RADIO SABORES DA SERRA

5 de julho de 2007

Site destaca campeonato de xadrez em Upanema

O site Xadrez Potiguar destacou em sua página na internet, a realização do XII Campeonato Interiorano de Xadrez, que teve como sede a cidade de Upanema. Acompanhe a matéria:


A cidade de Upanema, localizada na microregião do médio-oeste do estado, produtora de petróleo, gás natural, de forte pecuária e exuberante floresta ciliar de carnaúba, sediou dias 30 de junho e 01 de julho/07, o 12º CAMPEONATO INTERIORANO, evento oficial da Federação Norte-Riograndense de Xadrez. Cleando Cortez ocupou a 1ª colocação, conquistando assim seu oitavo título de campeão do interior do Rio Grande do Norte.

A competição, com a participação de 17 enxadristas das cidades de Upanema (7), Açu (4), Macaíba (3), Mossoró (2) e Patu (1), foi disputada pelo sistema de emparceiramento suíço em 5 rodadas.

O salão nobre do plenário da Câmara Municipal de Upanema, local dos jogos, ofereceu condições excelentes para o torneio. Bem como o alojamento cedido aos participantes na Escola Estadual José Calazans Freire. Tudo foi possível devido ao empenho dos membros do Clube de Xadrez de Upanema, estando à frente Anaximandro Eudson. O evento contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Upanema, da Câmara Municipal de Upanema, do vereador e enxadrista Josiel Gondim, da Escola Estadual José Calazans Freire, do Clube de Xadrez de Açu, Federação Norte-Riograndense de Xadrez e do site www.xadrezpotiguar.com.br.

O campeonato com acirrada disputa e bastante equilíbrio, apresentou excelente nível técnico. O destaque especial para os participantes da cidade de Upanema que demonstraram grande força, apesar de ser a primeira competição de xadrez oficial que tomam parte. Ressaltamos a participação do Dr. Ibernon Luiz, apresentando crescimento técnico no jogo, encerrou o torneio na 4ª colocação e mesmo número de pontos que o campeão, superado apenas nos critérios de desempate. Dr. Ibernon representou a cidade de Patu, município no qual pretende desenvolver o xadrez.

Após a 5ª rodada ocorreu a solenidade de encerramento e entrega da premiação em troféus e medalhas, com a participação de autoridades e representantes. Além da premiação do 1º ao 4º lugares tivemos premiações extras por categorias: Melhor colocado de Upanema: Anaximandro Eudson; Melhor estreante: John Glennedy (Upanema); Melhor visitante: Jussier Cabral (Macaíba); Melhor colocado abaixo de 2.200 pontos no ranking: Luiz Carlos (Upanema); Melhor jovem: Fabiano Araújo (Açu) e Melhor juvenil: Valderi Tavares (Açu). O campeão está classificado para a final do Campeonato Estadual e 2º ao 8º lugares para a semifinal.

Nenhum comentário: