RADIO SABORES DA SERRA

30 de agosto de 2007

Recursos para asfaltamento de trecho da BR-110 são destinados para obra em estrada no Seridó

Um abaixo-assinado apoiado por nove dos onze membros da bancada federal do Rio Grande do Norte mudou o destino de R$ 8 milhões alocados em emendas coletivas para o asfaltamento da BR-110. O documento só não contou com o apoio dos deputados Sandra Rosado (PSB) e Betinho Rosado (DEM).

O dinheiro serviria para o asfaltamento nos trechos da BR-110 que liga Mossoró às cidades de Upanema e Campo Grande, um sonho de mais de 30 anos dos moradores da região Oeste.

No entanto, o deputado federal João Maia (PR) conseguiu convencer os membros da bancada a mudar os recursos que estavam para serem liberados, para a BR 226 na região do Seridó. O argumento era que seria necessário um projeto para viabilizar a obra.

A explicação não convenceu a deputada Sandra Rosado. "Eu lutei para incluir esses recursos na emenda e discordo plenamente dessa mudança e esse argumento da falta de um projeto não convence", acrescentou.

A pessebista também achou estranha a atitude dos prefeitos das cidades prejudicadas que se calaram diante dessa situação. "Esse é um sonho antigo de Mossoró e região. Fico me interrogando o porquê dessa atitude e estranho o silêncio das lideranças das regiões que seriam beneficiadas", frisou.

O deputado federal Betinho Rosado também foi procurado para comentar o assunto. O assessor Marcos Pinto disse que ele estava participando da sessão plenária da Câmara dos Deputados e que retornaria no final da tarde de ontem, fato que não ocorreu até o fechamento desta edição.

JUSTIFICATIVA

O dinheiro destinado pelo Ministério dos Transportes para implantação de rodovias federais não poderá mais ser usado este ano porque, de acordo com o deputado federal João Maia (PR), o projeto de viabilidade técnica e de engenharia para as obras da BR-110 não ficou pronto. "A intenção da bancada era usar parte do recurso para a estrada do Cajueiro e BR-110, mas tem que haver um convênio com o governo estadual e sem os projetos de viabilidade o dinheiro não pode ser liberado", diz João Maia.

O deputado informou que para não devolver o dinheiro à União, a governadora encaminhou ofício ao Ministério dos Transportes para usar o dinheiro da Emenda na BR-226 que já tem os projetos e licitações prontas. Por isso o deputado João Maia partiu atrás da bancada do RN para conseguir as assinaturas solicitando a transferência do recurso para as obras da BR-226, na região de Florânia ao Ceará.

Segundo o deputado João Maia, não há outra opção para não perder os recursos senão transferi-los para a BR já licitada. "É um compromisso da bancada começar as obras da BR-110 no ano que vem. Vamos cobrar para que os projetos de engenharia e viabilidade fiquem prontos", diz.


FONTE: Jornal O mossoroense

Nenhum comentário: