RADIO SABORES DA SERRA

23 de agosto de 2013

Sessão da Câmara: sempre é bom assistir

Tivemos o prazer de volta a assistir uma sessão da Câmara dos Vereadores de Upanema, hoje. Além de interessante, as sessões servem de terapia para mim, pois os médicos me disseram que rir é bom para a saúde. Não estou querendo desrespeitar os amigos vereadores, mas as confusões e as brigas entre eles são muito interessantes. Sem nenhuma maldade, me divirto mesmo.

Na sessão de hoje teve de tudo. Começou com o vereador Valério citando uma matéria publicada em nosso blog, falando sobre a prestação de contas da Câmara, que desde que o atual presidente assumiu, ainda não foi feita. Valério disse que isso era uma obrigação do atual presidente e que estava sendo negada pela secretaria da casa. O presidente disse que se Valério tivesse procurado ele, ele teria informado os dados. Valério disse que não procurou porque nunca via o presidente na Câmara.

O vereador Ferrari sugeriu uma audiência com o INCRA para tentar viabilizar melhorias para as famílias assentadas. “Hoje a política do PT joga as famílias nos assentamentos e não possibilita que eles possam produzir. Só quem vive de uma forma mais ou menos são as famílias que tem um aposentado. É preciso discutir e cobrar mudanças, fazer projetos para que a longo prazo essa famílias possam continuar no campo”, enfatizou.

O vereador Carlos César apresentou requerimento solicitando a construção de uma praça em frente a Igreja de Mãe Rainha, no bairro Pêgas e um palco coberto para o Clube Municipal.

Canindé Rocha pediu ao vereador Ferrari, líder do governo, explicações sobre as máquinas da PMU trabalhando em uma obra que uma empresa privada está realizando. Canindé insistiu em cobrar informações sobre as obras, os recursos e os gastos da PMU. Ferrari irritou-se e disse que o prefeito Luiz Jairo é um prefeito honesto. “Vereador, as máquinas estão trabalhando porque esta é uma obra licitada. Não tem nada de errado. Essa administração é transparente e tem tudo publicado no site da Prefeitura, no Portal da Transparência, coisa que nunca tinha sido feito”, afirmou o líder do governo. O nobre vereador Ferrari não tem ideia do absurdo que disse. Coitado. Vereador, o senhor confirma que as máquinas da PMU estão trabalhando para uma empresa privada e tenta justificar esse absurdo dizendo que não há problema, pois a obra foi licitada!? Vereador, quem disse essa história ao senhor, duvida da capacidade intelectual do povo de Upanema e sabe que os bicudos, em sua grande maioria, engolem qualquer história sem pé nem cabeça. É evidente que temos pessoas inteligentes e de grande capacidade no grupo bicudista, a qual colocava o senhor. Mas, dizer um absurdo desses me fez repensar o que pensava a seu respeito. Outra coisa que o vereador precisa saber é que as informações que o senhor disse que estão no site da PMU, só se for de outra cidade. Nosso blog avisou isso faz tempo. Fizemos uma matéria inclusive, basta pesquisar. O site tem um link que não funciona e mesmo que funcionasse não é o suficiente para se adequar o que pede a lei. Portanto, essa administração é transparente como o senhor disse. O pior é que o vereador não é o único que acredita nessas conversas que circulam entre os bicudos. Merece um estudo a capacidade dessas pessoas em acreditar em tudo que favoreça a atual administração.

O vereador Ibinha disse que a prefeitura vai climatizar várias escolas municipais, beneficiando milhares de alunos. O vereador Aisamaque pediu para que o vereador desse o crédito a quem realmente conseguiu o beneficio, ou seja, a ex-prefeita Maristela e a equipe do secretário de Educação, Inácio Araújo, que estava presente. Ibinha disse que não tem problema em divulgar quem ajuda o município, mas segundo ele, o prefeito Luiz Jairo também tem méritos, pois pagou mais de R$ 50.000,00 para o município sair da inadimplência. O vereador Valério pediu explicações ao colega, a respeito dessa afirmação. “Vereador, eu quero que o senhor me diga de onde foi que o prefeito tirou esse dinheiro e para que foi esse pagamento, pois se a prefeita Maristela ficou devendo e Luiz Jairo pagou despesas da administração passada, eu quero acionar os dois na justiça. Não existe fundamentação legal para isso, a não ser que ele tenha pago do bolso dele, pois com o dinheiro da PMU, do povo, não pode”, afirmou o Valério. Ibinha disse que não sabia como tinha sido pago e que o vereador fosse perguntar ao prefeito. Ferrari disse que as pendências deixadas pela gestão anterior, teriam que ser pagas com dinheiro da PMU, pois a divida era da prefeitura e não da prefeita. Ibinha continuou citando a grande quantidade de obras que a PMU irá entregar a população no próximo dia 16, na festa de emancipação política. “Por todo canto a gente vê obra. É obra que não acaba mais”, disse.

