RADIO SABORES DA SERRA

28 de março de 2008

Resenha da Câmara

Na sessão da Câmara realizada ontem, o Presidente da Casa, Vereador Nonato Garcia – PSB voltou a tecer duras críticas ao governo do Prefeito Jorge Luiz – PMDB. Nonato cobrou a limpeza do lodo existente na passagem molhada da comunidade de Atoleiros. Nonato disse que os moradores têm muitas dificuldades em passar no local, principalmente de moto e bicicletas, pois está muito escorregadio e já causou alguns acidentes. O problema do esgoto da Rua Francisco Inácio também foi abordado pelo vereador. O vereador ainda criticou a direção da Rádio 104,9 por não responder oficio solicitando o retorno do programa da Câmara na emissora. Nonato justificou dizendo que o programa era muito importante para os vereadores divulgarem seu trabalho. A Vereadora Maria José – PMDB disse que o formato do programa só servia para promover o presidente. Nonato rebateu dizendo que muitas vezes convidou a vereadora e outros colegas, mas na maioria das vezes nenhum ia participar do programa. Maria José ainda disse estranhar como o comportamento do vereador Nonato mudou rápido. Segundo ela, ele passou 7 anos elogiando o governo atual, agora, passa cobrar com tanta veemência. Maria José indagou por que o vereador não fazia essas cobranças na época em que era situação. Nonato disse que sempre fez, mas antigamente podia cobrar pessoalmente do prefeito, hoje só pode fazer isso através da tribuna da Câmara ou ofício. Nonato disse ainda que hoje não pode ir a CLC (empresa da família do Prefeito Jorge Luiz), pois segundo ele, não seria bem recebido.


Valério Augusto – DEM cobrou a efetivação dos Agentes de Endemias e perguntou a líder do governo, Vereadora Maria José, se tinha alguma informação a respeito do processo de seleção dos agentes. A vereadora informou que já existe uma empresa organizando o processo de seleção. Segundo a vereadora, o início das inscrições começará dia 02 de abril e irá até o dia 16. A vereadora solicitou do Presidente da Casa um funcionário para que o mesmo fizesse as inscrições na Câmara. O presidente acatou a solicitação e as inscrições serão feitas na Câmara.


O Vereador Neném do Cabano – PMDB indagou o Vereador Valério se o mesmo sabia qual o motivo de um popular ter denunciado a limpeza que a Prefeitura estava fazendo da lama da Rua Francisco Inácio, pois, segundo o vereador, depois da denúncia o Sargento chegou para impedir que a limpeza ocorresse. Valério disse que o popular denunciou porque a limpeza seria apenas um paliativo e iria prejudicar o lençol freático. Para Valério, é necessário que se contrate um sanitarista para faze um projeto que não prejudique o meio-ambiente. Neném disse que concorda com Valério quando ele diz que é preciso fazer um projeto que resolva o problema para sempre, mas isso requer muito tempo e, a população daquela região não pode esperar mais. Portanto, era necessário o trabalho que a Prefeitura iria fazer, mas foi impedida. Valério disse que o problema da lama da Rua Francisco Inácio foi causado pelo Prefeito Jorge Luiz, quando construiu a drenagem de águas pluviais. Neném do Cabano disse que a lama da referida rua não tinha nada haver com a drenagem, pois a água dos esgotos não cai na tubulação da drenagem. Valério disse que o vereador está enganado, pois a população quebra com um martelo e desvia os esgotos para dentro da tubulação.


Nonato disse que a responsabilidade pela limpeza da lama é do prefeito e não adiantava tentar encobrir a responsabilidade dele. Maria José rebateu o vereador dizendo que a prefeitura cumpriu uma determinação da Polícia, que atendeu uma denúncia de um popular. Nonato Garcia disse que se dessem o recurso (financeiro) ele faria a limpeza. Neném disse que não adiantava o presidente tentar jogar pra população que o prefeito não limpava a lama porque não queria, pois quando estava sendo feito à limpeza o Sargento chegou para impedir.


No final da sessão, foi lida uma cópia do convênio entre a Secretaria de Segurança do Estado e a Prefeitura de Upanema, onde o mesmo assegura que a prefeitura iria arcar com alimentação dos policiais até o dia 31 de dezembro de 2007. A Vereadora Adelcina Barbosa – PR disse que o documento era o que estava faltando para que o Prefeito Jorge Luiz pudesse de forma legal, assegurar o auxílio alimentação dos policiais. O próximo passo é firmar um novo convênio, já que este está vencido, explica Adelcina. Ela acredita que a renovação do convênio não será empecilho por parte do prefeito.


O Vereador Otávio Bezerra – PMDB alertou os vereadores para que tomem cuidado com as denúncias apresentadas, pois estamos em ano político e muitas pessoas têm interesse em trazer a tona problemas que não sejam resolvidos pelo Prefeito Jorge Luiz. Otávio referiu-se ao caso da alimentação dos policiais, quando segundo ele, algumas pessoas estavam torcendo para que a Prefeitura não pagasse a alimentação dos mesmos e o município ficasse sem segurança. Para Otávio, não resta dúvida que o prefeito irá cumprir com mais esse acordo em benefício da segurança do município.


Os vereadores também aprovaram por unanimidade o Projeto de Lei que reajusta em 9,21% os salários dos servidores municipais. O Projeto tem data retroativa ao dia 1º de março.


A Vereadora Maria José apresentou projeto para instituição da Semana do Idoso, que será realizada de 25 á 30 de setembro. O projeto foi encaminhado para as comissões competentes.

3 comentários:

Anônimo disse...

Gostei do Vereador Otávio qdo diz que os estão trazendo problemas à tona porque é ano de politicagem por parte de políticos que naum sabem fazer a política. Será q esses problemas só aparecem um político quer tomar o poder do outro sem o povo querer???????

Anônimo disse...

Boa colocação essa do Vereador Otávio. Tem muitos políticos aproveitadores que mostram os problemas apenas na época da política, será que essa pessoa está interessada no bem-estar de nossa população ou quer apenas se beneficiar do poder???? Será que só existem problemas em épocas de eleição?????? Ninguém é bobo não. Esses que tem sede de poder Deus nos livre de pegar a Prefitura, será um tremendo desastre e o passado voltará.
Vc´s querem o passado negro de Upanema? Votem então no candidato da Governadora que naum está nem aí para Upanema.

Anônimo disse...

quem faz um comentario desse é mais babão do agente imagina