RADIO SABORES DA SERRA

22 de agosto de 2013

Conveniência política pode antecipar eleição para presidente da Câmara

O Blog do Anax, sempre atento aos bastidores da política local, ficou sabendo que existe uma movimentação de alguns vereadores no sentido de realizar a eleição para presidente da Câmara neste ano. Calma! Eu sei que vocês não devem tá entendendo nada, pois o mandato do presidente Carlinho Garcia só termina no final de 2014. A eleição não mudará em nada o mandato do atual presidente, apenas antecipa a data da próxima eleição que aconteceria no final do próximo ano, para este ano. Pois é, é uma espécie de golpe para alguns, mas o mais correto seria uma jogada de interesses. Explico: a antecipação nada mais é do que uma jogada para que a atual grupo de vereadores da situação não corram nenhum risco daqui para o final do próximo ano. Mas, que risco seria esse?! Segundo apuramos o risco chama-se Rivanda Bezerra. Não é de interesse do grupo da situação que a presidência caia nas mãos da atual secretária de Ação Social, já que ela é aliada de última hora e não inspira confiança em muitos pilares do bicudismo. Caso Rivanda volte para tentar a presidência em 2014, ela poderia contar com o seu voto e mais os quatro da “oposição”, ou seja, Valério, Aisamaque, Canindé Rocha e Monthalgan. Sem o voto do vereador Ferrari, que seria ocupado por Rivanda, a situação ficaria com apenas quatro votos. Essa manobra foi e está sendo traçada de forma escancarada dentro do grupo situacionista. Não tem ninguém pedindo segredo não. Vereadores já teriam até pedido voto para dois vereadores da oposição.  

DESCULPA
A desculpa para a antecipação da eleição é de que já que está tudo correndo de forma harmônica, o melhor seria evitar possíveis polêmicas e desgastes nos últimos dois anos. Só quem ainda vai nascer para acreditar numa história dessas.

ATUAL PRESIDENTE
Perguntamos a uma pessoa ligada ao atual presidente Carlinho Garcia sobre o que o presidente achava dessa possibilidade. Segundo a fonte, Carlinho vota em quem unir o grupo. “Caso não haja um nome de consenso, Carlinho deverá colocar seu nome a disposição”, explicou.

LEGALIDADE
A antecipação da eleição talvez não seja tão simples quanto pensam alguns. A mudança gera polêmica entre conhecedores do regimento da Câmara. Para alguns, não há problema algum, pois o regimento não especifica uma data para que se realize a eleição do segundo biênio. “É uma decisão que cabe a mesa diretora. Não existe nada no regimento que impeça uma decisão da mesa diretora”, disse uma fonte ligada a situação. Mas, esse não é o entendimento do ex-presidente Dárcio Régis. Segundo ele, a eleição só pode ser realizada no final do mandato do atual presidente. “Se fosse do jeito que estão querendo, melhor era ter feito as duas num dia só. Não tem sentido isso!”, criticou. Para ele, a conveniência política está tentando passar por cima do regimento interno da casa, mas o povo e o judiciário não podem permitir que isso ocorra.

O pensamento de Dárcio também é corroborado pelo ex-secretário da Câmara, Manoel Gerinaldo da Costa. Profundo conhecedor do regimento da casa, Gerinaldo cita o artigo em que deixa claro que não é permitida a antecipação da eleição. “O regimento não deixa margem para antecipação, mas nada impede que os vereadores mudem o regimento para atender a necessidade política da maioria”, explicou Gerinaldo. Veja o que diz o regimento:

Disposições Gerais da Mesa
Art. 7, inciso IV – a eleição para renovação da mesa diretora, realizar-se-á, obrigatoriamente a partir de qualquer sessão ordinária no período compreendido entre os meses de novembro e dezembro do último ano do primeiro biênio da legislatura em atividade.

RIVANDA
A principal envolvida nesse processo, a secretária Rivanda Bezerra conversou conosco sobre o caso. Ela preferiu não se manifestar sobre o assunto, pois segundo ela, não foi procurada nem foi consultada pelos colegas vereadores a respeito. “Não estou sabendo de nada, portanto não posso falar sobre uma coisa que não sei”, disse. Perguntei sobre como ela agiria se isso realmente acontecesse. Ela disse que não pode emitir opinião hoje, pois ela está secretária e os assuntos da Câmara são acompanhados de longe, principalmente com informações trazidas pelo vereador Ferrari Bazílio, que assumiu em seu lugar. Rivanda também disse que seu sonho de assumir a cadeira de vereadora não acabou. “Não tenho data marcada para assumir, mas tenho esse desejo e nunca escondi isso, pois fui candidata e estou hoje numa função que me foi confiada pelo prefeito em virtude de nosso desejo de ajudar os filhos de Upanema”, destacou. A secretária também fez questão de dizer que o sonho de assumir a cadeira de vereadora não está condicionado a presidência da Câmara.

DUVIDOSOS

Para aqueles que sempre lêem minhas matérias e antes de saberem o conteúdo já vão dizendo: lá vem o mentiroso, babão, nojento, chato, etc. Mando um recadinho, quem me chamou de mentiroso nos últimos dias teve uma resposta a altura, em tom e bom tom. O assunto aqui abordado tem fundamento e nos chegou através da credibilidade que temos junto aos personagens da política upanemense, seja do lado da oposição ou do lado do prefeito. Em respeito ao leitor, jamais viríamos aqui falar sobre um assunto tão importante, sem ter o mínimo de informação correta e coerente. 

Nenhum comentário: