RADIO SABORES DA SERRA

12 de dezembro de 2007

Coluna Antenado, no Jornal de Upanema

CASAMENTO
Dizem que certo pré-candidato “andou andando” um final de semana desses, ao lado de outro pré-candidato pelas comunidades rurais de Upanema. Seria o anúncio de uma possível aliança?

NINGUÉM QUER
Rapaz tem um bocado de candidatura aí que não passa de balão de ensaio. E olha que não é pra vereador não. Tem gente afirmando com unhas e dentes que querem ser candidatos a prefeito na próxima, mas a verdade é que estão doidos pela vaga de vice. Me arrisco a dizer que dos nomes que estão postos, somente Luiz Jairo, Manezinho e Dorian Freire topariam disputar a PMU. Depois veremos.

NINGUÉM II
Agora, eu tô dizendo dos nomes que estão na boca de chafurdo. Quanto a novos nomes, é outra conversa.

NOME NOVO
Uma esperança para aqueles que pensam que o candidato do Prefeito terá que ser do PMDB... Conversando com o mesmo, ele afirmou que não estão fechadas as portas para um candidato que não seja do seu partido, ou seja, o PMDB. Jorge me disse que tudo depende do grupo. Se a maioria acreditar que o nome é o melhor, aceitarei normalmente, disse o líder político. Essa conversa dar a entender que uma candidatura nova pode estar sendo trabalhada, apesar de o Prefeito ter me negado isso. Então aguardemos. E tome especulação agora!

DONA MENINA
A banda baiana Dona Menina, escolhida como a melhor atração do carnaval deste ano em Upanema, estará de volta à terrinha no próximo dia 31 de dezembro, na festa de reveillon. A galera aguarda com ansiedade a volta de Priscilla, cantora de uma simpatia singular. Vai ser show, pois o evento será inédito. Digo isso, tendo em vista que pela primeira vez teremos um réveillon puxado por trio elétrico. Isso mesmo. A PMU está agendando um trio elétrico para a grande festa. Vai faltar chão!

CARNAVAL
Os leitores podem estar pensando: não deixa nem o ano terminar e já vai falar de carnaval. Mas o problema meus caros leitores – que não gostam da festa – é que o carnaval começa dia 01 de fevereiro de 2008, portanto estamos ás vésperas da grande festa de Upanema.

CARNAVAL II
Mais uma vez, a Prefeitura de Upanema promete fazer um grande evento. Esse será o último carnaval realizado pela gestão do Prefeito Jorge Luiz. Sem dúvidas, o prefeito contribuiu bastante para o engrandecimento da festa momesca. Para esse ano algumas novidades serão colocadas a disposição dos foliões. Aguardem mais detalhes.

FILHOS DE CAINDINHA
Que a Igreja Católica de Upanema sempre enfrentou problemas de união entre seus membros, todo mundo sabe. Acreditava-se (ou eu acreditava) que isso era por causa da falta de um líder, ou seja, um Padre no município. Mas, pelo que fui informado, a chegada do Padre Josemar não está conseguindo, pelo menos por enquanto, debelar uma tradicional picuinha que existe entre os membros (dirigentes) de determinado conselho da igreja local. Parece que com a chegada o Padre, o tal conselho, perdeu um pouco de sua autonomia, principalmente na tomada de decisões financeiras. Segundo ELES, o ápice do mal estar entre o grupo e o Padre, foi a reforma realizada na sala do dízimo, onde o Padre teria colocado um teto de PVC e comprado um ar-condicionado para o local. O fato parece que não foi consultado a tal comissão. Aí o bicho pegou. Com a alegação de que o aparelho iria gastar muita energia, a comissão começou a botar areia na história. Só que antes, a comissão tinha comprado um portão de R$ 400,00, para a casa da beira-rio – que também pertence a Igreja - sem ter consultado o Padre. Então já viu, o negócio tava bagunçado! O Padre não cedeu nem um milímetro no caso da sala do dízimo e isso teria culminado com a entrega das funções dos membros do conselho. O pedido de afastamento dos membros foi plenamente aceito pelo Padre Josemar.

MINHA OPINIÃO
Primeiro: quero dizer que não fui eu quem foi atrás dessa conversa. Foram duas pessoas de dentro da Igreja que me contaram – com riquezas de detalhes. Segundo: gostaria de dizer que estamos abertos para esclarecer algum ponto que não seja verídico – se é que existe. Terceiro: gostaria também de expressar minha opinião e dizer que se isso for verdade, o Padre Josemar está mais do que certo em aceitar o afastamento do grupo. Em minha opinião, existe um jogo de vaidades para saber quem manda mais na Igreja Católica de Upanema (isso não é de agora). Chegou à hora de um líder assumir o comando. O Padre decide e o conselho fiscaliza ou emite opinião a respeito das decisões. Da mesma forma o conselho pode dar opiniões. Agora da forma com estava, tá errado! Onde foi que já se viu um Padre não ter autonomia pra fazer uma reforma.

COBRANÇA
Queria com todo respeito, cobrar do efetivo da Polícia Militar de Upanema, a fiscalização sobre alguns irresponsáveis que descumprem a lei que disciplina a criação de cães ferozes no município. Já pude presenciar um cão da raça pitbull totalmente solto e com seu dono a uns 10 metros do “bichinho” próximo ao colégio Maria Gorete. Também fui informado que o filho de uma autoridade local anda tranquilamente e sem nenhum equipamento de segurança, com seu “cãozinho” pelas ruas da cidade. O problema é que o filho da tal autoridade, que deveria dar exemplo, tem no máximo 12 anos. Pelo amor de Deus gente. Vamos ter mais responsabilidade. Todos os dias têm vemos na TV, ataques e mortes de pessoas causadas por esses cães. Vocês querem que isso aconteça aqui em nossa cidade? Não façam isso, por favor! Conto com a colaboração de todos.

BARRAGEM
Ei pessoal! Vocês esqueceram que a Barragem de Umarí está abandonada é? Pois tá e faz tempo. Ninguém diz nada!

FILHOS DE CAINDINHA II
Rapaz, uma xérox de um convite que a Governadora Wilma de Faria enviou para o Prefeito Jorge Luiz e esposa, para participar do Carnatal, em seu camarote, está dando o que falar. ELES disseram que já copiaram mais de 50 modelos do convite pra mostrarem aos bicudos. Política é uma onda mesmo!

POVO BESTA OU NECESSIDADE?
Semana passada eu vi uma cena que já está virando tradição aqui em nossa cidade. O carro-forte que veio abastecer a caixa eletrônica do Banco do Brasil estava parado em frente ao estabelecimento, efetuando o depósito de dinheiro na máquina. Como era dia de pagamento da PMU, começou a se formar uma fila do lado de fora do prédio. Isso já eram mais ou menos 10:00h. A fila foi aumentando, o sol também e nada de terminarem o abastecimento. Tinha gente que já tava parecendo uma menstruação, de tão vermelho que tava. Aí eu me perguntei: será que esse povo ta pensando que esse dinheiro vai se acabar ou vai embora em menos de fosco? Mais depois eu imaginei que eles estavam querendo garantir o seu salarinho antes que a caixa desse problema. Só pode ser, pois não tem cabimento daquele povo ficar no sol sendo besta. Ah! Já ia me esquecendo. Nesse dia não deu problema na caixa não. Eu saquei meu “cacau” por volta das 17:00h e com um detalhe: sem fila e sem sol. Eu detesto fila!

TEATRO
Mais uma vez, os parlamentares do RN colocam recursos para nossa encantada BR. Deveria comemorar, mas infelizmente ninguém me dar noticia da conclusão dos projetos que faltam. Sem eles, podem botar um bilhão no orçamento que não vai adiantar de nada. Será mais uma peça de teatro para mangar do nosso povo. O último prazo que eu tinha ouvido falar era no próximo dia 20 de dezembro. Já estamos no limite. Será que vão enrolar o povo de Upanema mais uma vez?

CNEC
Da série perguntar não ofende: e a CNEC em menino. Alguma notícia?

Nenhum comentário: