RADIO SABORES DA SERRA

31 de maio de 2007

RN tem os melhores resultados no Enade

O Rio Grande do Norte é o Estado com a melhor notas no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) referentes ao ano de 2006, segundo informou nesta quinta-feira, 31, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). O porcentual de cursos superiores com conceito máximo no Enade (4 e 5) chegou a 37,8%.

Participaram do exame 386.524 alunos (entre ingressantes e concluintes) de 15 áreas do conhecimento, pertencentes 1.600 instituições de ensino em todo o País. Dos 5.701 cursos avaliados, menos de 1% (45) se enquadrou entre os que obtiveram nota máxima (5).

O Enade - antigo Provão - tem como objetivo medir o rendimento dos alunos dos cursos de graduação em relação aos conteúdos desenvolvidos pelas instituições de ensino, suas habilidades e competências. Ele faz parte do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), do qual também fazem parte a Avaliação de Curso e a Avaliação Institucional.

Participantes

Participaram do Enade 2006 alunos das áreas de Administração, Arquivologia, Biblioteconomia, Biomedicina, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comunicação Social, Design, Direito, Formação de Professores (Normal Superior), Música, Psicologia, Secretariado Executivo, Teatro e Turismo.

O desempenho médio geral dos participantes foi de 45,4 na prova de formação geral, que é a mesma para todas as áreas. Estudantes de Arquivologia alcançaram as maiores notas na prova de formação geral (50,7), enquanto os de Administração (42,1) ficaram com a mais baixas, em uma escala de 0 a 100.

Estudantes de cada uma das quinze áreas avaliadas fizeram ainda prova com questões específicas a cada área. Neste quesito, os estudantes de psicologia obtiveram melhor resultado na prova de conhecimentos sobre a sua área. Do outro lado ficaram os estudantes de ciências contábeis, com uma média de 25,7 pontos de média, sendo que a média de todos os cursos foi de 46,3 pontos.

As universidades estaduais encabeçam a lista dos melhores cursos. A média das notas dos alunos nas provas de conhecimentos gerais e específicos chegou a 50,7 e 42,8, respectivamente. No outro extremo, estudantes de universidades particulares obtiveram nota 43,9 e 34,9, nesta ordem.

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), conceitos 1 e 2 são considerados baixos, 3 é regular e 4 e 5 são altos

Alagoas aparece como o Estado que tem o porcentual mais elevado de cursos com os conceitos mínimos do Enade (1 e 2). Entre as instituições de ensino alagoanas, 80% tiveram notas baixas.



FONTE: DN Online

Nenhum comentário: