RADIO SABORES DA SERRA

26 de dezembro de 2013

Procurem outro

Sabe aquele ditado que diz: quem não deve, não teme? Pois bem.

A imprensa marrom publicou nos últimos dias informações dando conta que o município tinha entrado no CAUC, que é uma espécie de lista negra da Controladoria Geral da União, que impede que os municípios recebam recursos ou firmem convênios com o Governo Federal, devido a irregularidades na prestação de contas. Na maioria dos casos, os problemas são de ordem burocrática, mas a entrada do município no CAUC parece ser coisa de outro mundo para essa gestão, que pensa que quando outro gestor entrar ou até mesmo nos últimos anos da atual administração, não vai ter o nome do município entrando e saindo do CAUC dezena de vezes por causa dessa gestão. Mas vamos ao caso em questão.

O convênio para realização da I Semana Cultural de Upanema, foi uma emenda do Senador José Agripino, em 2009. O valor da época era em torno de R$ 100.000,00 através do Ministério do Turismo. Todos os procedimentos burocráticos foram realizados, como a licitação e contratação de uma empresa para organizar a festa. Na época, a empresa Saia Rodada Produções Artísticas foi a vencedora e ficou responsável pela realização do evento. Como tratava-se de um convênio, a Prefeitura, através da Secretaria de Turismo e Comunicação, montou um projeto com o interesse turístico, a viabilidade e a estrutura que o município tinha para receber os recursos. Na parte da empresa, ficamos sabendo depois, que cabiam algumas responsabilidades, como: a colocação de um banner no fundo do palco, um telão ao lado do palco, filmagem e fotos do evento, entre outras coisas, sempre com o objetivo de divulgar a logomarca do Governo Federal, comprovando que houve os shows. Infelizmente, algumas dessas responsabilidades não foram cumpridas pela empresa e outras empresas que receberam os recursos para realização de festas como São João, carnaval, festas de emancipação pelo Brasil inteiro. Um ano depois, pipocaram denúncias contra parlamentares que destinaram emendas para festas e não foram realizadas, gerando uma fiscalização rigorosa na prestação de contas dessas emendas. Isso fez com que o município fosse cobrado posteriormente e a Secretaria de Turismo e Comunicação enviou algumas fotos, matérias e áudio, comprovando a realização do evento, que toda Upanema sabe que foi realizado, pois trata-se da festa que teve como atração principal a banda Capim Cubano.

O que coube a Secretaria de Turismo e Comunicação, foi feito. Agora, se há irregularidades na prestação de contas, deve ser por outro motivo que não é de responsabilidade da Secretaria de Turismo e Comunicação na época. Afirmo que nunca fomos contactados, nem notificados sobre uma única irregularidade na secretaria, no que tange a responsabilidade da mesma. Para reafirmar nossa lisura, deixamos a disposição nosso sigilo bancário para eventual consulta da Controladoria Geral da União.

Aqui nessa mão que digita nesse momento, ninguém pega não viu! Se tiver alguém que deve, que pague. Só não sou eu!

Um comentário:

Anônimo disse...

e entregou quando disse: "ficamos sabendo depois, que cabiam algumas responsabilidades, como: a colocação de um banner no fundo do palco, um telão ao lado do palco, filmagem e fotos do evento, entre outras coisas, sempre com o objetivo de divulgar a logomarca do Governo Federal, comprovando que houve os shows." vc num é o sabichão???