RADIO SABORES DA SERRA

31 de dezembro de 2013

Balanço do ano de 2013, segundo o Blog do Anax

Um ano se passou e chegou a hora de fazer um balanço administrativo do legislativo e executivo municipal. É preciso sempre repetir que esse é um blog particular e de caráter opinativo, não significando jamais que o que escrevemos traduz-se em verdade absoluta. Nenhuma pretensão quanto a isso, claro! Mas, nossa opinião traduz-se numa visão dos fatos ocorridos que serão passados para o monitor do computador. O sentimento é verdadeiro, os fatos também. Então vamos lá.

Começando pelo legislativo, que sem dúvida nenhuma representa uma extensão da Prefeitura e nem de longe representa os interesses do povo. Como disse um vereador, eles estão ali para votar os projetos do prefeito. Hoje, ninguém duvida. Um legislativo sem conteúdo, sem altivez e subserviente. Ninguém merece! Para completar, o legislativo tem uma direção que de forma inédita, não prestou contas do que entrou nem saiu, quando se fala em recursos. O detalhe é que se há algo de errado, o Tribunal de Contas do Estado deverá cobrar caro pelos erros, depois. Alguma coisa de errado tem, pois se não tivesse, por qual motivo não divulgar? Em meio a dúvidas e certezas, temos um legislativo que envergonha nosso povo.

Pelos lados do executivo o cenário não é tão diferente. Começando pela não realização do maior evento cultural de nossa cidade, o carnaval. Foi a primeira grande demonstração de uma administração que visa economizar e arrecadar para fazer num sei o quê. Ou alguém sabe? Passou um ano e a culpa pela falta de obras e ações ainda é da gestão passada. Não tem quem se convença de uma coisa dessas, pois a atual administração teve tempo e dinheiro de sobra para colocar a casa em dia. Aconteceram coisas nessa administração que com o desmantelo que eles atribuíam a época de Maristela, não acontecia. Tanto é que a maioria das obras feitas nesse primeiro ano foi com recursos da gestão anterior. Dizer que não fez por conta da gestão anterior é assinar atestado de incompetência e o povo já começa a demonstrar que não quer mais ouvir falar nessa conversa. Dizer que pagou dívidas da gestão anterior é uma mentira deslavada ou uma confissão de um crime. Que menino bom é o prefeito. Tá pagando as contas deixadas por outros prefeitos? Quem acredita numa história dessas, meus amigos? Se outro prefeito deixou contas e não deixou recursos, deve ser acionado na Justiça, pois a conta não é de Luis Jairo. É assim que ele tem conseguido sair do CAUC e resolver algumas pendências. Quem paga é quem deve. Aliás, o Ministério Público deveria investigar essa afirmação de que a atual administração tá pagando contas de gestões anteriores. Se precisar de print, tenho um monte, de vários blogs que desde o começo do ano afirmam isso. Por falar em MP, esperamos mais presença, pois o sentimento da população é de que antes tínhamos mais ação do mesmo.

Se formos analisar por secretaria vemos que o principal problema foi o caos instalado na saúde, onde a falta de médico e medicamentos é uma tona até hoje. Antes tínhamos um médico que praticamente morava dentro do hospital e remédio de graça para pessoas carentes. Hoje, vemos outra realidade. Além disso, a Unidade Mista de Saúde não teve andamento nas obras e os pacientes passaram um ano sendo atendidos de forma precária em um ambiente que não é adequado. As ambulâncias estão sucateadas. Não dá pra falar desse primeiro ano de administração sem falar na vergonha que foi a área da saúde. Nada menos que três secretários foram escalados para tentar resolver os problemas da pasta. Upanema sofreu como a muito tempo não sofria na área da saúde. O principal motivo todos sabem: economia, corte de gastos para arrecadar mais. Para quê? Alguém sabe?

Mas, atual administração também comemorou algumas coisas. Com o dinheiro do ISS da Delta, fizeram o asfalto da Av. Antonio Vitorino. Sinceramente sou doido pra elogiar essa obra que era um anseio antigo da nossa população. Mas, como vou elogiar uma coisa que não tem transparência. Primeiro, não se sabe quantos metros cúbicos ou quadrado de asfalto foi feito. Se calcularmos o dinheiro gasto, quase meio milhão de reais, para o que foi feito, teremos um valor absurdo e fora da realidade. Segundo, nunca ouvi falar que uma gatinha contratasse uma empreiteira para terceirizar uma obra. Sempre é ao contrário. Nessa obra aconteceu. Ainda relacionada a obras, como já dissemos, tivemos a reforma do estádio Freirão e conclusão da UBS do bairro Pêgas. Ambas com recursos do governo Maristela, sendo que só a segunda funciona. O abatedouro, tão criticado pela comunicação “azul turqueza” até hoje não funciona. O feitiço virou contra o feiticeiro. Para elogiar mesmo, só me lembro de duas obras. A iluminação do complexo esportivo Nélio Dias e a reforma nos esgotos que estão sendo feitas agora em dezembro. Parabéns.

Agricultura. Alguém sabe dizer o que o homem do campo tem a comemorar? Os tratores quebrados, reclamação de discriminação política para o corte de terras, além de falta de projetos estruturantes em parceria com o Governo Federal. Na época da gestão do secretário Aisamaque, Upanema tinha projetos de todos os tipos e em todas as áreas. Hoje...

Na Ação Social, o boicote a administração de Rivanda Bezerra é grande. Temos informação de que o objetivo é fazer ela pedir para sair, como fizeram com outro secretário. Além disso, fontes seguras nos confirmam que piadas, por cima de piadas são direcionadas a atual gestora da Ação Social. Não entendemos até hoje como ela agüenta, tendo a vaga de vereadora a disposição.

Na educação, vemos uma secretária com vontade de trabalhar, mas as condições oferecidas são poucas. Os ônibus, um legado deixado pela gestão Maristela, encontram-se em situação preocupante. Se não começarem a tomar providência logo, teremos sucatas ambulantes rapidinho.

Na área de finanças, temos um capítulo a parte. As licitações chamam atenção até de quem não entende muito da área. Licitações de setores como combustível, transporte de alunos e limpeza de fossas tiveram valores absurdos. Sem falar que até em novembro tivemos licitações, sempre com as datas de início e fim das mesmas, ocultas. Sem falar nos atrasos dos pagamentos dos carros que transportam alunos e professores e alguns fornecedores. O tratamento dado aos que precisaram de informações ou foram cobrar o que era de direito, foi um dos pontos mais comentados nesse ano. Mas, ninguém tem coragem de dizer nada, pois é de lá que sai o dinheiro. Quem é doido de dizer alguma coisa!

Diante desse balanço, o que esperar para 2014? Esperamos melhoras, mas a perspectiva não é boa. De presente de Natal, tivemos um presentão para o próximo ano e para o resto de nossas vidas. A Contribuição para Iluminação Pública é mais uma forma de arrecadar dinheiro de uma população que acreditou que com a mudança, Upanema poderia avançar. Hoje, vê que o que muitos diziam e o que muitos torceram para que não acontecesse, é a realidade. Quem era para administrar não administra. O povo fica em segundo plano. Um grupo é quem comanda com objetivos desconhecidos para alguns e claros para outros. Ou seja, essa é uma administração de “Vida digna para alguns”.







8 comentários:

Amon Carlos disse...

Quero através desse espaço desejar a todos os conterrâneos que leem estes comentarios incluindo seu autor um feliz ano novo de paz e saúde incluindo também os não nascidos em Upanema que Deus os proteja sempre

Anônimo disse...

Eu gostaria de saber se vcs não vão publicar com fotos da mutidão de gente a festa do prefeito da matança dos bois, na passagem de ano novo, nesta edição, ou não aconteceu o que falaram e comentaram da festança? quando acontece as coisas eles publicam logo e essa festa não deram nem niticua.

Anônimo disse...

Nós queremos saber com quem os CARLOS, estão realmente, politicamente? segundo uma fonte Arlindo já se filiou a PMDB, Amon, ninguem sabe ainda, vamos aguardar o posicionamente deles na proxima eleição.

Anônimo disse...

Anax voce tem é muita conversa fiada sobre o atual prefeito.Vá elogiar o mesmo e nao defamar,Ele,nao te deve,nao te xinga,entao pra que voce fica dizendo e falando BESTEIRAS.
Passe Bem.

Anônimo disse...

BABACA O ANAX TA FALANDO SOO MENTE SOO A VERDADE, PELO VISTO TE INCOMODOU, Ô LAPADA EM VC!!!! KKKKKK

Anônimo disse...

PARABÉNS ANAX PELA RETORSPECTIVA VC SÓ FALOU A VERDADE E DOA EM QUEM DOER, MAIS A ESSAS ALTURAS AINDA TEM GENTE BABACA AGREDITANDO NA MUDENÇA? É ESSA A MUDANÇA BANDO DE BABACAS, VCS NUM TÃO VENDO NÃO ELES MUDANDO DE CARROS E DIZENDO Q É O SEGURO. A POVO ANALFABETO KKKKKKKK É A MUDANÇA

Anônimo disse...

Nao sei se ele deve ao anax. Mais a população ele ta devendo muita explicação..... Fui eleitor de Jairo e ate agora nao vi nada do que ele prometeu nos palanques...
Vejo muita entriga e babação de ovo e só.

Anônimo disse...

a festa que fizeram era pra ter sido na praça de eventos com bandas boas e para toda a população. nãoo só para os bicudos não. o prefeito do povão JORGE LUIZ todos os anos dele na prefeitura ele fazia era festa de arromba e a prefeita maristela quando ele fazia era pra todos e nao pros bacurais nao. mais como diz o ditado é mudança kkkkkkkkkkkk