RADIO SABORES DA SERRA

10 de novembro de 2013

Pronunciamento do vereador Aisamaque Dályton

Sr. Presidente uso esse espaço para comunicar que  na última semana estive participando do III Encontro de educandos (as) do Programa de alfabetização Mova Brasil na cidade de Angicos/RN, onde na oportunidade acompanhei as educadoras e os educandos do nosso município. O Mova Brasil é um projeto de alfabetização de jovens e adultos executado pelo governo federal, Petrobras, Federação Única dos Petroleiros – FUP e SINDPETRO e tem como objetivo a partir da pedagogia freiriana  (Paulo Freire) alfabetizar os educandos (as) que foram impossibilitados de nos anos iniciais, estarem em sala de aula.  
            Em nosso município contamos com 06 (seis) turmas sendo 4 (quatro) na cidade e 02 (duas) na zona rural.
            Participei ainda da Caravana Agro ecológica da Chapada do Apodi realizada no território Sertão do Apodi/RN entre os dias 24 á 26/out. A caravana reuniu lideranças de vários estados do Brasil e teve como objetivo percorrer os territórios da cidadania conhecendo as experiências de produção agroecológica e ao mesmo tempo denunciar o modelo de produção dos perímetros irrigados afetando diretamente a sobrevivência do ser humano com o alto consumo de produtos químicos. 
            Em Apodi foi realizado o ato de encerramento onde reuniu várias pessoas afirmando que a Chapada do Apodi é um território camponês de produção agrícola sustentável e que o projeto apresentado pelo DNOCS para a região, irá acima de tudo desapropriar agricultores (as) que vivem exclusivamente de sua gleba rural. 
            Mais Sr. Presidente  gostaria de obter informação, se já encontra nessa casa alguma resposta por parte do poder executivo,  quanto as diligencias que solicitei através de oficio sobre os processos licitatórios que tratam da aquisição de produtos da agricultura familiar para a merenda escolar e a locação de transportes. 
            Olhando os vários requerimentos apresentados por essa casa, constatei Sr. Presidente que apresentei um requerimento e  foi aprovado e deliberado por esse coletivo de vereadores, convidando a Secretária Municipal de Saúde  para participar de uma sessão ordinária,  afim de debatermos a  saúde pública em nosso município. 
            Acho esse um momento oportuno, pois varias são as pessoas que nos procuram acerca de medicamentos, principalmente aqueles pessoas carentes que realizam algum tipo de tratamento. Inclusive se observamos os meios de comunicação existentes em nosso município, tem até ação judicial nesse sentido, portanto Sr. Presidente gostaria que a mesa procedesse com essa solicitação. 
            Quanto a segurança pública  Sr. Presidente, gostaria de obter informações quanto a pratica do projeto de lei aprovado por essa casa, autorizando o poder executivo a gratificar os policiais que queiram em momento de folga prestar serviço a guarnição. Nossa cidade, nossa zona rural tem vivido dias angustiantes quanto a segurança pública e com  esse projeto tende a diminuir os índices de violência que tanto preocupa nossa população. 
            Outra solicitação Sr. Presidente  é quanto ás obras inauguradas na semana de emancipação política de nosso município e que NÃO estão atendendo a população. Além do Abatedouro Público, cito a quadra de esporte do Colégio Maria Gorete que quase 02 (dois) meses após ainda falta água e energia e a iluminação do Estádio Freirão. 
            Outra questão colegas vereadores é quanto ao trator de esteira adquirido na gestão anterior para atender as necessidades do  e que não encontra-se em nosso município. Já cobrei aqui uma posição do poder executivo e continuo  com o pensamento de que esse trator poderia estar servindo a nossa comunidade,  auxiliando principalmente na recuperação das estradas vicinais entre tantos outros serviços. È  preciso Sr. Presidente que está casa tome ciência deste fato, precisamos de uma resposta urgente do poder executivo. Não podemos sob hipótese alguma,  perder um bem de grande importância para o nosso município.
Ainda com relação à zona rural, cobrar mais uma vez prioridade no abastecimento de água potável as famílias que dependem desta ação. Já relatei aqui anteriormente a situação do P. A. Salgado e continuo a externar o caos  vivenciado por aquela comunidade. È preciso mais compromisso com as habitantes que residem no campo. 
  Mais uma vez falar e externar minha preocupação quanto ao terminal turístico sobre o rio Upanema. Já cobrei neste espaço e fiz pessoalmente ao Secretario Municipal de Obras e Serviços Urbanos uma solução para controlar a abertura da comporta, que está prejudicando o banho e a atividade física no local. Estive lá no último domingo e constatei que o problema continua sem solução, enquanto isso, vimos os bares e pontos de vendas lotados de pessoas que usam aquele espaço como ponto de lazer. Até agora não entendo tamanho descaso com um bem que só traz benefícios ao nosso município. 
  Relembrar a necessidade da agilidade no agendamento da audiência publica para discutir o Plano Plurianual - PPA 2014-2017,  pois precisamos de tempo para discutir e conhecer as ações planejadas.  
            Por ultimo,  quero só lamentar o comportamento desta casa quanto se trata de projetos que visam  em beneficiar os anseios do poder executivo municipal.    
O que vimos aqui na última sessão extraordinária ( Projeto de lei nº:009/2013) só reforça isso, aprovar uma lei que cria e recria cargos públicos,  inchando cada vez mais a maquina pública sem nenhuma justificativa para tal necessidade,  é mais ação equivocada desta casa. 
Enquanto isso, vimos a cada dia nossa pauta de discussão sendo esquecida. Cadê a pratica dos projetos de interesse social que foram aprovados? Só nos resta lamentar. 
A todos um bom dia e um ótimo final de semana. 

3 comentários:

Anônimo disse...

Parabena Vereador Aizamaque que pena que a câmarea está sem adm o presidente é zero a esquerda e não sabe se quer responder os requerementos de vocês isso e o ÓÓÓÓÓÓóó

Anônimo disse...

PARABENS PARA QUEM ...izamaque kkkkk esse e mais ouro adora a teta da nossa santa vaquinha de upanema kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

A vaquinha de voces não sobra tetas pra ele não pois tem muito puxa tetas forte e grade até de mais para mamar ele e pequeno de mais.