RADIO SABORES DA SERRA

6 de outubro de 2010

OPINIÃO: A eleição para presidente


Com relação à eleição para presidente...
Ficou claro que as camadas sociais mais escolarizadas e conservadoras, demonstraram sua insatisfação na reta final com a candidata Dilma. Os escolarizados, em virtude dos “lúcidos” ataques do presidente Lula a imprensa e a democracia, além dos constantes descumprimentos da legislação eleitoral. Some-se a isso, o escândalo da chefe da Casa Civil, Erenice Guerra. Já os conservadores, foram envolvidos e manipulados por uma série de informações – na maioria, ou todas – inverídicas sobre a candidata Dilma. Mesmo que fossem verdades, essa massa de manobra cometeu um erro típico dos fervorosos puritanistas, ou seja, não concordam com uma coisa, criticam, e não procuram saber o que está acontecendo ao seu redor. Temas polêmicos como o aborto, casamento homosexual, religião entre outros, foram atribuídos de forma “negativa” a candidata Dilma. Campanhas na internet pregavam o voto em Marina por ela ser evangélica e não concordar com opiniões de vanguarda. Ora meus amigos, se existe um partido que tem opiniões extremamente polêmicas é o partido da candidata Marina. O PV sempre foi um dos maiores defensores do casamento homesexual. Um dos maiores expoentes do PV é o candidato derrotado ao governo do estado do Rio de Janeiro, Fernando Gabeira, declaradamente homosexual. O PV também tem lideres que defendem a legalização da maconha e do aborto, entre outros temas. Como já disse, esqueceram de olhar pra o próprio rabo. Mas podem dizer: mas Marina não concorda com essas opiniões. Eu também vi Dilma dizendo que não concordava com algumas, mas tentaram atribuir a ela e seu partido as afirmações. Portanto é justo que também se diga que o partido da candidata Marina, tem opiniões, membros e atitudes que divergem da opinião da maioria dos conservadores.  

8 comentários:

Jander Freire disse...

Anax, eu acompanho seu blog desde o início, assim como sua coluna no Jornal de Upanema. E uma coisa tem me chamado a atenção: sua "birra" com os evangélicos.

Não é de hoje que eu noto o tom com que vc se refere aos crentes, sempre se colocando com um ar de superioridade, e consequentemente rebaixando-os a adjetivos como "manipulados", "xiitas", ou até mesmo conotando um sentido reles ou chulo para termos como "puritano".

Não que os evangélicos queiram ser seres superiores, longe disso, mas pelo menos, no mínimo, merecem respeito.

Esse seu comentário foi totalmente infeliz.

Não me parece que vc ingere bem questão de os evangélicos serem empenhados e sabedores daquilo em que tem crido. Talvez vc não entenda por não ser preciso usar o capital financiador, tão comum nas campanhas eleitorais, e que compra a consciência das pessoas menos esclarecidas.

Ainda por cima, chama de "inverídicas" as informações sobre as pretensões de Dilma e do PT? Ora meu caro, vc que gosta tanto do you tube, faça uma busca rápida que vc vai achar declarações da própria candidata, bem como de pessoas influentes no partido, acerca dos temas citados.

Se o evangélico se sentiu ameaçado, e mais do que isso, sentiu ameaçado os príncípios bíblicos que defende, pelas leis que estão por vir, nada mais justo e democrático de que dar a resposta nas urnas. Isso é democracia.

Agora, eu aconselho vc, até pelo seu envolvimento na política local, rever os seus conceitos, até porque vc não vai ganhar nada com isso, mas pode perder...

Anônimo disse...

homi esses "crentes" acham que podem decidir qualquer campanha eleitoral em qualquer parte do pais. aí eu pergunto, se a politica é tao suja como todos nós sabemos, é sadio um povo tao "santo e puro" se envolver tanto assim na politica? sei que a democracia é isso, todos escolherem seus representantes, inclusieve os "salvos", mas dessa forma? será que eles nunca se venderam pra algum politico? e será que os politicos "salvos e puros" nunca compraram um voto sequer?

Anônimo disse...

"A Política só serve para quem é ladrão, mentiroso e vendido". Heloisa Helena qdo disse que está prestes a deixar a política.
Não existe nem um santinho na política, não vi um sequer que não esteja no lamaçal das facaltruas desses governos neoliberais, desse capitalismo selvagem.

Anônimo disse...

Jander você precisa usar esse conselho a seu favor. Que afinal foi bom pra Anax.

Anônimo disse...

jander, eu procurei no you tube e num achei nada...rapaz vc um cara tão esclarecido acreditar nesses spam q estão fazendo contra a candidata..pq ate ond eu sei esse o video nunca foi publicado..meu amigo vamos olhar pro horizonte ver o avanço q nosso pais esta vivendo...e fazer o uso da democracia levando em conta que hoje o pobre tem o q comer,ond morar, tem televisão..hj as universidades federais estão cada vez mais forte com projetos tecnologia e um numero d vagas bem maior, vc tira pelo nosso municipio d vez enquando escutamos q falta vaga no onibus q leva os universitarios, seja eles da iniciativa privada ou d universidades publicas, isso é progresso o acesso as universidades pq quera ou não quera so em ter acesso a novas ideias isso ja transforma o cidadão, agricultura familiar fortalecida, petrobras bombando e enfim o progresso esta acontecendo ai vamos colocar uma pessoa com ideias diferentes para travar td esse progresso?então caro amigo aqui eu mostrei fatos veridicos para q vc analise e use verdadeiramente a democracia e não spans que são sem pe e cabeça a fonte nunca é revelada, ou seja, eles estão usando as mentes fracas...mas queiro deixa claro q admiro muito sua pessoa e sei q vc tem um potencial enorme..mas reflita e veja q a verdade é outra..abraço

Anônimo disse...

Gostei do adjetivo xiita. Será que poderia ser rotulados de (talibans) também ?

Jander Freire disse...

Meu caro "anônimo" (as aspas são uma ironia, visto que sei com quem estou falando), eu até copiei os links dos vídeos para colocar aqui neste comentário para que vc pudesse ver. Resolvi apagar. Apaguei para não lhe dar aos olhos alguma coisa que vc não queira ver. Portanto, quem está na onda dos "spans" é vc, visto que ouviu alguem dizer que não eram verdade algumas "acusações" à candidata. Aliás, vc não achou nenhum vídeo de Serra não? Tem de "ruma" também.

Com relação ao restante do texto eu concordo plenamente com vc. Aliás, vc me conhece bem e sabe que já fiz defesas do governo Lula muito melhores desta que vc o fez agora. Faltam ainda muitas conquistas do atual governo que vc esqueceu de listar. Mas Lula passou, infelizmente. Lula fez, na minha humilde opinião, o maior governo que este país já viu. Ele soube aproveitar muito bem o alicerce criado no governo FHC, mantendo o que havia de bom e mudando o que não estava dando certo. Essa é uma de suas maiores virtudes.

Até por isso, concordo que o fato de se colocar uma pessoa com ideias diferentes para dar continuidade ao progresso do país é um atraso. Por isso que até hoje eu me pergunto como Lula pôde, dentre tantos nomes do PT, escolher uma pessoa com pensamentos tão antagônicos aos seus, como é o caso de Dilma Rousseff.

Com Lula o Brasil teve como presidente, pela primeira vez na história, uma personalidade que não provém de setores dominantes da sociedade brasileira e que não ostenta títulos acadêmicos. Lula teve sua origem junto ao povo humilde e atuou por muito tempo como trabalhador e sindicalista metalúrgico na indústria automobilística. O governo Lula não é apenas fruto de uma vitória eleitoral de um partido, ele é o resultado de um período importante do desenvolvimento brasileiro e está vinculada a um longo processo de mobilização da classe trabalhadora, à redemocratização do país e à formulação de alternativas políticas concretas por parte da esquerda no Brasil. Lula está muito acima do PT. Até por isso, recebeu muitas críticas no interior da esquerda brasileira e internacional de que muitas ações do governo estão em contradição com o programa de governo apresentado pelo PT nas eleições e contrariam a tradição programática do maior partido de esquerda do país.

Portanto, são berços diferentes, origens diferentes, trajetórias políticas diferentes, carisma e popularidade diferentes. Não adianta comparar. Por isso que eu digo que a gente não tem muita escolha não. Qualquer que venha assumir o governo, acredito que os rumos Brasil não vão ser os mesmos. Não tenho um pingo de coragem de dar um voto a Serra.

Mas voltando ao assunto do meu comentário inicial...eu acho que ficou bastante claro que, por mais que os valores e princípios morais da sociedade estejam abalados, que as pessoas não se respeitem mais, emfim, que o mundo esteja diferente, ainda sim um princípio basilar de qualquer democracia foi o estopim para que as pessoas parassem e refletissem acerca dos perigos que a nação corria, e foram a luta e mostraram que tem vez e voz. Não é por acaso que o tema principal desse 2º turno seja esse, o aborto.

Anônimo disse...

ei jander escreva uma coisa mais facil da gente entender, pois voçe estar subindo muito o nivel e tem alguem que ñ consegue comprender