RADIO SABORES DA SERRA

7 de abril de 2008

Coluna Antenado, no Jornal de Upanema (EDIÇÃO 49)

FILHOS DE CAINDINHA
ELES me disseram que o ex-Prefeito Manoel Lino Bezerra, pré-candidato nas próximas eleições, disse que não procede a informação de que ele tinha desistido de ser candidato a prefeito nas próximas eleições. Segundo ELES, Manoel Lino estaria chateado com algumas pessoas que estariam plantando essas informações. Tá dado o recado.
BARRAGEM
Lembro-me que quando foi construída a Barragem de Umarí, surgiu uma conversa de que os engenheiros responsáveis pela obra tinham dito que ela só sangraria com uns 10 anos. Muita gente ignorou e disse que eles não sabiam de nada. Pois é, o que vemos é que todas as grandes barragens do Estado sangram ou recebem grande volume de água, enquanto que a nossa não passa dos 60% da capacidade.
BARRAGEM II
Fica aqui uma dúvida... Depois de 6 anos construída, será que os engenheiros estavam certos?
INVERNO
Apesar do inverno ainda não te se consolidado como um dos melhores da história do município, as chuvas têm servido para que alguns açudes e barreiros “tomem” bastante água. Muitos deles já sangraram e outros foram “embora”. Aí eu pergunto: e se o inverno fosse acima da média, como iria ficar esses açudes?
AMARILDO
A entrevista com o Ex-prefeito Amarildo Martins constitui-se num trabalho histórico para Jornal de Upanema. Depois de sua conturbada administração, essa é a primeira que um meio de comunicação consegue reproduzir a versão do Ex-prefeito. Por várias vezes Amarildo se esquivou das entrevistas e em outros momentos, as agendas não batiam. Estávamos pra desistir, mas depois de mais de um ano de tentativas, conseguimos essa entrevista que os senhores acompanham hoje.
FILHOS DE CAINDINHA II
Segundo ELES, está entre Paulino, Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Naide Fernandes da Cooperativa EAPR, a indicação do PT para a vaga de vice na chapa da situação. Os dois nomes apresentam ligações com a classe rural do município, constituindo-se em nomes de fácil acesso nas comunidades. É esperar para ver se ELES estão realmente certos.
VESTIBULAR
Talvez devamos creditar UM POUCO desse sucesso ao cursinho promovido pela Secretaria de Educação do município, que além de trazer os melhores profissionais de cursinho de Mossoró, serviu de motivação para que os alunos buscassem melhorar seus conhecimentos. Digo um pouco, pois acredito que o cursinho é peça menos importante que a vontade de aprender do estudante. Sem essa entrega, não tem cursinho que resolva. De qualquer forma, devemos comemorar e buscar aumentar cada vez mais o número de acadêmicos no município, pois assim teremos pessoas adquirindo conhecimentos que possam engrandecer nossa sociedade.
PENDENGA POLÍTICA
Até bem pouco tempo, os Vereadores Nonato Garcia – PSB e Neném do Cabano – PMDB eram “unha e carne” como diz o ditado. Neném foi uma das principais forças para eleição do Presidente Nonato Garcia. Agora, o que vemos nas sessões da Câmara é um debate acalorado entre os dois parlamentares. De um lado, Nonato em sua função de novo oposicionista. Do outro, Neném que tem se revelado um dos maiores defensores do prefeito na Câmara. Em certos momentos, os dois vereadores chegam a transparecer um clima de raiva um do outro. Mas, ainda bem que no final tudo acaba bem. Faz parte!
FILHOS DE CAINDINHA III
Um amigo Filho de Caindinha me perguntou se o adiamento da Audiência Pública para discutir os problemas da Barragem e da BR-110 tinha sido desmarcada por falta de organização dos idealizadores, falta de “força” dos idealizadores, falta de compromisso dos parlamentares do Estado com o município, data inconveniente (um sábado) ou tudo junto. Pedi pra ele não fazer perguntas difíceis para mim.
OPORTUNIDADE
Pouca gente acompanha o trabalho feito pela Coordenação de Esportes do município, principalmente na área do futebol. Mas, sempre que posso vou assistir aos treinos das equipes do sub-18 e sub-20. Realmente impressiona qualquer um, ver mais de 60 jovens todas as tardes praticando esporte. Quando sabemos que o município vive um momento de assédio das drogas, essa é uma boa notícia para nossa sociedade. Não custa nada a gente parabenizar o trabalho desenvolvido pelo técnico Vivi e sua equipe, que com poucos recursos faz um trabalho digno de elogios. Deixo aqui uma pergunta: onde estariam todas as tardes, esses jovens com idade entre 15 e 20 anos, se não tivessem a oportunidade de praticar o esporte?
COMPETIÇÕES
Neste mês de abril, o time de Upanema participa de duas importantes competições no Estado. A Taça Cidade de Mossoró (sub-18) e o Campeonato Estadual (sub-20). Para as duas competições o time de Upanema montou equipes fortes e que consequentemente, esperamos que desempenhem uma boa campanha, a exemplo do que ocorreu em anos ateriores. Na Taça Cidade de Mossoró, Upanema já ficou em segundo lugar e no estadual em quarto, na sua primeira participação no ano passado.
JÁ JÁ
Uma fonte segura nos informa que o Senador José Agripino – DEM confirmou que nas próximas eleições municipais de Upanema, subirá no palanque do Prefeito Jorge Luiz. A afirmação foi feita a outro prefeito da região que estava em seu gabinete em Brasília. Agora, daqui pra lá são outros quinhentos.
FILHOS DE CAIDINHA IV
Segundo os Filhos de Caindinha, o Agrônomo e candidato a vereador nas últimas eleições, Ferrari Basílio, não pertence mais aos quadros oposicionistas do município. ELES disseram que na próxima campanha o Agrônomo estará caminhando ao lado da base aliada ao Prefeito Jorge Luiz, seguindo orientação do seu partido, o DEM, que tem como presidente o empresário Januário Bezerra. ELES ainda foram mais longe e disseram que na última visita feita pelo deputado Betinho Rosado – DEM ao município, Ferrari recusou-se a participar da reunião promovida pelo líder da oposição, Luiz Jairo. Parece que Ferrari já deu a notícia a Luiz Jairo.
MUNICIPALIZAÇÃO
Por apenas um detalhe não podemos afirmar que a segurança da população de Upanema é municipalizada. Depois de dar combustível, fazer a manutenção da viatura, contribuir com material de expediente da delegacia e mais recentemente pagar a alimentação dos policiais, só está faltando a Prefeitura pagar os salários dos policiais para que a segurança do município seja inteiramente de responsabilidade da Prefeitura. Ainda tem gente que acha ruim quando eu digo que Mainha não dar preço a Upanema.
DENGUE
Enquanto observamos atônitos a epidemia de dengue no Estado do Rio de Janeiro, ficamos aqui apreensivos pois sabemos que o mosquito está também próximo de Upanema, se é que já não esteja. Mas, pelos últimos números divulgados, Upanema é uma das poucas cidades do RN que diminuíram os casos da doença. Queria aqui reverenciar o trabalho desenvolvido pelos Agentes de Endemias do município, pois podemos observar o esforço e a vontade de trabalhar dos mesmos. Parabéns mesmo!

2 comentários:

Anônimo disse...

na hora que manoel tiver a coragem de lançar sua candidatura aparecerá um empresario para financia-lo

Anônimo disse...

Deixe de conversar besteira, esse homem não tem condições nem de ser vereador quanto mais Prefeito.