Devolvam o nosso dinheiro e a nosso dignidade quando povo sofrido e cansado de tanta enganação, pois é esse apelo que faço.

Anônimo disse...

Gostaria de parabenizar o MPF, pois não vejo outro amparo melhor para nós pobres contribuintes que dignamente pagamos nossos impostos, para outros nos roubar mais a frente. É incrível como tem ladrão do dinheiro público, principalmente quando existem obras de grandes aportes de recursos envolvidos.

Anônimo disse...

Ponte bolso de todos... Isso é uma vergonha, pra onde olhamos vemos corrupção Vereador, Governadora, Foliadulto (Ninguém mas ouviu falar.) Câmara Municipal... não sei onde vamos parar, alguem pode pode responder?

Mané Bola disse...

É inegável que a governadora Vilma de Faria tenha melhorado a situação dos nossos professores, no campo educacional ela deu um show, se comparado com "Garibalde das águas".Elaborou o plano de cargo, deu aumento salarial, onde o outro nunca deu, e está consertando aquela pailhaçada que Garibalde fez com os concursados de 2000. Mas não foi o suficiente para vermos uma melhoria na nossa educação, e agora com esse escândalo de superfaturamente em obras pública da qual poucos governantes no nosso país escapam, inclusive JORGE LUIZ (ex: casas construidas) temos mais é que lamentar.

Anônimo disse...

Empreiteiras, políticos desonestos e safados e parte do poder judiciário constituem no maior mal do Brasil e talvez, da humanidade.

Anônimo disse...

Empreitiras - alguém já viu um construtor desonesto pobre? como é que pode uns analfabetos ficarem ricos da noite pro dia somente com construção? Como aceitamos que uma construção deixe, NO MÍNIMO, 30% de lucro numa obra para o empreiteiro?

Políticos - Fazem contratos superfaturados para levarem o dele também...A maioria dos políticos do Brasil é envolvido com construção civil pq é o melhor ramo para se desviar recursos do governo e encher seus bolsos.

Parte do judiciário - Permitem que tudo isso aconteça, fazem o mesmo (diga-se de passagem os grandes tribuinais pelo Brasil a fora)e não fiscalizam nada nem aplicam as leis contra essa corja de ladrões.

Anônimo disse...

Mané Bola vc é Um "Mané" KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKk

Anônimo disse...

Esse "Mané" que ser alguém, eu te conheço. Vá trabalhar!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Frederico Evandro disse...

De esquisitices Upanema ta cheio. Pra começar, sempre aparece alguns querendo pousar de espertos e deixarem suas opiniões salvadoras da pátria quando tratam da educação por essas bandas. Deixam fórmulas mágicas que solucionam qualquer coisa, serviu até para ‘o problema das onças asiáticas’, deve ser a mesma coisa pra cá também. O que me entristece é ver que o caminho que trilhamos é o mais retrógrado possível, a ponto do Sec. de Finanças anunciar que os investimentos em educação e saúde vão ter que diminuir, mais quais investimentos? Uma banheira mal cheirosa que chiqueira os alunos nos assentamento e os trás pra cidade para conhecerem os exemplos de professores que não se acredita que tiveram capacidade de passar num concurso que tão ruim que escrevem/falam? Ou será que se falava da ótima ambulância terapia que dispomos na unidade mista, com seus bem vinte motoristas (promessas de campanha) que reversão dia e noite pra atender a qualquer um que precise ir medir a pressão ou fazer um curativo em Mossoró (o negócio e tão bom que tem até vereador que é motorista)? É meu amigo a coisa ta preta mesmo, e sem expectativa de mudanças. Sabendo da notícia do grande número de professores radicais que existem em nosso município, os mesmos que não tem coragem nem de continuar uma greve longe do patrão estadual, e quando se trata do patrão municipal, nunca fizeram se quer uma parada ou mobilização... vou até falar pouco por esses extremistas devem ter coragem de dizer que Jorge é careca!

Frederico Evandro disse...

E mudando de pau pra madeira, apesar de não gostar de admitir, mas tenho que dizer a o trabalho de Dona Vilma pra educação teve lá seus méritos, bem mais que Garibaldi, só que agora as coisas mudaram, a eleição já passou e a prioridade, o que ta dando dinheiro no momento, e a questão de pontes e similares, professores, alunos, polícias, e outros gastos estão sendo desnecessários no momento – haja vista que eleição novamente só daqui a mais três anos... Vale lembrar aqui o presente de grego que a Professora Vilma deu ao Ensino Superior do Estado: a UERN abriu núcleos em tudo quando foi lugar, bastando apenas que um deputado aliado fizesse um requerimento. E a conseqüência é que isso sucateou a Universidade, eu já passei por lá, e pelo visto vivi um período de vacas gordas, agora pelo que soube a coisa ta preta mesmo. Faltam recursos pra tudo, nada de livros novos, nada de viagens de campo, nada de apoio a congressos, os professores estão indo todos pra UFERSA e outras particulares, e os docentes são agora só por contrato temporário. Daqui uns dias o MEC vai rebaixar aquela academia ao titulo de faculdade, porque lá só ta existindo, e ruim, a parte do ensino, na de pesquisa e muito menos de extensão.

Frederico Evandro disse...

Quanto à questão do superfaturamento de obras, me parece Vilma não esta subornando direito esse pessoal da justiça do RN, porque eles estão pegando muito no pé dela nos últimos tempos, Garibaldi sabia fazer isso direitinho, porque não se pode pensar em superfaturar obra sem falar na farra que ocorreu no Estado com o dinheiro da venda da Cosern e a ilusão da construção de adutoras que só servem pra irrigar fazenda de deputado. Acho que Vilma deveria contratar uma consultoria de Garibaldi pra ele ensinar como é que ganha dinheiro em obra sem ser ‘notado’ pela justiça e como é que faz pra levar funcionário no papo, com ligeiras greves e quase nada de aumento de salários. Como o assunto inicial eram as coisa estranhas de Upanema, não parece estranho o fato do amigo de roda do prefeito ser o dono de construtora que mais vence licitação no município? E também a questão de Upanema ter o maior projeto de construção de casas do país em termos proporcionais (segundo dados da CEF), e um dos piores índices educacionais do nordeste, que é um dos piores do país? E que em oito anos de uma mesma administração o que aconteceu de melhorias na saúde foi uma ou duas ambulâncias que apareceram por aqui, e que a contratação de profissionais existe apenas pra cumprir o que obriga a lei, cadê novos aparelhos, novos exames que podem ser feitos na cidade, novas especialidades médicas; nunca se soube notícias a respeito... só ouvimos falar foi de hospital modelo, escola modelo... abatedouro modelo, estrada modelo, torre de celular modelo... Mas Prefeito, o povo gosta é de carne, de comer temperado, modelos são todas magras, só dão sopa, precisamos é de ‘sustança’, de promessas estamos cheios.