RADIO SABORES DA SERRA

5 de outubro de 2013

Quem está errado?

O incidente envolvendo o vereador Valério Augusto, técnicas de enfermagem e a Polícia Militar foi lastimável e vergonhoso para toda sociedade upanemense. Quem pensa que vou defender o vereador Valério, não me conhece. Quem me conhece sabe que sei enxergar o erro e não me omito diante dele. Se fizer parte do meu grupo, tento de forma interna alertar para o mesmo. Se o erro se torna público e você é uma pessoa pública, não posso fazer nada. Se não faz parte do meu grupo, lascou-se. É assim que funciona comigo e vai continuar enquanto exercer minhas faculdades mentais normais.

Entendo que o erro é algo inerente ao ser humano e na maioria das vezes é fruto do meio, do momento e do temperamento das pessoas. Mas, o erro não pode ser tratado como algo que devamos abominar, execrar e condenar perpetuamente. A permanência no erro é que devemos condenar e punir.

Feito esse preâmbulo, ontem, estávamos na cidade de Fortaleza e por isso não participamos da tradicional sessão da Câmara. Aliás, esqueci de agradecer a Deus por ter me livrado de tamanha ignomínia àquela casa. Mas, assim que tivemos tempo, passamos a analisar os fatos, com calma, sem agir por impulso e com a mente aberta para tentar detectar onde estava o erro, ou os erros. Diante dessa pesquisa, ouvimos o vereador Valério Augusto - principal envolvido na polêmica – um vereador da situação, vimos o vídeo, conversamos com uma técnica em enfermagem e ouvimos a opinião do povo. Só assim, pude chegar a algumas conclusões. Vejamos:

O EVENTO
Alguém viu em algum meio de comunicação local a divulgação do “evento” realizado na Câmara? Particularmente não vi! Não sei se os senhores sabem, mas é necessário o envio de ofício solicitando o(s) ambiente(s) da Câmara, vinte quatro horas antes de cada evento e divulgação no mural da casa. Segundo apuramos com um funcionário da casa, no mural não apareceu nada, mas pode ser que apareça a partir de agora. Mesmo que tenham cumprido o que determina o regimento, ainda discordo do evento babativo e de interesse político de alguns, amostração de outros e de boa vontade da minoria, ter acontecido naquele dia e horário. A Câmara até poderia ser o local escolhido, mas a Secretaria de Saúde, a Prefeitura (já que o projeto foi do executivo), o clube, seriam locais mais adequados para o momento. A Câmara, no horário da sessão foi muito sugestivo para uma provocação.

O PRESIDENTE
Faltou ao nobre presidente da Casa uma coisa simples: BOM SENSO. Jamais deveria ter aceitado que aquele evento acontecesse no mesmo horário da sessão. Outra coisa que faltou ao presidente foi calma e respeito, diferente do que o vereador Ferrari Basílio divulgou em uma nota nas redes sociais. O vereador Ferrari estava lá e não viu o que eu vi no vídeo divulgado na internet. Lá está claro que o presidente discute asperamente com Valério e se exalta ao ponto de ninguém nem entender o que ele diz. Se calma for daquele jeito, pois diga.

VALÉRIO
Conversei com o vereador hoje pela manhã e ele deu sua versão para o fato. Valério disse que não era contra o evento, agora no horário da sessão jamais poderia aceitar. Tanto é, segundo ele, que sempre chegava uma hora antes das sessões, mas em virtude da movimentação dos técnicos em enfermagem, só chegou as 10:00h para evitar possíveis conflitos com a categoria. Para surpresa dele, o presidente disse que ia haver uma comemoração no horário da sessão. Valério disse não tinha nada para comemorar e que estava lá para participar da sessão. “Sugeri ao senhor presidente que ele abrisse a sessão e pedisse para suspender por um tempo determinado para participar do evento. Aí, eu ia pedir para colocar em votação. Claro que eles têm a maioria e ganhariam, mas isso ia constar em ata. Eu só queria isso e depois ia embora. O presidente sabia que o que ele estava fazendo era errado e disse que não aceitava minha proposta. Quis fazer na marra e na marra eu não aceito”, disse o vereador. A versão de Valério é correta até o momento em que ele perdeu a cabeça e partiu pra violência. Perdeu a razão. Errou e errou feio. Não é assim que se consegue as coisas. Apesar de desacreditada e lenta, a melhor saída ainda é a justiça. Se não acreditarmos nela estamos lascados. Sei que vivemos um quadro totalmente nebuloso e sombrio nas esferas do executivo e legislativo. Revolta ver coisas que antes não podiam e hoje, parece que tudo pode. Mas, partir para violência não é nem nunca será a solução. Errou o vereador!

O vereador errou tentando fazer algo que acha correto. Quem nunca errou desse jeito? Isso pode servir de atenuante, pois todos nós sabemos que essa atitude de beneficiar apenas uma categoria é ridícula. O correto é Valério lutar na Justiça para que todos sejam beneficiados. Tenho certeza que a Justiça não vai aceitar tamanha discriminação com as outras categorias. Aliás, cadê a tão combativa categoria dos motoristas hein?! Não falo do sindicato, pois esse nem mostra as caras.

CONCLUSÃO
Um erro leva a outro.




21 comentários:

Anônimo disse...

para o que ele fez nao ah justificativa

Anônimo disse...

Valério,como é que voce faz um papelao desse desrespeitar os seus colegas Vereadores,e ainda quer ter Razao,seu erro foi sem perdao,e ainda quer ser elogiado.Voce é pra ser (Vaiado)e expulso da camara de Vereadores.que vergonha.

Anônimo disse...

Toda a população upanemense (que reside no município ou não)já viu as fotos, vídeo e todas as informações sobre o ocorrido, não adianta o Senhor vereador querer dar desculpas por que não há, ele se queimou bastante criando repúdio de vários e vários eleitores dele e digo mais, isso ainda vai render bastante, porque as pessoas não irão esquecer tão facilmente.

Anônimo disse...

interessante que a BAGUNÇA ocorre na câmara desde janeiro. Valério pinta e borda, querendo fazer oposição com besteiras como essa. Mais interessante ainda é que você e seu irmao pouco falam das VERGONHOSAS atitudes do vereador Valério. O vereador em questão ja difamou secretários, colegas vereadores e cidadãos upanemenses, em sua esfera pessoal que nada tem a ver com o papel da oposição. Cobrar é uma coisa fazer o que o vereador vem fazendo é RIDICULO e vcs não falam nada, pq é do seu grupo como vc bem disse. Só falaram pq seria no minimo CURIOSO e iria ficar na cara que vcs só sabem defender o lado/partido e nao o povo de upanema. Ainda sim, pra criticar o vereador aliada, que outrora era prefeito ''ladrao'', prefeito ruim, pessimo gestor (quando era bicudo) e agora é bom. Fizeram o texto relatando o acontecido apenas diante da repercussão do fato, e mesmo assim, ainda fazendo ressalvas, e procurando brechas pra defender. Quando acontece alo MUITO MENOR na situação você não tem essa mesma CAUTELA e nem essa mesma VISAO de ver todos os lados da moeda. SEMPRE se for da situação vc e seu irmao mete o pau e pronto, nao tem um porem se quer. O povo sabe disso, ja deu uma lapada em 2012 e pelo visto vai da outra. Dá nojo essa HIPOCRESIA. No mais, sobre a atitude de Vlério, como ja falei, ele ja vinha proporcinando cenas bizarras na camara e esse foi o estopim. Simplesmente encerrou a carreira dele politica e prejudicou a oposição. [Espero que poste pois nao tem nada de ofensivo, apenas fatos e opinião, voce que se diz defensor da liberdade de expressão, seja defensor e seja coerente, (pelo menos nisso vc é menos ruim que seu irmao, pq vc ainda poste dos dois lados)].

Anônimo disse...

TEM UM VEREADOR NESSA CÂMARA QUE NÃO TEM CALMA HORA NENHUMA, PERDE A CABEÇA SEMPRE QUE ELOGIAM O PREFEITO. ELE JA FEZ AMEAÇAS, BADERNAS E DESSA VEZ PEGOU PESADO. EXISTE UMA LEI, ELA DEVE SER CUMPRIDA, E SE ELE TIVER DE SER PUNIDO, QUE SEJA. O QUE NAO PODE É CONTINUAR COM ESSAS ATITUDES VERGONHOSAS.

Anônimo disse...

Bom é ver que pelo menos pra isso a assessoria de imprensa da prefeitura serviu... ate vídeo teve, ta muito eficiente pra divulgar contra a oposição... mais ja pra fazer o trabalho que é tao bem pago.... nekas de catibiriba. Kkkkkkk
Tinnha um deles que suou tanto pra filmar que parecia que tinham espremido ele e feito um ponche de laranja.... de laraaaaanja kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

MAIS VAIAS AMIGO DO COMENTÁRIO DE CIMA. AS TÉCNICAS ADOROU A REAÇÃO DO PRESIDENTE DA CÂMARA, POR SINAL VIMOS Q Ñ TEM CAPACIDADE DE PRESIDIR UMA CÂMARA E COMEÇARAM A GRITAR ISSO PARA ATINGIR O VEREADOR VALERIO, ERROU POIS É CONVERSANDO Q SE ENTENDE, MAIS DIANTE DO VÍDEO VIMOS Q O PRESIDENTE Ñ QUIZ CONVERSA, O Q ELE QUIZ MESMO FOI SE AMOSTRAR E COM ISSO VALERÃO PERDEU A CABEÇA E QUALQUER UM NO LUGAR DELE FARIA O MESMO.
OBRIGADO ANAX!!!

CONCORDO COM SUAS PALAVRAS ANAX

Anônimo disse...

