RADIO SABORES DA SERRA

12 de novembro de 2008

Feriado do absurdo

Dois noticiários dos blogueiros locais deixaram muitos leitores surpreendidos por causa da aprovação, pela Casa Legislativa Municipal, de mais um feriado municipal.Nem é preciso perguntar ao povão se no Brasil alguns feriados são sem sentido. Não. Recordemos do feriado do dia 3 de dezembro, dia da bandeira municipal, Proclamação da República, Corpus Christi, Tiradentes, Padroeira do Brasil e Natal. Alguns desses não são tão relevantes como o era no passado.Os feriados religiosos de hoje não têm o mesmo sentido como há 50 ou mais anos.Pensemos no efeito que faz um feriado: paralisação das atividades produtivas e em conseqüência a ociosidade se faz presente com toda a força.Na área da educação temos alguns feriados diferenciados: Dia do Professor (15 de outubro) e Dia do Estudante (11de agosto). Ainda no Dia do Servidor Público ( 28 de outubro) há uma paradinha também.A aprovação do novo feriado dividiu as pessoas. As que com certeza estão defendendo é porque pertencem à comunidade evangélica. Ou seja, estão reivindicando um direito. É o que chamamos de isonomia. Se há um feriado municipal para todos os católicos e não-católicos (dia 8 de dezembro) por que não um feriado para os evangélicos (Protestantes) e não-evangélicos?Agora passo a refletir com vocês leitores um aspecto que talvez muita gente não entenda e nem concorde. Mas é uma opinião formada.Apesar de o projeto ter vindo do executivo, foi uma sugestão de um vereador: o vereador Aguinaldo. (Se eu não estiver correto, dêem a chance para que eu corrija).Como sabemos, o vereador Aguinaldo pertence a AD. Sem dúvida, um feriado desses irá fortalecer aquele grupo na sociedade.Se voltarmos apenas vinte anos no tempo, veremos que a política não era o forte dos evangélicos. Naquele tempo estava começando a ter candidatos, mas não com a intensidade que está e a aproximação tão grande do poder.Um feriado desse mostra que os evangélicos estão a cada dia mais se distanciando dos princípios do Evangelho (pequeno rebanho, santidade, etc). E a política, meus amigos, infelizmente não é uma coisa tão santa assim. As eleições 2008 provaram isso. Nem é preciso magoarmos as feridas que ainda estão abertas, diga-se de passagem, por uma parcela considerável daquele grupo.E as críticas do passado feitas ao “romanismo” já não têm tanto sentido, pois os “romanistas” se aproximaram tanto do poder que ainda sofrem com isso.Se eu aprovo ou não o feriado? Quem sou eu para ser contra?Se eu fosse edil upanemense, faria o seguinte: ou faria um projeto de resoluçao (é isso mesmo?) sugerindo a extinção dos feriados sem sentido ou escancararia as portas para que outros grupos e/ou entidades, religiosas ou não, solicitassem mais um feriado.Agora deixo a bola para Vossas Excelências!


FONTE: Blog de Xavier Gondim

4 comentários:

Anônimo disse...

um comentário dessa magnitude só podia partir dele, xavier,com certeza não seria diferente,ele não consegue ingolir os evangélicos.

Anônimo disse...

Parabéns pelo amigo Xavier Gondim pelo seu belo texto!!!!

Anônimo disse...

Xavier tem toda razão em seu comentário, esses evangélicos daqui de Upanema tão se achando os deuses da cidade, ignoram qualquer outra pessoa que não seja evangélico, mas a primeira coisa que fazem quando tem algum congresso ou alguma festa feita por eles vem vender camisas e outras coisas ao "povo do mundo" como eles mesmos se referem aos católicos, e os bestas compram. Agora vá algum católico pedir qualquer tipo de ajuda pra festa da padroeira a eles pra ver se ajudam?

Anônimo disse...

Ou cabra macho !!!!!!!!!!!!!!!!!
Valeu XAVIER. Viva a liberdade !!!!