RADIO SABORES DA SERRA

6 de julho de 2007

Greve da Uern deve acabar nesta sexta-feira

Após 56 dias de paralisação, a greve dos professores da Uern deve chegar ao fim nesta sexta-feira (6).

Em Assembléia Extraordinária, às 9h, na Área de Lazer Prof. Francisco Morais Filho, em Mossoró, os professores irão discutir a proposta de reajuste salarial apresentada pelo Governo do Estado nesta quarta-feira (4).

A reivindicação dos grevistas é de reajuste de 64% ao longo dos próximos três anos, a partir deste mês de agosto.

A proposta do Governo do Estado é de que o aumento seja de 64%, mas somente a partir de outubro. Sendo, 5% neste mês, 12% em abril de 2008, 17% em abril de 2009 e 19,20% em abril de 2010.

Segundo o presidente da Associação dos Docentes da UERN (ADUERN), Zacarias Marinho, é provável que a greve acabe amanhã (sexta-feira). “A proposta atende aos índices e mesmo que seja iniciado só em outubro é melhor que a proposta anterior, que era de 56%”, afirma.

Os outros pontos da pauta de reivindicação, como gratificações, distribuição da carga horária, estrutura do campus, acervo bibliográfico, ainda está sendo discutida, mas de acordo com o presidente, podem ser discutidas após o fim da greve.

Na avaliação de Zacarias Marinho, a greve foi muito positiva para os professores e que esse reajuste deve evitar novas greves. “A greve começou com o governo dizendo que estava impossibilitado de dar realinhamento e no fim apresentando uma proposta que atende as reivindicações”, destaca.

A greve da Uern teve início em 9 de maio, inicialmente, com professores e servidores, há quinze dias, os servidores deixaram o movimento, permanecendo os 700 docentes. Caso, termine nesta sexta-feira, as aulas devem retornar na segunda-feira (9).

FONTE: Nominuto.com

Nenhum comentário: