RADIO SABORES DA SERRA

5 de julho de 2007

Entidades definem últimos detalhes antes do lançamento

Governador Dix-sept Rosado - Coordenadores do Projeto Dom Hélder Câmara (PDHC), do Centro de Assessoria das Comunidades Rurais e Urbanas (CEACRU) e Centro de Apoio a Trabalhos e Iniciativas nas Áreas da Criança e do Adolescente (CEATICA), voltaram a se reunir, nesta quarta-feira, 4, para definir as últimas questões para o lançamento do projeto Juventude Rural, patrocinado pela Petrobras, no próximo dia 10, contemplando 36 comunidades rurais e assentamentos de reforma agrária de 10 municípios do Sertão do Apodi.
O encontro desta quarta-feira serviu para discutir com as parceiras o planejamento, monitoria e avaliação (GRH) do projeto e o nivelamento de Gerência em Recursos Hídricos (GRH), que tem como objetivo capacitar a equipe técnica para importância do uso racional dos mananciais, fontes fundamentais para a sobrevivência das comunidades. Durante os debates, foi feita uma apresentação do projeto Petrobras Ambiental, que tem como objetivo a preservação do rio Apodi.
Desde o último final de semana que técnicos e assessoria de comunicação vêm realizando visitas nas áreas onde serão implantados os projetos de horta orgânica e barragem subterrânea, para informar aos jovens sobre os últimos preparativos do lançamento. Na maioria das comunidades, as áreas já foram determinadas pelos agrônomos que, com auxílio de GPS, realizam a medição exata de cada lote, para depois fazer a análise do solo, que vai determinar que produto deve ser plantado e qual a quantidade de água exata a ser utilizada durante o processo de produção.
As metas do projeto se referem à implantação de 28 áreas irrigadas, oito barragens subterrâneas e capacitações em convivência com o Semi-árido, além do manejo de sistemas de irrigação voltados para o desenvolvimento de cultivos de hortaliças orgânicas.
Ao todo, no período de um ano, serão contemplados pelo Projeto Juventude Rural 720 jovens dos municípios de Campo Grande, Janduís, Upanema, Caraúbas, Apodi, Felipe Guerra, Umarizal, Olhos D'água do Borges, Governador Dix-sept Rosado e Rafael Godeiro, todos encravados no médio Oeste Potiguar.
Além de trabalhar uma conscientização ecológica, através do cultivo de hortaliças orgânicas, o Projeto Juventude Rural aparece como uma nova alternativa de renda para o jovem do campo que, apesar das transformações do mundo globalizado, ainda sofre com a falta de atenção dos poderes constituídos, vivendo quase sempre desolado em suas comunidades. "Esperamos encontrar nesse projeto uma alternativa de renda e de trabalho para nós, que passamos muito tempo sem conseguir trabalho devido à falta de incentivos", argumenta Manassés Medeiros, do grupo de jovens da comunidade de Taperas e Umarí, em Upanema.
O Projeto, no valor de R$ 600 mil, é financiado pelo Projeto Dom Hélder Câmara, Secretaria de Desenvolvimento Territorial (SDT), Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Fida, Organização das Nações Unidas (ONU) e a Petrobras, tendo sido originada de uma construção participativa que envolveu as ONGs: Atos, Núcleo Sertão Verde, Centro Terra Viva, Centro Padre Pedro Neffes, Pedra de Abelha, Terra Livre, Ceapac, Fetarn, Diaconia, Coopervida, Ceacru e Ceática.
De Governador Dix-sept, o grupo participou de mais uma reunião na Unidade Central de Produção da Petrobras, em Mossoró, para acertar os últimos detalhes concernentes à participação do órgão na realização do evento de lançamento, que deverá reunir pelo menos 500 beneficiados. A festa contará ainda com a participação do diretor da Unidade RN/CE, Fernando Lima, e de representantes das ONGs parceiras e de prefeituras dos dez municípios envolvidos.

FONTE: Jornal Defato

Nenhum comentário: