RADIO SABORES DA SERRA

6 de outubro de 2010

OPINIÃO: A eleição para deputado estadual


Para a Assembléia Legislativa, começaremos a discutir as forças políticas locais a interferência no processo eleitoral. Primeiro explicar que diferentemente de anos anteriores, essa eleição contou com um número muito grande de forças isoladas. O tradicional verde e vermelho acabou por essas bandas, quando se trata de eleição estadual. Foi um por si e todos contra todos.
Vamos tentar facilitar dizendo o nome do candidato e seus apoiadores.
Kelps Lima obteve 261 votos, sendo apoiado pelos ex-prefeitos Amarildo Martins e Valério Augusto, além da ex-vereadora Rita de Cássia. Levando-se em conta que o então candidato a vereador Valério augusto obteve 384 e a então candidata Rita de Cássia 218, totalizando 602 votos na última eleição, o grupo diminuiu bastante a expectativa de votos para o candidato Kelps, ainda mais se tomarmos por base os 476 votos que o mesmo grupo deu a Betinho Rosado este ano.
Lauro Maia foi uma das grandes decepções para a oposição em Upanema. Herdeiro dos votos do pai, Lavoisier Maia, que em 2006 tirou 798 votos, Lauro teve menos ainda, 653 amargando a quinta colocação em Upanema. Com suspeitas de corrupção pairando sobre o candidato, somado a falta de trabalho prestado pelo governo de sua mãe, Lauro foi um nome praticamente imposto ao líder Luis Jairo. Tenho certeza que se fosse pra ele escolher, não teria jamais tomado tal decisão. O resultado já era esperado por todos, inclusive os que votaram nele.
Jácome contou com o apoio do vereador Nonato Garcia e seus liderados. Obteve 876 votos, 53 votos a mais que em 2006, sendo o terceiro mais votado em nosso município. Não houve crescimento significativo, mas houve uma demonstração de solidez nos votos. Ou seja, são votos certos, se levarmos ainda em conta a votação de Nonato para vereador, que foi basicamente esta.
Larissa Rosado é um exemplo de consolidação dos votos do vereador Anísio Jr. e sua família, apesar da candidata ter tido o apoio da vereadora Shirley Sarine este ano. Em 2006 Larissa obteve 612 votos. Este ano 698, aumentando em 86 votos a sua votação e sendo a quarta mais votada. A chegada do apoio da vereadora Shirley praticamente não alterou o quadro eleitoral da deputada. Além desses apoios, a candidata teve o voto do ex-prefeito Jorge Luiz, que pelo que observamos e colhemos, não pediu votos pra candidata.
Walter Alves contou com o apoio da prefeita Maristela e os vereadores Dárcio Régis, Monthalgan Fernandes e Adelcina Barbosa. Em 2006 o candidato teve 2.490 votos. Com o racha da situação, o candidato obteve 1.038 votos, ficando em segundo lugar no geral este ano. Considero um número interessante e diante dos apoios, ficou demonstrado que o grupo liderado pela prefeita tem força eleitoral importante, mesmo diante de um racha. Não restam dúvidas que a prefeita demonstrou força com esses números.
Dr. Leonardo contou com o apoio de Céliton Luiz, os vereadores Neném do Cabano, Elzimar Carvalho e lideranças do DEM. Os números mostraram uma expressiva votação para o candidato que em 2006 teve apenas 561 votos, contra 1.134 neste ano. A marca deu ao candidato e seu grupo o primeiro lugar na votação para deputado estadual em Upanema.
A pulverização dos votos para deputado estadual mostrou que houve igualdade de forças entre as correntes da situação e decréscimo de votos na oposição. Além disso, o desgaste político provocado pelo candidato Lauro Maia na oposição demorará a ser superado e com certeza causou estragos dentro grupo.

11 comentários:

Anônimo disse...

comente para deputado fedeal!

Anônimo disse...

