RADIO SABORES DA SERRA

9 de maio de 2008

Coluna Antenado, no Jornal de Upanema (EDIÇÃO 50)

FILHOS DE CAINDINHA
ELES me trouxeram essa informação quentinha. Disseram que a barragem de Umarí não vai sangrar porque tem gente com olho gordo nela. Que conversa besta é essa rapaz?!

CONCURSO
O vereador Valério Augusto – DEM está decidido a impedir que o concurso para agentes de endemias se realize da forma como está no edital. Para Valério, o edital privilegia os atuais agentes e fere o princípio da isonomia. Para isso, Valério já entregou vários “papéis” ao representante do Ministério Público de Upanema. A expectativa de que o concurso seja anulado é aguardada com ansiedade pelo edil.

VALÉRIO
Por falar em Valério...
Em minha opinião, o vereador Valério Augusto será um dos mais beneficiados com a aliança situacionista que inclui o DEM, seu partido. Explico:
Se confirmar o que vem ocorrendo nas últimas eleições, a base aliada ao prefeito Jorge Luiz seguirá coligada na chapa proporcional. Pois bem. Esse ano, o DEM, partido de Valério fará parte da coligação. Pelo que temos conhecimento, Valério é um dos principais nomes do partido em busca de uma vaga na Câmara. Se tomarmos como base as últimas eleições também observamos que a coligação Unidade Popular sempre tem tido mais votos que a Vontade do Povo. Então, Valério será um dos principais beneficiados com a coligação, mesmo não concordando com ela. É claro que teremos mais nomes no partido, já que comenta-se bastante o nome de Ferrari Basílio, mas Valério tem um mandato e, isso queiram ou não conta a favor.

VALÉRIO II
Outro fator importante para Valério, é a ausência de sua irmã Rita Tavares na coligação, já que a mesma hoje pertence ao PSB. Os dois, apesar de medir forças na família, não estarão concorrendo na mesma legenda.

VALÉRIO III
Portanto, não estranhem se Valério conseguir se reeleger sem ser preciso abrir a boca em nenhum comício. Isso mesmo! Valério não poderá subir no palanque de Luiz Jairo, pois seu partido não fará parte da coligação que apóia o mesmo, nem muito menos irá poder subir no palanque de Maristela para fazer críticas ao grupo dela, já que isso caracterizaria infidelidade partidária. Ah situação!

BOA
Nosso amigo João Nunes, dono de um veículo que faz a linha para Mossoró, não me pagou um centavo pra publicar essa informação. Mas, gostaria que todos soubessem que ele está viajando todos os dias, ás 06:00h da manhã para Mossoró, com a passagem custando apenas R$ 6,00. Faço isso, por achar que a população tem o direito de pagar mais barato por uma viagem curta e que atualmente é cobrado um preço indigesto.

UFC
O time de Upanema está fazendo bonito nesse segundo campeonato estadual da categoria sub-20. A equipe treinada pelo técnico Vivi, tem se apresentado bem nas duas primeiras partidas da competição. Uma vitória em casa e um empate fora, colocaram nosso time na primeira colocação da chave B. Esperamos que no decorrer da competição a equipe continue desempenhando esse bom futebol.

UMARÍ
Pepeta, morador do “bairro Teimosos”, foi até a Câmara Municipal de Vereadores para solicitar ações preventivas no sentido de impedir que as águas da barragem de Umarí, caso venha a sangrar, atinjam os lares daquele local. Pepeta mostrou-se preocupado, pois em outras ocasiões, quando ainda não existe a barragem, as casas do local foram atingidas. Para ele, todos estão pela sangria da barragem, mas nenhuma providência está sendo tomada para impedir o alagamento das casas dos moradores.

UMARÍ II
A preocupação de Pepeta faz sentido, pelo menos pra mim! Sei que como Pepeta, sou minoria nessa questão, mas já venho a bastante tempo analisando quais benefícios e prejuízos traria a sangria dessa barragem. Na minha balança, os prejuízos poderão superar e muito os benefícios. Já perguntei a várias pessoas que torcem pela sangria, qual o beneficio que isso traria para o município. Todos gaguejaram e não me convenceram. Uns dizem que é porque vai servir pra limpar a água. Que eu saiba, pouquíssimas pessoas – bota pouquíssima nisso – bebe dessa água. Tirando os animais, são raros os casos de seres humanos utilizando-se da mesma para matar a sede. Outros dizem que é porque vai ser muito bonito. Isso é verdade, mas pode ser trágico. No meu apanhado, essas foram as respostas mais citadas entre os que defendem a sangria.

UMARÍ III
Como já disse que sou minoria, vou fazer o papel de advogado do diabo e dizer quais os POSSÍVEIS prejuízos que a sangria poderá causar. O primeiro prejuízo vai ser lá em Umarí mesmo. A passagem molhada da “prainha” vai embora bem ligeirinho. Com isso, centenas de moradores do lugar terão que atravessar de canoa para a margem de cá. Se o volume de água for considerável, a passagem molhada aqui da cidade também ficará debaixo d`água e fará com que os veículos não possam trafegar para as comunidade de Fazenda Noava, Pereiros, P.A. Bom Lugar, P.A. Salgado, Barro Branco etc. Quem também poderá ser atingida, é a ponte que fica na RN-406 que liga Upanema/Mossoró. Esses são apenas os prejuízos na área de acessos as comunidades.

UMARÍ IV
Na área da agricultura, teremos enormes prejuízos com a inundação de plantações inteiras. Como temos uma grande área de várzea plantada, os prejuízos poderão ser enormes.

UMARÍ VI
Agora vêm a questão dos “Teimosos” que já foi atingido várias vezes pelas chuvas. Essa é uma questão grave e que tem se ser pensada preventivamente. Upanema talvez seja um dos poucos municípios da região que ainda não enfrentou problemas com alagamentos na região. Os moradores daquele local deverão ser os primeiros a ser atingidos por uma eventual sangria com volume considerável. Não adianta pensar que a barragem vai sangrar pouco não. Temos trabalhar com a hipótese de que ela vai sangrar muito e estarmos preparados para isso. É assim que se trabalha para combater calamidades. Se eu soubesse que ela ia sangrar com um palmo d`água, eu era o primeiro torcer a favor, mas como Deus não me mandou essa notícia em primeiro mão, espero que ela não sangre mesmo.

RAIOS, RAIOS DUPLOS...
Não me lembro qual o nome da novela, mas só que o nome da cidade era Greenville. Foi lá que eu vi um raio caindo na torre da igreja matriz. Eis que agora, Upanema foi CONTEMPLADA com um raio mesmo na cruz da Igreja de Nossa Senhora da Conceição. Isso não é coisa de novela não!

COMO É QUE PODE?
Que o vice na chapa da situação deverá ser do PT, isso está praticamente garantido, pelo que se comenta. Agora, o que não deu pra entender é um boato da desistência de Zé Wilson de tentar a vaga dentro do partido. Fiquei sem entender, pois não sei se Zé Wilson alguma vez tentou a vaga. Então, se ele não tentou, como é que desistiu?

PERDA
Recentemente perdi uma das pessoas mais importantes da minha vida. Minha querida avó. Sei que ela está ao lado do Pai, mas sua falta será uma lacuna irreparável na minha vida e de todos os que conheceram essa mulher amorosa, forte e fiel. Saudades...

Nenhum comentário: