RADIO SABORES DA SERRA

5 de dezembro de 2007

Contra-senso

Meu caro anônimo que me fez essa pergunta: Caro Anax se a rádio é comunitária, porque vc diz que é ligada ao grupo de Jorge Luiz?


Você tem toda razão em achar um contra-senso o que eu publiquei. Eu também acho que todas as rádios, não só as comunitárias deveriam funcionar de forma independente, já que tanto as comunitárias, quanto as comerciais são concessões públicas. Mas, quando disse que a rádio local é ligada ao grupo do Prefeito, apesar de ser comunitária, é porque é fato mais do que “normal” no Brasil. E digo mais, não conheço nenhuma rádio no Brasil que não seja ligada a um grupo político ou religioso. Infelizmente o que é um contra-senso é também algo normal no País em que vivemos. Com relação às normas que regem as rádios comunitárias eu poderia escrever páginas inteiras dos absurdos que contém as mesmas, já que minha monografia foi sobre as rádios e jornais no País. Se alguma rádio comunitária no Brasil atende todas as exigências da Anatel, principalmente com relação ao financiamento das mesmas, eu desconheço. Já vi várias autoridades dizerem que é impossível manter uma rádio comunitária da forma como a lei exige. E é verdade. Isso é uma forma de fazer com que no final as rádios obrigatoriamente sigam os padrões das rádios comercias para sobreviverem.

Portanto, a Anatel finge que fiscaliza e as rádios fingem que cumprem. Taí o retrato da comunicação no Brasil.

Um comentário:

Anônimo disse...

não me convenceu..pura políticagem