Em uma área de 0,25ha Francisco cultiva coentro, alface, pimentão, tomate, mandioca, mamão e outras fruteiras. Toda a produção é vendida na cidade de Upanema e o seu produto não contém nenhum tipo de agrotóxico ou adubo químico. A estrutura que Francisco dispõe, em quase um ano nesta luta, é o solo aluvião da margem do Rio Upanema na comunidade Barreiras, a água do próprio Rio e dois regadores com capacidade para 5L que usa duas vezes ao dia para irrigar as plantas utilizando a força braçal.
Francisco não revela os valores que consegue lucrar por mês, mas garante que não sente saudade da época que trabalhava “alugado”, além de ter dado a oportunidade a uma pessoa que o ajuda no cultivo e outra que faz a comercialização.
Francisco é um dos agricultores cadastrados para participar da Feira da Agricultura Familiar de Upanema que está sendo discutida com apoio do Projeto Dom Hélder Câmara, STR Upanema, Terra Livre, Sertão Verde, Emater, PM de Upanema e Associações com perspectiva de iniciar as vendas neste segundo semestre.
Para melhorar as condições de trabalho, Francisco aguarda a execução de um projeto de horta através da Prefeitura/Governo Federal que prevê a instalação de um sistema de irrigação nesta área. De acordo com consultas trata-se do Pronaf Infra-Estrutura (contrato 125308-45) assinado em 24/11/2001, que é um convênio liberado pelo Governo Federal com execução da Prefeitura Municipal de Upanema que prevê a implantação de infra-estrutura hídrica e de apoio a produção do município, inclusive, a implantação de duas hortas nas comunidades Umari e Barreiras, porém, estas hortas até o momento não foram implantadas e segundo o site da Caixa Econômica Federal este projeto foi totalmente liberado e a situação da Obra/Serviço é de atraso.
Francisco diz aguardar com expectativa este projeto para melhorar suas condições de trabalho e quem sabe incluir outras famílias nesta atividade.
Matéria enviada pelo Agrônomo José Wilson Tavares
Nenhum comentário:
Postar um comentário