Se tem um ministro que se salva no governo Lula, é o Ministro das Comunicações, Hélio Costa. Além de político, o Ministro é Jornalista e profundo conhecedor da pasta em que atua. Sempre acompanho suas entrevistas e posicionamentos a respeito da comunicação no Brasil. Ontem acompanhei sua entrevista ao programa Canal Livre, na Band. O Ministro explicou as vantagens da TV digital, que em breve estará chegando aos lares dos brasileiros. Será uma verdadeira revolução na comunicação do nosso país.
Outro ponto que o Ministro abordou e, que achei muito importante, é a intenção do Ministério das Comunicações, juntamente com o Ministério da Educação, de conectar todas as escolas públicas do Brasil através do sistema de internet banda larga.
Segundo Hélio Costa, o primeiro passo será levar a internet banda larga (em alta velocidade) a 16 mil escolas de ensino médio que já receberam laboratórios de informática do MEC. A conexão será feita por meio do programa do Gesac (Governo Eletrônico-Serviço de Atendimento ao Cidadão), do Ministério das Comunicações. "Nós vamos otimizar os sistemas de inclusão digital do Ministério das Comunicações e do MEC”.
O programa atende atualmente 2,1mil municípios, com 3,3 mil pontos de conexão à Internet em banda larga por satélite.
Agora o ministério vai utilizar todas as tecnologias possíveis, inclusive as sem fio, para reduzir custos e otimizar a rede, deixando o uso do satélite (que custa mais caro) somente para áreas remotas onde não há outros tipos de conexão. Assim, o programa poderá será ampliado em 2007 para oito mil pontos de presença e ainda atender a todos os 5.565 municípios brasileiros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário