RADIO SABORES DA SERRA

17 de dezembro de 2007

Melhores do Ano!?

O assunto que venho abordar aqui neste momento, diz respeito a uma prática comum no Brasil de hoje. Trata-se da proliferação de prêmios do tipo: Melhores do Ano. Prêmios como esses, estão sendo entregues aos borbotões por esse Brasil de meu Deus. Aqui mesmo em nossa cidade, o Jornal de Upanema já realiza pelo terceiro ano seguido o prêmio para os comércios e prestadores de serviços que mais se destacaram no ano. O resultado é obtido através de consulta pública, onde esse ano foi ouvido 105 pessoas aqui do nosso município. O Jornal de Upanema guarda até hoje, os formulários com os nomes e opiniões dos entrevistados.
O prêmio entregue pelo Jornal de Upanema não tem nada haver com o que vamos falar agora. Falo dos prêmios no mínimo duvidosos e sem critérios. Cito o prêmio Melhores do Ano, do Jornal Diário de Natal, que recentemente divulgou a relação dos 40 melhores municípios do Estado. Segundo a jornalista Thaiza Galvão, o prêmio foi entregue as prefeituras que mantinham ou mantém convênios (financeiros) com o jornal. Tal afirmação causa dúvida para os leitores a respeito dos critérios utilizados pelo jornal para se ganhar ao badalado prêmio. Como Assessor de Imprensa da Prefeitura de Upanema, procurei saber quais foram os critérios utilizados pelo jornal, com objetivo de afirmar quais eram os melhores municípios do Estado. Realmente, não encontrei uma só linha (na internet ou jornal impresso) mostrando quais os critérios utilizados pelo jornal para se chegar a tal afirmação. O prêmio além de causar dúvidas, serve como arma para discursos tanto da oposição quanto da situação, isso nos 167 municípios do Estado. Os que ganham fazem o maior alarde a respeito da boa qualidade de vida dos seus munícipes. Os que perdem são alvo de críticas da oposição, que a exemplo daqui de Upanema, não se baseiam em dados concretos, pois até agora ninguém mostrou os números nem a metodologia com que foi feita referida pesquisa. Talvez o jornal tenha utilizado metodologias sérias, mas até hoje não divulgou de forma correta, pois gera dúvidas até mesmo na imprensa.
A responsabilidade com que devemos agir diante de fatos como esse é muito grande. O que às vezes parece bom para o município talvez não seja. Do que adianta ganhar prêmios que não tem critérios sérios e que não refletem a realidade do município? Ainda como Assessor de Imprensa da PMU, recebemos está semana, uma carta endereçada ao Prefeito Jorge Luiz Costa de Oliveira, de uma determinada empresa de comunicação do Brasil, onde comunica que através de PESQUISA DE OPINIÃO realizada por aquela empresa, a administração do prefeito obteve AVALIAÇÃO POSITIVA superior a 60% somado ÓTIMO E BOM. Logo em seguida, a empresa convida o prefeito para participar de uma publicação especial intitulada OS MELHORES PREFEITOS DO BRASIL EM 2007. E tem mais! A relação com os nomes dos prefeitos e seus respectivos municípios serão publicados na revista IstoÉ no final deste ano. Agora o que mais chama atenção, é que a exemplo do que a jornalista Thaiza Galvão noticiou, para ter o nome publicado na revista de circulação nacional é necessário a Prefeitura pagar a quantia de R$ 1.500,00. Imagine os senhores e as senhoras leitoras como seria fácil para o prefeito ter seu nome e o do município de Upanema divulgados em uma revista dessas, com uma matéria que teria uma repercussão positiva enorme para o Prefeito. Numa atitude simples e que deveria ser utilizada por todos que tem o mínimo de bom senso, o prefeito solicitou-nos os detalhes da pesquisa para que pudéssemos avaliar a seriedade da mesma. Pelo telefone que consta na carta, tentamos entrar em contato com a empresa. Infelizmente até hoje, nossas tentativas só caíram na caixa postal da empresa, sem nenhum retorno.
Quero aqui alertar para como as coisas são feitas no Brasil. Muitos espertinhos ganham dinheiro em cima de mentiras e montagens. O mais chato é saber que ainda tem gente que acredita ou tira proveito disso. Responsabilidade com o uso das informações é algo que devemos ter sempre.

Um comentário:

Anônimo disse...

A lista dos melhores municípios foi escolhida após análise dos indicadores sociais e econômicos de cada um dos 167 municípios do Estado. Governador Dix-sept Rosado ficou na 34ª posição.
Pode um negócio desses????
Fonte:http://tiocoloral.zip.net/