RADIO SABORES DA SERRA

12 de abril de 2007

Impasse continua entre professores e Governo Estadual

O impasse ainda existe entre os professores e o Governo Estadual. A reunião entre o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado (Sinte-RN) e a secretaria realizada às 17h30 desta terça-feira (10/04), de acordo com a categoria, não apresentou propostas eficientes para reivindicações antigas dos profissionais da rede estadual. "A categoria quer soluções para curto e médio prazo, e, não para longo prazo, como foi colocado pela secretária", enfatiza o diretor de comunicação do Sinte-RN, Domingos Sávio.

Neste momento, representantes dos professores e a secretária de educação, Ana Cristina, estão mais uma vez em audiência para analisar pontos da pauta que não puderam ser debatidos na tarde da terça. Além disso, o Sinte-RN espera que o governo apresente melhorias nas propostas feitas ontem e que o quadro mude até 17 deste mês, data em que está marcada a assembléia com indicativo de greve. "Precisamos de coisas mais concretas. Está tudo ainda muito vago", destaca.

Reivindicações sem solução

De acordo com Domingos Sávio, as propostas apresentadas pela secretaria não dão perspectiva de melhoria na qualidade da educação estadual, que precisa de soluções imediatas.

Saiba quais são as reivindicações e as repostas de acordo com o Sinte/RN:

Concursados de 2000

Situação: Existem professores com nível superior aprovados em concurso no ano de 2000 que ainda ganham como nível técnico.
*Reposta da secretaria: A secretária disse que a promoção estará sendo efetivada em junho.
Posicionamento do Sinte-RN: A categoria quer a efetivação da promoção neste mês para que os docentes estejam recebem como nível superior em maio.

Comissão do Plano de Cargos e Carreira
Situação: Para regulação do Plano de Cargos e Carreira é necessária a implantação de uma comissão.
*Resposta da secretaria: De acordo com o sindicato, o governo não apresentou resposta.
Posicionamento Sinte-RN: O ponto volta a ser debatido em audiência desta quarta.

Enquadramento em letras e títulos

Situação: Os professores têm aumento salarial de acordo com o tempo de carreira, que são as promoções em "Letra". Existem professores que há cinco anos esperam a promoção. Outro caso é a incorporação do aumento de acordo com a titulação, como mestrado e doutorado.

*Resposta da secretaria: A secretaria vai fazer um levantamento para ver quais professores não estão enquadrados nas promoções. Depois disso, será avaliado o impacto desta situação na folha de pagamento do estado para que seja feito um calendário.
Posicionamento do Sinte-RN: Solução vaga e de longo prazo.

Mecanismo de reajuste

Situação: Os professores alegam que as constantes greves são devido à falta de um mecanismo de reajuste salarial, em que não exista perda anual.
*Resposta da secretaria: A secretária não apresentou resposta.
Posicionamento do Sinte-RN: O ponto volta a ser debatido em audiência desta quarta.

Concursados de 2005

Situação: O estado aprovou, em 2005, três mil e 800 professores e até o momento foram convocados mil e 800, em que destes cerca de 275 ainda esperam nomeação.
*Resposta da secretaria: A secretária não apresentou resposta.
Posicionamento do Sinte-RN: O ponto volta a ser debatido em audiência desta quarta.

*Todas as repostas da secretaria foram informações passadas pelo Sinte/RN



FONTE: Diário de Natal

Nenhum comentário: