RADIO SABORES DA SERRA

1 de outubro de 2007

Coluna Antenado, no Jornal de Upanema

PEGANDO FOGO
A política em Upanema está a todo vapor, principalmente quando nos aproximamos do prazo final para a filiação e desfiliação de candidatos. Outro fator que está mexendo com os nervos dos candidatos e políticos de plantão é a questão da fidelidade partidária, que promete ser votada pelo Supremo no próximo dia 03 de outubro. Por conta desses fatos, muitos boatos e “plantações de notícias” estão acontecendo na sociedade upanemense. Se não, vejamos o que apuramos nos últimos dias com os nossos amigos Filhos de Caindinha. São tantos boatos que os coitados parece que vão endoidar.

FILHOS DE CAINDINHA

Um dia, ELES chegaram e disseram: Dizem que o candidato do grupo situacionista está praticamente definido. Agora não me pergunte quem é, que eu não sei! Depois do dia 05 será anunciado. Pois diga?!

FILHOS DE CAINDINHA II

Outro dia ELES disseram que parece que ta acontecendo um namoro e a possibilidade de sair um candidato desse namoro é grande. Cá pra nós... Eu já ouvi falar de sair bucho de namoro, agora candidato nunca tinha ouvido não!

FILHOS DE CAINDINHA III

Passaram-se os dias e ELES voltaram a me contar histórias da carochinha. “Ei, o candidato é um cara que vai surpreender todo mundo”, disseram os danados. “Homem, diga logo quem é pela caridade”, retruquei. Sabe o que foi que ele me disse: “Não da certo não, ninguém pode ficar sabendo dessa conversa!”. Pois pra deixar de ser besta eu tô contando 90% do segredo. Se aparecer um nome novo, não será mais surpresa pra ninguém. Acho é pouco! Não me disse.

FILHOS DE CAINDINHA IV

Agora, essa história aqui, se acontecer, terá um certo ar de surpresa para muitos, inclusive para mim. ELES disseram que o candidato poderá sair de uma aliança PT/PMDB (nessa seqüência, inclusive). Adivinhem quem poderá ser o candidato? Eu também acho, apesar de achar difícil.
APOIO
Olha, o jornalista Silva Jr. no seu Blog Upanema News, colocou uma notinha informando que o Senador José Agripino – DEM tinha declarado a alguns vereadores que estavam presentes a reunião que discutiu os destinos da BR-110 em Brasília, que queria conversar com o Vereador Valério Augusto – DEM, com o objetivo de convencer o mesmo a apoiar o candidato de Jorge Luiz – PMDB, na próxima eleição. Segundo Já Já, o trabalho de Jorge deve ser reconhecido. Ele também acrescentou que empenho do prefeito na campanha da Senadora Rosalba Ciarline – DEM, também deve ser reconhecido pelo DEM de Upanema. Esperemos.

APOIO II
Na mesma conversa, o Já Já, que não tem papas na língua, comentou sobre a última campanha, no aspecto de apoios aos candidatos do seu grupo político. Ele disse (em tom de irritação) que sabia muito bem quem tinha votado em quem aqui em Upanema. Depois disso, virou-se para Rosalba e disse: “Rosalba, Luiz Jairo (ex-vereador) não votou em você não, ele votou em Fernando Bezerra!”. A Senadora silenciou com a afirmação. Vixe!
BR-110
Esperei quase um mês para expor meu pensamento a respeito desse imbróglio da BR-110. Acompanhei atentamente o movimento de cada uma das peças interessadas nesse jogo de xadrez. Minha análise é baseada em fatos que presenciei e no que os meios de comunicação espalharam nos últimos dias. Não quero que ninguém goste ou não da minha opinião, pra mim não importa. O que me importa é o que eu penso. Já disse isso em outras vezes.

PERGUNTA

Meu raciocínio começa com uma pergunta: Vocês sabiam que há dois ou três anos seguidos a bancada do RN coloca recursos no Orçamento Geral da União (OGU), que poderiam ser utilizados na pavimentação da BR-110? Eu sabia! A bancada do RN sabia e o Prefeito sabia. Ah, já ia me esquecendo, boa parte do povo de Upanema também sabia. Digo isso, pois foi divulgado aqui nesse Blog e na rádio Liberdade 104. Agora, qual a importância que foi dada a isso por parte de todos? Nenhuma, respondo.

O DESVIO QUE NÃO DESVIOU

Eis que surge a Deputada Sandra Rosado – PSB, preocupada em barrar o avanço do concorrente/correligionário João Maia – PR e diz que o mesmo estava tentando desviar o dinheiro da BR-110. Mentira das pretas, apesar de algumas caras de pau ter coragem de dizer agora, que não acusaram o Deputado! Como é que o Deputado ia desviar o dinheiro de uma coisa que não tem nem projeto pronto ainda? Pura maldade do grupo “rosadista”. Outra coisa que não foi muito divulgada e que o grupo “rosadista” fez que não viu, foi a declaração do deputado João Maia – PR, de que, quem encaminhou ofício ao Ministério dos Transportes para usar o dinheiro da Emenda na BR-226 que já tinha os projetos e licitações prontas, foi a Governadora Wilma de Faria. Se tinha alguém que estava tentando desviar alguma coisa era a Governadora! Mas, a verdade é que não existia nem existe desvio de nada. Faz três anos que os recursos são colocados no orçamento e voltam para União, pois não existe o projeto completo para BR-110. Será que nenhum parlamentar estava vendo isso? Observando isso, o Prefeito Jorge Luiz foi até Brasília no início desse ano, cobrar do Ministro Alfredo Nascimento a execução dos projetos. Agora, parece que isso não contou para o “rosadismo”. Insinuaram covardemente que o prefeito estaria colhendo assinaturas para um abaixo assinado, que propunha o desvio dos recursos. Maldade mais uma vez. A oposição local num verdadeiro show de oportunismo político, com exceção do Vereador Valério Augusto, deixou transparecer uma possível responsabilidade do Prefeito Jorge Luiz no desvio dos recursos da BR. Lembro-me bem, que essa mesma oposição, quando das viagens anuais do prefeito a Brasília, solicitando a construção da BR-110, vivia insinuando que o objetivo dele era para sua empresa construir a mesma. Agora, dizem que o prefeito tava tentando tirar a BR-110 do povo de Upanema. Inconsistência deslavada de discurso! Ele quer fazer ou não a BR? Decidam! E qual a parcela de culpa do prefeito nessa história? No meio dos acontecimentos, conversei com o mesmo a respeito. Disse a ele que a partir do momento em que foi divulgado ilações a respeito do seu comportamento em relação a BR, ele deveria ter se posicionado. Em minha opinião, Jorge foi omisso em relação a vários questionamentos que aconteceram no período. Ele concordou comigo e disse que ia agendar com o Senador Garibalbi, uma audiência com o Ministro dos Transportes e levar todos os vereadores e parlamentares do RN. Coisa que foi feita depois de muito reboliço.

OS MÉRITOS
E a Deputada Sandra tem algum mérito nessa história? Sim! Se ela não tivesse – por meios pouco ortodoxos – levantado o tema, nada teria acontecido e o dinheiro mais uma vez voltaria para União. Os méritos vão pela conseqüência e não pelos meios. Quero aqui também fazer justiça à deputada, quando presenciei em Brasília, sua luta para incluir no OGU a BR-110 como uma das estradas que poderiam beneficiar-se dos recursos. Sandra, juntamente com o saudoso Deputado Nélio Dias – PP foram os mais engajados nessa luta. Digo aqui também que a Deputada Fátima Bezerra – PT quando abordada pelo Prefeito Jorge Luiz, solicitando que ela fosse favorável a inclusão da BR-110 no OGU, a nobre parlamentar foi no mínimo insossa com tal pedido. Ficou cheia de arrudeios, como diz o matuto. Nesse ponto Sandra tem meus elogios. Méritos também para o prefeito Jorge Luiz, que mesmo tardiamente, agiu de forma correta e foi buscar na fonte a solução do problema. Poucos prefeitos do RN tem a capacidade de articulação de Jorge. Pra finalizar esse assunto, digo que os vereadores de Upanema também tiveram um papel importantíssimo nessa questão. Sem exceção, nossos vereadores se comportaram muito bem nesse caso.

A LIÇÃO

A lição que aprendi nesse caso, é que devemos agir com calma e apurar os fatos. Analisar o real motivo de determinado comportamento de algumas pessoas. Não acreditar em tudo que dizem. Quantos de vocês não acreditaram que o Deputado João Maia estava tentando desviar o dinheiro da BR-110? Pois é?! Uma mentira repetida várias vezes pode parecer verdade. Fica o alerta.

Nenhum comentário: