RADIO SABORES DA SERRA

26 de fevereiro de 2007

Nove em dez jovens internados por crime não têm ensino médio, diz estudo

No momento em que vivenciamos um dos piores momentos da educação do município - comprovado pelos números do ENEM - a Folha Online publica uma matéria interessante e, que precede as conseqüências da falta de educação para as sociedades no Brasil. O que pode parecer distante para alguns, para mim não é! Essa realidade que os números mostram, é uma tendência natural e acelerada. Sem atitudes, seremos rapidamente engolidos pela violência causada em grande parte pela falta de educação de qualidade para nossos jovens. Veja a matéria:
Cerca de 90% dos adolescentes brasileiros que permanecem internados por terem cometido algum tipo de crime não completaram a oitava série e, conseqüentemente, não chegaram ao ensino médio. A informação está em uma pesquisa da Secretaria Especial dos Direitos Humanos (SEDH) realizada com dados referentes a 2002.

Os dados mostram ainda que, de um total de 9.555 jovens pesquisados, 51% não freqüentavam a escola. O levantamento mostra que, além de terem baixa escolaridade, 90% dos adolescentes internos eram sexo masculino, 76% tinham idade entre 16 e 18 anos, mais de 60% eram negros, 80% viviam com renda familiar de até dois salários mínimos e 86% eram usuários de drogas.

Segundo a secretaria, o número de adolescentes infratores que cumprem medida privativa de liberdade em todo o país cresceu 363% nos últimos dez anos. No ano passado, havia 15.426 jovens em unidades de internação, enquanto em 1996 eram 4.245.

A região Nordeste foi a que registrou o maior crescimento no número de adolescentes internos, passando de 413 em 1996 para 2.815 no ano passado --um aumento de 591%. Em seguida, vem a região Norte, com crescimento de 523% no mesmo período --passou de 207 para 1.083 adolescentes internos. No Sudeste, o aumento foi de 349%: no Sul, de 313%; e no Centro-Oeste, de 248%.

2 comentários:

Mané Bola disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mané Bola disse...

Infelizmente isso é uma realidade em nosso país. Os nossos governantes procuram os investimentos que estão à vista de todos, pois são eles que trazem votos. Que pobreza a nossa acharmos que casas, campo de futebol, asfaltos, e etc, são mais importantes do que educação, ou pensarmos que, o que está sendo feito é o suficiente. O futuro dos nossos jovens está desprovido e nada está sendo feito pra melhorar essa situação. Que pena.