RADIO SABORES DA SERRA

26 de julho de 2007

Rosalba no PP: Como ficará o quadro político de Upanema?

Depois da morte do deputado Nélio Dias – PP, o prefeito Jorge Luiz ficou mais uma vez órfão de um deputado federal. É inegável que Nélio Dias foi nos últimos anos um parceiro importante na administração do prefeito. Com sua morte, Jorge Luiz deverá nos próximos dias buscar um novo aliado em Brasília para angariar recursos para o município. Agora, a grande questão é quem deverá ser esse deputado. O mais provável é que o prefeito aguarde o desenrolar de quem será o novo presidente estadual do PP, ex-partido de Nélio. Comenta-se que o deputado Betinho Rosado – DEM poderá ser o nome a substituir Nélio também no Partido Progressista. Mas, pelo meu entender, essa possibilidade é muito remota, pois Betinho Rosado não arriscará seu mandato, já que ainda estamos naquela polêmica questão da fidelidade partidária. É mais provável a entrega do partido a um aliado de Betinho e que este não tenha mandato. Outra forte possibilidade é a senadora Rosalba Ciarlini – DEM assumir o comando do partido já vislumbrando sua candidatura ao governo do estado em 2010. Com Rosalba a questão da fidelidade não tem influência, pois o TSE entendeu que a infidelidade só é válida para os cargos proporcionais (vereador, deputado estadual e federal).


Se realmente acontecer essa mudança de cenário, como ficará o quadro municipal?


Na minha ínfima experiência política, mas atento observador do quadro político municipal observo que se a senadora Rosalba mudar de partido só quem será fortalecido é o grupo do prefeito Jorge Luiz. Ou seja, Jorge continuará com a aliança com Rosalba, que foi conquistada na campanha eleitoral e que agora terá como apoio em substituição a Nélio um aliado da senadora que é o deputado Betinho Rosado. Pra mim está claro isso. Outro fator importante é que Rosalba não é, até o momento, a candidata de Wilma ao governo. Sendo assim, quem está com Wilma não está com Rosalba.


Apesar de ter votado no deputado Betinho Rosado, grande parte do grupo oposicionista local não votou na senadora Rosalba nesta última eleição, mesmo que alguns digam o contrário. Sendo ela a candidata virtual ao governo, é evidente que a senadora irá priorizar aqueles que a apoiarão em 2010, é claro! Portanto, será uma decisão muito interessante para políticos da oposição que votaram só em Betinho ou nos dois (Betinho e Rosalba).


Comenta-se também o nome do prefeito de Parnamirim (sem partido) Agnelo Alves para assumir a presidência do partido, também buscando lançar o nome do seu filho, prefeito Carlos Eduardo – PSB, ao governo do estado. Outro forte nome é o do ex-senador Fenando Bezerra. O que se nota é que o PP está sendo visto como a menina de ouro da política estadual e com reflexos muito fortes na política municipal. Aguardemos, pois não sou dono da verdade.

5 comentários:

Anônimo disse...

Esperamos Anax isso acontecer porque só quem ganha com isso é a população upanemense.Tem gente com medo.

Anônimo disse...

anax, vc tá muito por fora dos comentários em vários jornais sobre a aproximação de fafá, Betinho e rosalba com vilma,mas se Jorge quizer ser aliado de Betinho venha somar com agente.

Anônimo disse...

naum é agente junto e sim a gente.

Anônimo disse...

Se Jorge apoiar Betinho ele vai ter maioria em Upanema/RN, é bom para ele porque os votos irão aumentar.

Anônimo disse...

é bom realmente que jorge tome essa atitude bem ele sabendo que um nome se tornará. mais forte quem será? ele fazendo isso UPANEMA continuará EM BOAS MÃOS