RADIO SABORES DA SERRA

20 de junho de 2008

Pelo menos, essa é minha opinião

Uma grande polêmica envolvendo a aprovação do Plano de Cargos, Carreira e Salários está sendo gerada entre servidores municipais (na maioria sendo manipulados, pois não sabem ao certo o que é, nem como serão beneficiados com o plano), vereadores, sindicato e prefeito. Na reunião da última quinta-feira na Câmara, os vereadores mostraram muita maturidade e responsabilidade, acima de tudo. Como não tinham tido tempo para avaliar o impacto que o plano teria nas contas da PMU, os vereadores se recusaram a aprovar o plano. Alguns servidores, que só ligam para o salário deles, criticaram a atitude dos vereadores. Ora meus amigos... Os vereadores estão mais do que certo. Quem sabe se eles aprovando o plano do jeito que está talvez esses próprios servidores num futuro não muito longe estejam desesperados com a possibilidade de desemprego, salários atrasados e/ou uma prefeitura com sérias dificuldades financeiras. A Câmara nesse caso tem o papel de juiz. Deve agir de forma isenta e que não prejudique os funcionários, mesmo que isso venha desagradar o sindicato e o prefeito.
Falo aqui como funcionário e possível beneficiado em curto prazo. Mas, isso não pode ser tratado dessa forma. Devemos pensar numa administração em longo prazo e que não prejudique os futuros gestores e funcionários. Sei que essa opinião não reflete o pensamento da maioria dos funcionários, do sindicato e do prefeito, mas quando fiz esse blog, já imaginava que em temas polêmicos, minha opinião seria minoria, então... Pode descer a lenha que aqui as costas são largas.

8 comentários:

Anônimo disse...

Eu tb estou com vc Anax, eu sou funcionário da Prefeitura e vejo o futuro e não o presente. Esse plano tem que ser bem analisado antes de ser aprovado.
O prefeito vai sair e nós funcionários que vamos sofrer as consequências desse plano mal elaborado, muitas categorias com muita vantagem desnecessária e outras sem nem uma vantagem.
Vejo em alguns vereadores só interesse nos votos dos funcionários e ficam defendendo esse plano mal elaborado sem saber das consequências futuras para os funcionários.
Tem alguns vereadores que só pensam no voto.
Quem pensa só no voto, não está nem aí para o bem-estar de nossa população!!!!
E é isso infelizmente que vemos em nossa política.

Anônimo disse...

anax esse plano foi elaborado de comum acordo com o sr. prefeito e alguns secretários, na última reunião do sindicato com o prefeito e o secretário de administração luiz gonzaga ficou combinado que o secretário de finanças gilvandro faria os cálculos para saber realmente qual a porcentagem que não prejudicaria as finanças da PMU, e assim foi feito, em uma outra reunião do sr. prefeito com o sindicato ele explicitou os valores.dizendo o mesmo que daria para pagar sem causar nenhum problema futuro. então anax nós que fazemos o sindicato não estamos querendo o impossível, está tudo as claras com o nosso prefeito. do jeito que está Jorge aceitou.

Anônimo disse...

Viva a democracia!!!

Gostei demais da sua posição Anax, isso mostra que você quando quer, é imparcial. Suas palavras estão mais do que corretas.
O que vemos é boa parte dos servidores (principalmente os que vão se beneficiar com 80 ou 100% no salário base), pulando de alegria, se beneficiando de um ato político-eleitoreiro do senhor prefeito. Pra essas pessoas, pouco importa se mais na frente a prefeitura demita pais de família. E quem entrou agora será o primeiro da lista.

Não existe coisa melhor pra um funcionário do que um plano, mas desde que ele seja feito baseado em fatos reais. Mas o próprio Gilvandro foi claro na rádio quando afirmou que a prefeitura não tem condições para tal.

E o pior é que Jorge irá pagar parte das despesas desse plano ficando assim pra o próximo prefeito arcar com mais da metada das despesas. É brincadeira um negócio desse.

Anônimo disse...

Quem já teve a oportunidade de falar com Gilvandro sobre esse plano deve ter ficado todo arripiado. Se ele estiver falando a verdade (o que é mais provável), o próximo prefeito não terá condições de gonvernabilidade.
Os salários serão atrasados e pessoas irão perder o emprego. Quando o Tribunal de Contas acender a luz vermelha, é hora de demitir, e muitos irão perder o emprego por conta de irresponsabilidade de uma porção de gente.

Os vereadores lagartixas serão tão culpados quanto o prefeito. Mas os vereadores que estão levantando a bandeira da responsabilidade (o que é de obrigação deles) estão agindo correto. Se tiver de aprovar, que se analise, que se busque razões e motivos para aprovar o plano de cargo e carreira dos servidores do município.

Anônimo disse...

Imagine vc, Anax, se vc desempenhasse sua função de auxiliar administrativo e ganhasse X, um colega seu trabalhando a menos tempo que vc ganhando Y maior que X. Qual seria sua reação??????
Agora vc ganha mais do que qualquer auxiliar administrativo. O valor dos agentes foi feito em cima do seu contra-cheque que é o maior dessa categoria.
\pense nisso e diga se vc é contra ainda ao plano.

Anônimo disse...

Dizer que vai faltar real pra pagar o salário em 2009 é balela. Existem muitas formas de economizar dinheiro público. Basta cortar os gastos com o excesso de cargo comissionado e gratificações absurdas com acessor disso, acesso daquilo, coordenador dacolá...
Jorge é competente e sabe o que faz com o real do povo. Ele não seria irresponsável de fazer uma coisa errada dessas não.

Anônimo disse...

ei anax, voce ta certo em algums pensamento, esse anonimo e um dos q vai ganhar dinheiro sem fazer o sevisso direito. imagine se um pobe coitado dum gari desempenhasse suas funções e ganhase X, um motorista J dando espidiente mais na sua casa do que no canto onde e pra ele ta. otro motorista H que carrega mercadoria do comecio no carro da prefeitura. otros motoristas JeE que so vai trabalhar quando nao e dia de ir pra moçoro fazer a linha ou pra natal e que vai te seu salario aumentedo no dobro. qual seria a reação do gari??????
anax, agora so naum gosto da parte q voce diz q vai demitir, nao vai nao. agora e errado aumentar o salario desses motorista inconpetente. e eles sao chei de razao. crie vergonha.

Anônimo disse...

O PCCS não é só pra motorista não amigo.
A comparação com anax é real e verdadeira pq está na mesma categoria. Num venha comparar gari com outra profissão naum, tem nada a ver.