RADIO SABORES DA SERRA

10 de abril de 2008

Sessão da Câmara

A sessão da Câmara dos Vereadores de hoje seguiu o clima de discussões em torno de temas que farão parte do processo eleitoral. A vereadora Maria José Bezerra - PMDB começou seu pronunciamento explicando que uma comissão formada por ela, o secretário de Obras Rivaldo Gondim, o secretário de Administração Luiz Gonzaga e o Promotor de Justiça do município, estiveram fazendo uma visita na Rua Francisco Inácio, local que está servindo de polêmica, já que a prefeitura tentou efetuar a limpeza da lama existente no local, mas devido a uma denúncia de um morador, houve o impedimento por parte da Polícia Militar. Maria José disse que ao observar a grande quantidade de lama e mosquitos no local, o Promotor disse que era inadmissível impedir a limpeza daquele local, pois a fedentina e a lama estavam prejudicando bastante os moradores da região. O Promotor autorizou a limpeza, logo que fosse feita uma ata e assinada pelo mesmo. O vereador Valério Augusto – DEM aparteando a vereadora Maria José, disse que o Promotor não tem autoridade para mandar limpar o local e que o serviço será apenas um paliativo. Maria José disse que a rua é pública e, portanto não cabe a particulares tentar impedir. Maria José ainda mandou o vereador ir dizer ao Promotor que ele não tem autoridade. Valério disse que não teme Promotor nem Justiça, pois o mesmo está certo e vai lutar pelos seus direitos. Para Valério, é necessário um parecer técnico de um Sanitarista, do IBAMA, do IDEMA ou outro órgão competente.
No seu horário, Valério ainda voltou a discutir com a vereadora Maria José, líder do prefeito na Câmara. Visivelmente irritado, Valério disse: sou honesto e sou direito! Desafio Vossa Excelência a discutir a prestação de contas da minha gestão com a da gestão da Senhora á frente desta casa.
O vereador Nonato Garcia – PSB parabenizou o colega Neném do Cabano – PMDB pela antecipação de ter falado com o secretário de Educação a respeito da solicitação de um carro para transportar os professores que ensinam o EJA e precisam fazer especialização em Mossoró. Nonato disse que o vereador soube que o assunto iria à tribuna da casa e evitou que isso acontecesse. Ainda em seu horário, Nonato disse que está faltando preservativo e anticoncepcional na Unidade Mista de Saúde. Nonato disse que no período de carnaval, o governo municipal faz muita propaganda da distribuição de camisinha, mas quando passa o carnaval se acaba tudo. Através de aparte, o vereador Otávio Bezerra – PMDB disse que Nonato deveria procurar saber mais das conversas, pois sempre chega com conversas de ouvi dizer. Otávio disse que o fato de no período do carnaval ter mais divulgação da distribuição da camisinha é porque a festa em si, já induz as pessoas a praticarem sexo, muitas vezes sem noção da segurança. Otávio disse que essa divulgação é feita também pelo Governo Federal.
Aguinaldo Elói – PP mostrou-se satisfeito com a aprovação no Senado, da matéria que libera R$ 84 bilhões para a saúde do País. Também comemorou a liberação de R$ 600 milhões para os estados com municípios atingidos pelas cheias no Nordeste.
Josiel Gondim – PSB fez uma explanação sobre a educação do País. Ele defendeu a valorização dos professores, mas fez uma ressalva dizendo que só deve ser premiado o professor que realmente se esforça para mudar o quadro ruim dos alunos. Além disso, o vereador defendeu que haja uma fiscalização e punição para os maus profissionais da educação. Segundo ele, é um absurdo que um professor da rede municipal passe mais de dois anos sem dar aula e não seja punido, recebendo da mesma forma que um professor que está dando aula.
Dentre as proposições apresentadas, foi votado o Projeto de Lei que institui a Semana do Idoso, que contemplará nossos idosos com programas de capacitação, lazer e entretenimento. O projeto é de autoria da vereadora Maria José Bezerra. O vereador Neném do Cabano enviou requerimento ao executivo, solicitando a aquisição de uma tela de proteção para quadra do assentamento Nova Vida.

Nenhum comentário: