RADIO SABORES DA SERRA

26 de agosto de 2013

Indefinições no cenário político de Upanema

O cenário político de Upanema antes das eleições do próximo ano pouco sinalizam para uma definição dos grupos políticos locais. Em períodos anteriores, ficava bem claro o lado da situação e o lado da oposição. Hoje, ninguém é de ninguém. A situação liderada pelo prefeito Luiz Jairo, sempre teve o grupo no seu comando. Hoje, o grupo é composto de novas facções e o prefeito terá muita dificuldade em unir os mesmos em prol dos seus candidatos a deputado, que estão praticamente definidos, João Maia e Dr. Leonardo para federal e estadual respectivamente. Dr. Leonardo é mais uma invenção do prefeito, que já perdemos a conta dos candidatos que ele já apoiou de forma diferente ao longo desses anos de vida política. De Ricardo Mota a Lauro Maia o prefeito tem bom gosto para deputado estadual, completando agora com Dr. Leonardo. Pense num time. Mas, o prefeito deverá ter o apoio irrestrito dos vereadores Carlos César e Ibinha para esses candidatos. O vereador Ferrari aguarda ainda um posicionamento de Carlos Augusto, esposo da governadora Rosalba, para ver quem ele indicará para federal, já que o vereador tem compromisso com seu partido, o DEM. O vereador Gineton Costa é uma incógnita e ainda precisa de muita conversa para ver quem ele vai apoiar.

Diante desse cenário, os sub-grupos da situação também já definem seus apoios. Citamos o sub-grupo de Nonato Garcia/Carlinho Garcia que deverão apoiar Jácome e provavelmente outro federal que não seja João Maia. Temos também o sub-grupo do vice-prefeito Anízio Jr. que tradicionalmente vota em Sandra e Larissa. Ainda pelos lados da situação, outra grande família que deverá divergir do prefeito quanto a seus candidatos é a família Moura, que sempre deu boas votações para Gilson Moura.

Se o quadro é indefinido pelos lados da situação, imagine pelos lados da oposição. Tirando o grupo de Dorian/Maristela que deverão apoiar Henrique e Walter e contarão com o apoio dos vereadores Valério Augusto e Canindé Rocha, não se sabe ao certo como votarão as outras lideranças oposicionistas. O vereador Monthalggan Fernandes está numa sinuca de bico e provavelmente ficará neutro nessa eleição. O vereador Aisamaque aguarda a definição da deputada Fátima para saber quem o partido deverá indicar para deputados, com uma tendência de apoio a Fernando Mineiro. Manezinho, ex-vice prefeito e filiado ao PMDB não tem situação definida no momento. Pelo que se comenta Manezinho não concorda com a forma que estão conduzindo o PMDB local e o seu apoio aos candidatos do partido está cada vez mais difícil. Se juntariam a Manezinho, uma parte enorme do grupo oposicionista que conta com antigos e novos líderes de emergente expressão política. Os emergentes trabalham nos bastidores e desse grupo poderá surgir uma grande votação para candidatos ainda não definidos. Antes que os leitores me perguntem: e Jorge e Céliton? Pelo que sabemos meus amigos, os dois não votam mais em Upanema, transferiram o voto para Mossoró e a análise que estou fazendo é somente sobre as lideranças locais. A transferência deixa claro que essas lideranças não irão mais participar da vida política local, portanto não tem como fazer uma análise de algo que não vai acontecer.

Analisamos somente os apoios a deputados estadual e federal. Quanto ao senado e ao governo, veremos ter um quadro mais sólido com a deputada Fátima Bezerra tendo uma grande aceitação em ambos os grupos. Podemos ter esquecido alguns grupos, algumas famílias, mas o cenário é mais ou menos esse. É evidente também que política é igual a nuvem, uma hora está de um jeito, outra hora está de outro. Mas, estamos falando de cenário, nada definitivo.


6 comentários:

Anônimo disse...

Muito bem Anaximandro, suas matérias estão melhorando bastante, estou gostando de ver!
Parabéns!

Anônimo disse...

anax,você ta começando a falar a mesma língua do povão,e eu estou começando a entender.

Anônimo disse...

Vai ser outra lapada no grupo de Manezinho e no de Maristela.

Anônimo disse...

Voces nunca contam os votos dos excluidos, este grupo é grande amigo, tanto da situação como da oposição, aguardem.

Anônimo disse...

Amigo só uma observação
No cenário estadual já está formada a parceria PMDB-PR, inclusive no racha com o governo da Rosa. PMDB entregou os cargos nesta segunda feira e o PR deverá fazer após reunião do Diretório Estadual em setembro, conforme noticias na imprensa estadual. O Dep João Maia já declarou que o projeto do PR está ligado ao projeto do PMDB. Nesse caso, como fica em Upanema? O prefeito Luiz Jairo, a Ex Prefeita Maristela, o Sr. Manezinho, os vereadores Valério e Canindé... estarão juntos, no mesmo palanque?

Anônimo disse...

Não vejo essa possibilidade da união PMDB-PR, na chapa majoritária, existe sim as conjecturas politicas ai, sim os dois viajam juntos com isso devem acontecer um palanque com todos unidos em prol da candidatura ao governo do estado, com tudo isto vem, deputados aliados tanto do prefeito como de Maristella. Voce acha que Luiz Jairo vota em Walter ou Leonardo?, João Maia ou Henrique? fique tonto depois me de a resposta.