RADIO SABORES DA SERRA

11 de novembro de 2008

Assentados devastam mata nativa

Transitava eu e um colega na BR-110 quando observei que próximo à cidade, na antiga fazenda de Eloilde, havia acontecido um pequeno incêndio na vegetação próxima a BR. Pensei que era por causa da alta temperatura que estamos vivendo, mas fui alertado pelo colega, que o incêndio tinha sido provocado por um grupo de novos assentados que estão acampados no local. Já devastaram uma área considerável da mata nativa, para venderem a lenha e fazer seus cercados, pastos, casas etc.
O fato é que como bem disse o Ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, um dos maiores responsáveis pela devastação no Brasil, são os assentamentos rurais. Um exemplo disso ocorreu na localidade de “Rita Veras” onde hoje está localizado os Quatro S e o Padre Pedro. Quem conheceu aquele local, sabe que muitos animais da fauna silvestre praticamente desapareceram depois do desmatamento provocado pelos colonos. Animais como tamanduá, macacos, papagaios, comuns no local, agora só em momentos raros é que podemos observar ou presos nas casas dos colonos.
Apesar de leigo no assunto, fiquei sabendo que esses desmatamentos têm o apoio do INCRA, pois fazem parte do processo de instalação do assentado. Inclusive, tem recursos financeiros, para que o assentado destrua a floresta. E viva o Brasil!

2 comentários:

Anônimo disse...

Caro amigo. A lei permite que em áreas do semi-árido podem ser desmatados até 80% da área da propriedade rurai. Todos os desmatamentos financiados pelos bancos são autorizados pelos órgão de fiscalização como IBAMA e IDEMA. Esse percentual que citei é documentado(averbado) em Cartório. Quando autorizamos o desmatamento estamos amparados pela lei. Além do mais é normal que o crescimento da população humana ocupe os espaços antes destinados a índios e bichos, vc mesmo está ocupando o espaço que antes era de índios (Pêgas). Com relação aos 4 s, realmente os papagaios e macacos cederam o lugar para sobrevivência de aproximadamente 400 famílias, que dá um total de 2000 pessoas, produzindo pra eles e pra vcs da cidade. A idéia da Reforma Agrária é essa mesmo! Com relação aos novos assentados da fazenda perto da cidade, também discordo do local das casas, vê-se logo que é gente interessada em fazer favela. Os que tem coragem de trabalhar, vão pra os 4s, os que não tem coragem de trabalhar ficam na beira das cidades e das estradas. Os assentamentos menos produtivos são os mais próximos das cidades. Mas, no caso desses dai de UPN, são eles que decidem, não existe nenhuma lei proibindo ou permitindo locais pra moradas , são orientados e os beneficiários decidem onde querem construir as casas. Nesse caso ai, acho que estão sendo mal orientados por um Técnico de Assu. Salientamos que esses assentamento não pertence ao INCRA e sim a um outro tipo de Reforma Agrária chamada de CRÈDITO FUNDIÁRIO, que é coordenado pelo Governo do Estado através da SEARA.
Nesse caso, o estado apenas empresta o dinheiro pra que os Beneficiários comprem a Terra, é feito um projeto que dê retorno financeiro pra que os assenados possam pagar o empréstimo recebido. O técnico recebe um percentual de até 8% do valor destinado as construções,
benfeitorias e equipamentos adquiridos pelos pretendentes. O Governo empresta até 16.000,00 para cada um; valor que deve ser destinado a aquisição da Terra e e benfeitorias. A título de informação, em Upanema os dois primeiros assentamentos desse tipo já estão entrando em inadimplência por não terem como quitarem o débito contraído.

Anônimo disse...

É importante conhecer um pouco mais e não só divulgar o que a imprensa diz