RADIO SABORES DA SERRA

26 de fevereiro de 2007

Ministério quer conectar todas as escolas do país através da internet banda larga

Se tem um ministro que se salva no governo Lula, é o Ministro das Comunicações, Hélio Costa. Além de político, o Ministro é Jornalista e profundo conhecedor da pasta em que atua. Sempre acompanho suas entrevistas e posicionamentos a respeito da comunicação no Brasil. Ontem acompanhei sua entrevista ao programa Canal Livre, na Band. O Ministro explicou as vantagens da TV digital, que em breve estará chegando aos lares dos brasileiros. Será uma verdadeira revolução na comunicação do nosso país.
Outro ponto que o Ministro abordou e, que achei muito importante, é a intenção do Ministério das Comunicações, juntamente com o Ministério da Educação, de conectar todas as escolas públicas do Brasil através do sistema de internet banda larga.
Segundo Hélio Costa, o primeiro passo será levar a internet banda larga (em alta velocidade) a 16 mil escolas de ensino médio que já receberam laboratórios de informática do MEC. A conexão será feita por meio do programa do Gesac (Governo Eletrônico-Serviço de Atendimento ao Cidadão), do Ministério das Comunicações. "Nós vamos otimizar os sistemas de inclusão digital do Ministério das Comunicações e do MEC”.
O programa atende atualmente 2,1mil municípios, com 3,3 mil pontos de conexão à Internet em banda larga por satélite.
Agora o ministério vai utilizar todas as tecnologias possíveis, inclusive as sem fio, para reduzir custos e otimizar a rede, deixando o uso do satélite (que custa mais caro) somente para áreas remotas onde não há outros tipos de conexão. Assim, o programa poderá será ampliado em 2007 para oito mil pontos de presença e ainda atender a todos os 5.565 municípios brasileiros.

Nenhum comentário: