RADIO SABORES DA SERRA

12 de maio de 2007

A visita do Papa

Sempre acompanho as mensagens deixadas pelos internautas na página do Jornal de Upanema na grande rede. Muitos temas polêmicos são discutidos. Praticamente não participo escrevendo mensagens – tenho meus motivos. Mas o mais recente tema tem me chamado atenção e me incitado a escrever sobre: A visita do Papa ao Brasil.

Nosso amigo “Renato R.” puxou o assunto colocando em xeque os possíveis benefícios que a canonização de Frei Galvão trás ou trará para o País. Também discorreu a respeito do contra-senso que é um homem por muitos taxado de “santo” precisar de carros blindados para se deslocar pelas cidades.

“Mané Bola” disse que não agüenta mais as TV`s do País mostrarem o Papa 24h em suas programações e não vê a hora que ele vá embora.

Aí veio uma leitora intitulada “Católica” e disse que além de líder da Igreja Católica o Papa é um chefe de estado, por conseguinte – segundo o pensamento dela – é necessário que se tenha uma mega segurança em torno do mesmo. Sobre a grande divulgação da mídia, a “Católica” saiu-se com essa frase: ...”não é todo dia que nós temos a honra de ter o sucessor de São Pedro no meio de nós, né?!”.

Pois bem. Vamos agora ao que eu penso a respeito da visita do Papa. Como o Blog é meu, acho que tenho esse direito. Sobre a contradição que é um homem representante de Deus andar em carro blindado, tenho uma simples definição: ele é homem, não é santo (no sentido católico da palavra), não é Deus, portanto é bom que ele tome cuidado com os doidos do mundo. Com relação a ser chefe de estado e precisar de segurança reforçada, ta mais do que certo. O que ta errado é o Brasil pagar por essa segurança. O Vaticano é infinitamente rico. Milhões de fiéis em todo mundo enchem os cofres do estado católico. Se quiserem segurança pra o seu líder, que paguem! Agora se não for possível, era bom esse Papa fazer uma turnê em todos os estados e algumas cidades do Brasil. Com isso teríamos segurança por essas bandas de cá. Quanto a grande exposição que está sendo feita pela mídia, acho uma tremenda baboseira. Não é só por ser o Papa, pois quando Bush veio aqui fizeram algo parecido. Já a declaração de que o Papa é o sucessor de Pedro, infelizmente eu não estava vivo na época em que ele anunciou seu sucessor, portanto não vou comentar!

4 comentários:

Anônimo disse...

Era que o Papa viesse para o RN, quem sabe a segurança melhorasse pro lado de cá, porque a situação tá feia.

Anônimo disse...

É acho um absurdo o que foi gasto com o dinheiro público para um pessoa falível como Papa e uma Igreja tal rica como a Igreja Católica. Melhor seria se o Governo investisse na segurança do nosso Estado daria mais resultado, nós podíamos andar livremente pelas ruas da cidade. Cadê a segurança? Onde anda?

Frederico Evandro disse...

Caro Anaximandro, eu também andei lendo o mural do JU esses dias, mas não terminei devido ao monte de baboseiras de resolveram depositar por lá; aquele mural ta precisando de uma descarga.

Pelo seu texto, parece que fé não é muito o nosso forte (no meu caso deve ser pior ainda), mas a questão sobre o Papa ser o sucessor de São Pedro, é o que diz os pergaminhos daquela época, que estão numa moldura blindada no Vaticano e exibida ao público, mas um “crente” que começou a pensar que endente de religião agora vai dizer que isso é uma armação do Vaticano, mas acontece que esses escritos antigos passaram por vários métodos de datação e comprovou-se a idade deles, se mentem, então a confusão vem de outros tempo, e pra acreditar se dizem a verdade, a ciência só comprova a idade, a fé tem de ser pessoal.

Em relação ao Estado Católico do Vaticano e o seu montante de riquezas, é bem verdade esse fato. Costumam dizer os conspiradores que aquele Estado tem grandes participações nas maiores multinacionais do planeta! Isso a parte, acho até admirável que exista algo tão impressionante quando o Vaticano, com seus palácios recobertos de ouro e marfim, com afrescos imortalizados pelas mãos de grades gênios como Michelangelo, que levou quatro anos pra pintar o teto da Capela Sistina, considerado um dos maiores tesouros artísticos da humanidade. Sabendo disso eu fico até triste em ver que as igrejas evangélicas tomam cada vez mais os fieis ditos católicos, porque não vejo nenhum legado que essas surupiadoras de irmãos estejam fazendo pra deixar pra humanidade, só vemos as igrejas quadradas, que tem no máximo poltronas de veludo para os engravatados das finanças; nada de obras de arte, nada de esculturas, nada de grandes catedrais, nada de estilo arquitetônico. Até porque o que esses neo-pentecostais pregam é o desapego aos bens mundanos, que tem que ser convertidos em doações para a igreja salvar almas sebosas do mármore do inferno. Mas vale-se ressaltar as grandes aquisições desse pessoal: iates de milhões de dólares, outros tantos milhões pra eleger deputados, redes de televisão, etc.

Ai temos o Brasil como um dos maiores países católicos do planeta, em termos proporcionais, com mais de cem milhões de fiéis, e a visita de líder maior dessa organização religiosa, engajada em várias lutas pra combater mazelas como a fome, o analfabetismo, a soberania dos direitos humanos, a reforma agrária, etc.; dizer que o país não deveria pagar pela segurança dele, é o mesmo que comparar a ida de Jorge a sua casa e você não lhe dar nem água gelada, pra economizar energia, só porque ele tem dinheiro e poderia beber do frigobar da Pajero um isotônico gatorede.

Sejamos razoáveis pra algumas coisas, o Papa e o líder religioso da maioria da população do país, e o Brasil não poder pagar umas horas extras aos policiais e militares responsáveis pela segurança do Sumo Pontífice, e que a visita dele ao RN traria mais segurança para o estado, soa a hipocrisia.

Anônimo disse...

Conversa baboseira vc com seu comentário besta, Frederico Evandro. Mostre ao menos quem é vc, para usar essas palavras insossas,queria saber com que autoridade vc usa essas palavras vãs, cheias de hipocrisia.