Vamos Instigar os Órgãos Competentes de nosso municipio para que tomem Providências Urgentes, antes que o Valor de Desvio do Erário Público tende a aumentar, no âmbito Municipal, é necessário que alguem vá ao ministério público, com a máxima de URGENCIA, em prol da moralidade e imparcialidade.

Euzinha disse...

Fico impressionada com a falta de bom senso de algumas pessoas. Pessoas que pensam poder impor a sua vontade em detrimento da decisão de um grupo, democrático, representante de muitos pelo voto direto. Se a legislação diz que é inconstitucional uma manifestação de gratidão numa sessão ordinária, faz uma extraordinária, converse com os pares, procure soluções e outras opções, mas fazer quebraquebra é um pouco D++++.
Da próxima vez, ver se não esquece de tomar o "remédio da educação".

Anônimo disse...

No Seu Próximo Contexto Você Fale Palavras Relacionadas a Erro 22 Vezes, Você Só Falou 15;
Crime Preterdoloso Não Existe Palavra Relacionadas a Erro, PARABÉNS você é Um Bom Opositor.KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Anônimo disse...

Acho que Valerio errou por demis! Mas, fico imaginando EU no lugar de Valério. Essa Câmara é por demias vergonhosa, não cumpre leis, aprova tudo de absurdo que o prefeito manda, não importa se é para o bem ou não da população, o negócio é babar o prefeito, onde nós chegamos? É o pior Legislativo que tivemos?
Aprovar um Projeto de lei desse que exclui os outros claramente! E os motoristas? a Guarga municipal, que vem seus salários defasados há anos! Gente é preciso o judiciário e Ministério público intervir!
TUDO ISSO É UMA VERGONHA PARA NOSSO MUNICÍPIO!
Não é correto, mas tem hora que é revoltante e a vontade é de virar a mesa mesmo!

Anônimo disse...

ANAX:Bom dia,que papelao feio foi esse do Presid.da (CAMARA DOS VEREADORES),Nao vai ficar parado nao, aguardem que o vereador Valério,já deve estar agindo, e o Carlinho que se segure nas redeas do Prefeito.Valério é homem de bem,tudo que ele faz ou diz é pela a populaçao de Upanema,ele sabe entrar e sair em uma reuniao.Aguardem que vem troco..

Anônimo disse...

Os direitos sao iguais,e porque só aumentaram o pessoal da saúde,cade os Motorista das Ambulancia,tem o mesmo direito dos enfermeiros,Aguarda municipal tambem,porque esses foram descriminados do aumento.
estou apoiando Valério.

Obrigado.

Anônimo disse...

É essa a opsição de Upanema? Luiz Jairo pode ficar despreocupado. Quanta idiotice!

Anônimo disse...

Amigo anonimo,O culpado de tudo isso que ocorreu é o prefeito e o presid. da camara,os dois se quer,nao sabe nem se expressar e nem falar ao publico.exemplo Darcio está fazendo falta na Camara,ele prestava contas todo mes da camara. e hojefaz 9 meses que carlinhos só sabe dizer Pai de Senhor irmao, e ficar rindo dos bestas que apoiaram ele.
mande resposta to aguardando.Anonimo.

Anônimo disse...

UPANEMA:Agora se desmoralizou mesmo,já estao brigando por causa de um Cafezinho.Voce avalie mesmo como vai ficar daqui prá frente.

Anonimo desconhecido.

Amon Carlos disse...

Prezado Anax, concordo com seu comentario equilibrado quando diz que um erro não justifica autro, ainda mais quando a pessoa envolvida é um representante do povo no legislativo. A atitude do vereador Valerio, meu amigo de infância, deverá ser punida exemplarmente

Anônimo disse...

anonimo Você sabe porque Darcio não foi candidato? ONDE É QUE DARCIO FALA BEM E SE EXPRESSA BEM E NA SUA CASA?

Anônimo disse...

Qual quer um,sendo xingado como foi Valério ,perdia realmente a cabeça.Um erro ,lógico não justifica outro.Mas continuo com VALÈRIO...

Anônimo disse...

Anax,porque os professores não fazem um bolo e levam lá pra prefeitura,pra comemorarem o PISO? kkkkkkk ô lapada!

Anônimo disse...

Anax o que me deixou mas indignada foi a maneira que aquele policial com respeito apenas a farda dele que com certeza se aproveitou da situação e e tratou meu amigo valerio apesar da minha pouca idade(30) eu o considero amigo nao merecia ser tratado assim... Diga a eles que fação aquilo com os rapaizinhos la da baixa faz faz breu com cola ele faz é com um cidadão de bem como Valério ...Mas uma vez eu digo me sinto indignada e revoltada por eles fazerem isso com ele e com os marginais que tranzitam na cidade e nos deixão as veses ate sem dormir com medo eles não fasem nada nada nada... ALOOOOOOOOOOOO Prefeito Segurança...