Na apreciação dos projetos, requerimentos e comunicações, o presidente colocou em votação três projetos em regime de urgência. Um ligado ao Conselho Municipal da Juventude, outro delimitando a zona urbana de Upanema e um que permite o município pagar gratificações para policiais que trabalhem em Upanema. O vereador Aisamaque explicou que ficou decido em reunião que novas propostas iriam ser apresentadas para melhorar o Conselho Municipal da Juventude, portanto, o ideal era que o projeto fosse analisado em outra sessão. O pedido foi atendido. O pedido de urgência para projeto que delimita a área urbana foi questionado pelo mesmo vereador. Aisamaque disse que o projeto deveria ter sido discutido pela sociedade e pelas partes envolvidas, como por exemplo os moradores das áreas limites. Mesmo assim, o projeto foi aprovado. O projeto do pagamento de gratificações para os policiais também foi aprovado.


Para terminar, os vereadores decidiram que não vão mais conceder o título de cidadão upanemense a todos que estavam previsto para receber na festa de emancipação. Preferiram dividir pela metade o número de homenageados e a outra metade fica para dezembro, em outra festa. Fiquei com dúvida e procurei saber quantos homenageados estavam previstos inicialmente. Diga aí meus amigos, quantos agraciados com o título de cidadão upanemense os vereadores deverão conceder? Nada mais, nada menos que 64. O vereador Valério disse que não aprova nenhum, pois considera ma banalização da Câmara com uma honraria tão importante. “Não existe critério. É só interesse político e puxa-saquismo. Não conheço nem dez pessoas que merecem esse título, imagine 64”, disparou. Será que o vereador falou alguma mentira? Entre os homenageados com o título, a ex-governadora Wilma de Faria. 

5 comentários:

Anônimo disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

WILMA DE FARIA???? Desde quando?

Anônimo disse...

É função do vereador, além de propor leis e fiscalizar as ações do Executivo Municipal, também reconhecer aqueles que contribuíram de maneira efetiva para o crescimento e engrandecimento de nosso município. Com base nessas prerrogativas, deverá surgir as homenagens da Câmara Municipal de Upanema, por meio da concessão de Honrarias. Todas elas são devem ser aprovadas pelo Plenário da Câmara e entregues por meio de Sessão Solene, eu pergunto o que a D. Wilma fez que engrandeceu o nosso municipio, tenho certeza que os outros que receberão não tem honrarias para tanto.

Anônimo disse...

Art. 53. Todas as alterações de uso do solo rural para fins urbanos dependerão de prévia audiência do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária - INCRA, do Órgão Metropolitano, se houver, onde se localiza o Município, e da aprovação da Prefeitura municipal, ou do Distrito Federal quando for o caso, segundo as exigências da legislação pertinente. Informar que existe alteração tambem no tocante ao imposto pago, deixará de ser ITR para IPTU, será que os proprietarios vão aderir a esta modalidade de imposto e com isto surgirá uma batalha inconsequente, tudo tem que ser estudado com muito cuidado. É necessário que se conheça a lei 6.766/76, e a constituição federal.

Sem. Jefferson Carvalho disse...

só gostaria de salientar uma coisa com relação ao projeto do vereador Carlos César, que dirija-se a autoridade religiosa do município (Padre), e peça que a intituição elabrore um esboço de um projeto para a praça da Capela de Mãe Rainha, por que se for pela parte da administração da prefeitura será um projeto sem cabeça, por que não entendem o que deve conter em uma praça que fica ao redor de um Igreja......se forem capacitados para pedirem a essa intituição ou de pelo menos sugestões....vou aguardar..

Anônimo disse...

WILMA DE FARIA É SIM AMIGA DELE !