RADIO SABORES DA SERRA

17 de maio de 2007

Proposta de Deputado prejudicará Upanema

Segundo consta nos jornais que circulam hoje, o Deputado Estadual Fernando Mineiro – PT vai entrar com uma proposta na Assembléia Legislativa para realização de um plebiscito na comunidade de Mirandas, para saber a que município aqueles moradores querem pertencer. Se a proposta for aprovada, esse será um dos primeiros passos para que Upanema perca um contingente populacional de cerca de 2.000 pessoas, além de uma área significativa de seu território. O prejuízo para Upanema seria infinitamente superior ao que Caraúbas tem hoje, pois alteraria para baixo o coeficiente que repassa recursos do FPM, caindo nosso município de 0.8 para 0.6.

8 comentários:

Jander Freire disse...

Anax, vc inverteu a ordem: a queda seria de 0.8 para 0.6.

Anaximandro Eudson disse...

Obrigado Jander, já consertei.

Anônimo disse...

alô galera do PT que votaram no Deputado Mineiro! tem que fazer valer o voto.

Anônimo disse...

Onde está o PT de Upanema/RN para dizer algo sobre isso?

Anônimo disse...

Caros Companheioros e upanemenses

Como upanemense também tenho a mesma sensação de perda de todos vocês. Porém, Conversei pessoalmente com o deputao Mineiro sobre esta questão. Segundo o deputado desde o início do seu primeiro mandato que ele foi procurado por caraubenses para apoiá-los nesta empreitada e antes de tomar qualquer medida estudou profundamente o caso e só agora decidiu por esta iniciativa. Mineiro compreende que a comunidade de Mirandas pertence legitimamente a Caraúbas. As tradições, o relacionamento, o sentimento do povo, os vinculos comerciais, eleitorais, educaionais, de saúde e qualquer assunto de Miranda está intimamente ligado a Caraúbas. Com isso, como deputado do Rio Grande do Norte ele compreende que está ajudando a reparar um equívoco geográfico. Colocou ainda que está a disposição para esclarecer qualquer dúvida ao povo de Upanema e que antes desse plebiscito haverá audiências pública e diversos debates onde os dois municípios poderam se colocar com suas argumentações, disse ainda que se os agumentos dos representantes upanemenses lhe convecerem que Mirandas deve ficar com Upanema o mesmo não exitará em mudar sua opinião.

Sempre a disposição.

Zé Wilson

Anônimo disse...

Caríssimos/as

Quero aproveitar e colocar um pouco do histórico sobre a contagem da população de Mirandas.
Em 1991, coordenou o Censo de Upanema Joseil Freire e Céliton Rógenes, naquele ano mesmo o mapa do setor de Mirandas vindo para Upanema não foi possível contar aquela população para o nosso município pois o povo se recusava a responder (Josiel e Céliton podem me corrigir se não foi assim).
Em 1996 coordenou o censo, eu (José Wilson Tavares) e Emerson Cabral, novamente recebemos o material e nomeamos Janúncio (filho de Chicó) como recenseador daquela área. Janúncio retornou sem conseguir aplicar os questionários e nós procuramos a gerencia do IBGE de Mossoró, que responderam não ter como apoiar o nosso trabalho e que teríamos que ter a habilidade para aplicar tais questionários, novamente a contagem foi para Caraúbas.
Em 2001 coordenou o censo de Upanema Luciana Costa e Geane Campina e com a informatização de parte desse trabalho junto ao IBGE não tinha como um comunidade que legalmente pertencia a um muncípio ser contado para outros, com isso os funcionários do IBGE entraram na questão e fizeram valer o fato de que Mirandas pertencia a Upanema, portanto o primeiro ano que a população foi contada para Upanema foi 2001.

continua

Zé Wilson

Anônimo disse...

Caríssimos

Não podemos realizar este debate olhando para os riscos que Upanema pode ter se perder a contagem da população de Mirandas. Porém, quero dizer que o risco de nossa cota cair de 0.8 para 0.6 é praticamente nulo, pois para continuarmos nesta cota precisamos ter uma população superior a 10.100 habitantes. Em 1996, sem Mirandas, já ultrapassamos o valor de 10.100, portanto, tenho certeza que Ione Balbino (coordenadora do censo 2007) e sua equipe, tendo o apoio necessário, irão desenvolver este trabalho muito bem.

Particularmente acredito que sem Mirandas nossa população chega a 12.000 habitantes e com Mirandas supera 14.000 habitantes.

Zé Wilson

Anônimo disse...

pela primeira ves to acessando a internete.foi dificil mais eu consegui entra no seu blog,mais nao sabia que era assim, vc so mostra os comentarios se vc gostar,é assim mesmo.

MARCIO TAVARES