RADIO SABORES DA SERRA

22 de fevereiro de 2007

BALANÇO DA FESTA

É hora de fazer um balanço do carnaval de Upanema.

Talvez eu não seja a pessoa mais indicada para fazer o mesmo, pois faço parte da organização do evento há seis anos. Mas, quero me atrever a comentar o maior evento do município, pois acho que como upanemense, também tenho direito de expressar meu pensamento a respeito da festa.

Vou tentar dividir em tópicos o que eu vi e achei do carnaval.

EXPECTATIVA

Baseando-se pelo carnaval do ano passado, onde tivemos um grande investimento em divulgação, sinceramente, eu esperava que o carnaval desse ano fosse um carnaval bem menor. Muitos agora devem está dizendo: “Eu sabia que não ia ser menor!”. Na verdade, todos tinham um pouco de receio, pois além da redução na divulgação, à fuga de bandidos para o nosso município as vésperas da grande festa, poderiam ter influência decisiva na vinda de foliões para Upanema. A imprensa da capital chegou a aconselhar que os foliões que viessem para essa região andassem em comboio, pois o risco era muito grande. Hora meus amigos, querem propaganda pior que essa?

EXPECTATIVA II

Com a morte de três bandidos em nosso município, o clima acalmou um pouco. Mas, mesmo assim ainda restava certa apreensão por parte das pessoas que vinham para Upanema. Na sexta-feira conversei com um upanemense que reside em outra cidade e, ele me falava que estava com medo de vir para o carnaval. Falei pra ele da segurança e da grande quantidade de policiais que estavam na área. Ele ficou mais tranqüilo. Que pena que não pude dizer isso a todos. Talvez tivesse convencido outros.

SÁBADO

Começa o dia e nada de gente! Fui ao rio. Parecia um deserto.

No início da tarde deu uma melhorada, mas nada que me convencesse.

Somente a partir das 17:00h tivemos uma impressão positiva a respeito do carnaval. O povo tava chegando a Praça Padre Adelino.

Quando a cantora Lane Cardoso abriu o carnaval, as 19:20, eu pude ter noção da imensidão de gente que estava na festa. Lane correspondeu à fama de “Furacão”. Ele trouxe até chuva. Foi sensacional a apresentação dela. Na chuva. Sem frescura. A galera precisava daquela energia logo no primeiro dia. Lane agradou de cara. No final, eu acho que o público do sábado superou o do ano passado. Começamos bem.

DOMINGO

Pronto! Já passamos pelo primeiro dia. O segundo era uma incógnita sem tamanho. Nunca tínhamos visto a banda Dona Menina (ao vivo). No CD e em vídeos a banda era muito boa, mas ao vivo e em cima de um trio é diferente. O público também passava aquela apreensão de algo novo. Bastou uma música para Priscilla (vocalista) conquistar a galera. Simpatia pura a menina. Repertório variado, com músicas que foram sucessos em outros carnavais, além dos atuais. Depois dessa apresentação eu fiquei certo que o carnaval seria um sucesso, independente de público. O número de foliões no domingo não foi maior que o do ano passado com Grafith, mas foi muito bom.

SEGUNDA

Apesar do atraso (Que já é tradição), a banda Inala confirmou sua fama de arrastar multidões. Ninguém tinha dúvidas da competência da banda. É impressionante o carisma que os meninos têm com o público. Paulinho e Cristiano comandam a galera com muita maestria. Na segunda, Upanema foi invadida por fãs que vieram curtir a banda Inala. Foi o dia em que tivemos mais gente na cidade. A galera respondia a altura da banda. A alegria do Inala contagiou a todos. Inala confirmou sua fama. Parabéns aos meninos mais uma vez.

TERÇA

Depois da primeira impressão, veio a confirmação. Dona Menina é massa. Antes do show, Priscilla (vocalista) estava ansiosa pra saber os comentários a respeito da apresentação da banda no domingo. Falei que a banda agradou bastante. Foi o suficiente pra ela dizer que a segunda apresentação seria muito melhor, pois eles não iriam tocar em nenhuma outra cidade depois do nosso show. Ela perguntou se era possível darmos três voltas no percurso. “É claro que sim!”, respondi. A energia foi total. A simpatia da menina, aliada a um repertório muito bem escolhido, foi como uma injeção de ânimo nos foliões que estavam brincando o último dia de carnaval. A todo tempo ela se comunicava com a galera dos blocos, sendo inclusive convidada pra ser madrinha de um deles (Garotas VASP). O trio virou boate na hora em que ela convidou a galera Gay pra subir e dançar músicas como: I will survive, entre outras. A galera delirou com a festa.

No final da festa, o Prefeito Jorge Luiz subiu ao trio e agradeceu a todos os foliões que prestigiaram a festa. Ele aproveitou pra ressaltar a tranqüilidade com que decorreu a festa e pediu para que o próximo ano, todos voltem com mais um folião para nossa festa. Jorge aproveitou pra “batizar” com goma a cantora Priscilla.

TIMBALASAMBA

Eu vou falar o que dos meninos? Juninho e Jane arrasaram mais uma vez. Timbalasamba é um santo de casa que obra milagres. Todo mundo gosta. Não deixam a desejar em nada. Excelente repertório e um público fiel. Tirando a primeira noite em que a chuva prejudicou bastante o público, o Timbalasamba teve excelentes apresentações. Eu particularmente gostei bastante da apresentação de segunda-feira, onde no finalzinho começou a chover. Foi massa! Valeu galera. O carnaval sem vocês, perde o brilho.

Um comentário:

Fabiano Júnior disse...

valew Anax,parabéns pelo blog e obrigado pelo elogio que vc fez amim e a toda turma do timbalasamba!vindo de sua parte sei q posso confiar!!
vc é FORTE!
abraço!!!