Excelente análise, e mais do que notorio que o grupo situacionista esta rachado, e essas questões postados por outros blogs de grupo vencedor so vem a acirrar mais ainda um entendemento para as eleições em 2012, sabemos que no lado da prefeita estava com pouco apoio de vereadores e que a prefeita na reta final teve que fazer cirugia se afastando da disputa na reta final, e por outro lado também sabemos que Celiton e Jorge não fizeram campanha em Upanema Jorge nem se quer passou pela cidade mas ainda os candidatos dele e de Celiton foram muito bem votados pra quem não fez campanha!!!

Anônimo disse...

Realmente a Oposição liderado por Luiz Jairo foi o grande derrotado. Quanto a Prefeira e Jorge penso o seguinte: Prefeita comanda o Municipio, tem os funcionarios, comissionados, empresas que prestam serviços a PMU e outros. Portanto a votação que ela teve foi e é justa. Quanto ao Grupo de Celiton Luiz penso o seguinte: Parece que Jorge não pediu voto nem da familia dele, ficando claro que ficou fora da campanha. Celiton so trabahou nesta campanha apartir do sabado a tarde, portanto o Grupo ficou limitado aos Vereadores e outros lideres. Pra finaliar minha opinão o grande vencedor foi o Grupo de Celiton: 1.134(Leonardo) + 698 (larissa) = 1.832 votos de Deputados Estaduais e a Deputada Sandra com 1.709, ficando a votação do grupo de Celiton acima dos 1.700 votos. Ao Grupo da Prefeita ficou claro que: Walter com 1.038 + 187 de Getulio Rego = 1.225 votos. Minha analise final é de que o Grupo de Celiton ficou com mais de 400 votos de maioria para a Prefeita.

Anônimo disse...

Esse anônimo tá um pouco enganado. Jorge com certeza não fez nenhum movimento nessas eleições, agora Céliton não foi bem assim. Céliton se não estava na cidade o tempo todo, estava presente no financiamento da campanha pros seus candidatos. Seus amigos e assessores estavam a todo vapor tentando conquistar seus votos desde o primeiro dia da camapnha, e nós sabemos como. O investimento financeiro não foi pequeno não. E eu não estou condenando essa prática não, afinal todos fazem a mesma coisa, só estou querendo dizer que esses votos todos não foram de graça. A grande maioria dos eleitores não votam em quem tem dinheiro só por consideração, infelizmente.

Anônimo disse...

a minha alegria e que vc vai sai da sua secretariae iremos comemorar nas ruas de upanema, nem que pra isso teremos que vota em maristella.

Anônimo disse...

Mandar dinheiro e vi o proprio celiton gastar é totalmente diferente. O Proprio lider pedindo o voto, presente nas ruas, nas casas, nos sitios faz e muito a diferença. Portanto continuo a pensar que o Grupo de Celiton pouco trabalhou.

Josiel disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkk
kkkkkkkkkkkkkkkkk
kkkkkkkkkkkkkkkkk
Aí Anax, vão fazer festa viu!
Tem uma coisa, vai ser engraçado. A oposição não fez festa por sua votação, mas vai fazer festa se Anax perder o emprego.
E por falar nisso, tem gente que não tem vergonha não? estão dando cabimento de falarem de Anax que tanto ajudou na campanha de maristela. Que absurdo.
Alckmin é que tem razão: "Devemos ter altivez na derrota e humildade na vitória"
Tá faltando humildade em muita gente por aí.

Anônimo disse...

se voces sairem iremos acompanhar a prefeita de cabo a rabo rua seus forasteiros

Anônimo disse...

Josiel Gondim o pior é que é pessoas que arrudeiam Maristela a toda hora.

Anônimo disse...

Se LJ deixar né.

Anônimo disse...

Qual foi a liderança que apoiou o Deputado Estadual Hermano Morais?
Quantos votos ele teve aí?
Agradeço a informação.