RADIO SABORES DA SERRA

6 de outubro de 2010

OPINIÃO: A eleição era estadual, mas a maioria confunde


Fazendo uma análise na ótica estadual, está claro que o povo deu resposta a política praticada pela ex-governadora e ex-candidata derrotada ao senado Wilma. A imposição do candidato Iberê e falta de diálogo para conseguir um nome de peso para vice, foram apenas alguns dos fatores que contribuíram para o insucesso de seu grupo. Some-se a isso, uma administração com números negativos na saúde, educação e segurança, além de um marketing ultrapassado.
Rosalba deu de olé em todos os quesitos. Propostas, marketing, articulação e condução da campanha etc. A campanha teve alma, alegria e emoção. Todos os temperos para uma campanha empolgante. Sempre acreditei que a Rosa seria o melhor para nosso município e nosso estado. Muitos pensam a campanha estadual como uma campanha local. Para mim, não! Da mesma forma que não comemorei a vitória de Garibaldi aqui em Upanema e a derrota no estado em 2006, não comemoraria sem a vitória de Rosalba no primeiro turno. Fui bastante criticado por não comemorar a “vitória” de Gari na época. Mas minha gente, a campanha é estadual! Não me sinto vitorioso sabendo que nos próximos quatro anos, tudo que fizemos em prol de um nome, não valeu nada e pelo contrário, será usado como forma de perseguição. Este é meu pensamento, que admito ser minoria. Por isso, só sosseguei quando vi a vitória da governdadora Rosalba ás 22:36h do dia 03 de outubro, como está postado aqui no blog do Anax.  
Só não gostei da ausência dela nesta campanha em nossa cidade. Assim como também não gostou a prefeita Maristela e muitos aqui em Upanema. Mas Rosalba ainda tem crédito. Agora, é torcer e trabalhar para que os benefícios do governo do estado, que passaram oito anos sem chegar a Upanema, possam vir de forma mais fácil. Mas, como disse a própria prefeita Maristela, se não vierem recursos e obras, Upanema dará o troco novamente na próxima eleição. O recado já foi dado a “dona vá com Deus Wilma”.
Na ótica local, a prefeita Maristela Freire sai fortalecida dessa campanha. Antes, eram duas forças. Agora são três, graças ao trabalho realizado pela prefeita. Na política estadual vimos o quanto foi apertada as disputas para federal em Upanema. Vimos que a soberba de alguns foi ao chão diante dos números em favor da prefeita. Mesmo assim, é preciso entender que a vitória foi a nível estadual e que o quadro não está decidido para o futuro. Ou seja, a prefeita ganhou por pontos dos adversários, não nocauteou. Quero dizer com isso, que daqui pra 2012 ainda tem muita água pra rolar pra todos os grupos, inclusive pra oposição. Não tenham dúvidas que ao mesmo tempo em que se cria uma nova força na situação, fortalece-se a oposição. Consequentemente, ainda existe esperança pra o grupo de Luis Jairo e companhia, apesar de agora não contar mais com o governo do estado e seus benefícios. Luis Jairo ainda tem um grupo forte, somem os votos e vocês vão ver. Com relação aos dois grupos formados pela situação, ficou claro que o POVO ainda acredita na união dos dois no futuro. Explico: com o racha o mais óbvio era que a oposição crescesse - coisa que não aconteceu. Se analisarmos, veremos que os votos AINDA são os mesmos e não migraram para oposição. O que houve foi uma divisão das lideranças. Para mim, isso mostra que ainda há possibilidades de união dos grupos na próxima eleição. Agora, também não acho fácil. Como também não acredito que essa eleição deve servir como parâmetro para 2012. Não acredito nem um pouco. Uma coisa é eleição para o estado, outra coisa é prefeito. Tudo muda, tudo é diferente, apesar de entender que essa eleição tem seu papel no contexto geral.
No contexto geral era só isso que eu tinha a dizer.

Nenhum comentário: