RADIO SABORES DA SERRA

17 de dezembro de 2013

Dessa vez o FLORMINENSE não tem culpa

Acompanhei ao vivo pela internet, o julgamento no STJD sobre os casos envolvendo Flamengo e Portuguesa. Diante dos fatos, diante do apresentado pelas defesas e explicações dos auditores, para mim não resta dúvida de que se fez justiça. Como torcedor, não teria nada melhor do que o FLORMINENSE pagar o que ele deve, ou seja, a segunda divisão. Mas, não podemos analisar coisas que estão na lei, de forma apaixonada. A lei é fria, sem paixão, sem lado e deve ser interpretada da mesma forma. No caso da Portuguesa, nada mais claro do que uma falta de comunicação entre o advogado e o clube que acabou escalando um jogador sem condições de jogo. A lei diz o quê para o caso? Punição de 3 pontos mais os pontos adquiridos na partida, ou seja, quatro, mas poderia ser seis se a Portuguesa tivesse ganho a partida. Além disso, a defesa da Portuguesa foi patética. Com duas de estudo do caso e lendo o regulamento das competições eu teria feito uma defesa melhor.

No caso do Flamengo, a defesa foi brilhante. Mas, perdeu por unanimidade – é verdade. O caso do Flamengo a tese levantada pelo renomado advogado Michel Assef Filho, era de que a lei deixava brecha para três tipos interpretação do caso da escalação de André Santos, já que tinha sido expulso no último jogo da Copa do Brasil. Não convenceu, mas tem embasamento. Isso pode ser mudado no Pleno do STJD. Agora, o correto teria sido o clube fazer uma consulta antes de ter colocado o jogador em campo. Mas, o clube não fez, correndo um sério risco que poderia pagar mais caro ainda, com a segunda divisão.  Não é admissível que um clube do tamanho do Flamengo tenha cometido uma falha grave diante de um caso que apresentava dúvida.

E o FLORMINENSE, o que tem haver com isso? Nada! Quer dizer... Sorte! Poderia ter saído melhor ainda se não tivesse se manifestado na hora do julgamento. O advogado do clube, quase que chora, pedindo para os auditores não deixarem de cumprir a lei, só porque era o FLORMINENSE que iria se beneficiar. A Portuguesa tinha acabado de fazer uma defesa ridícula e o advogado do FLORMINENSE poderia ter evitado aquela declaração desesperada e deixado a Portuguesa ter se enforcado sozinha, sem a imagem do FLORMINENSE como um dos que puxou a corda.


De qualquer forma, o FLORMINENSE deve ser cobrado por outra coisa que aconteceu no passado, com relação a este ano, não acredito que devamos condená-lo. 

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabéns babão lapada! Até que emfim... Sim o prefeito também já fez coisas boas, defenda ele também.