RADIO SABORES DA SERRA

24 de março de 2007

Educação já


- Chegou a hora de completar a abolição no Brasil e transformar a educação numa causa nacional – anunciou o senador pelo Distrito Federal Cristovam Buarque (PDT) na abertura do movimento "Educação Já", há pouco em Fortaleza (CE).

Na platéia estavam representantes do PSDB, do PV, estudantes de escolas públicas, professores, deputados estaduais do PDT e de outros partidos, vereadores, representantes de grêmios estudantis, Centros Acadêmicos e de Diretórios Centrais das Universidades.

Vários discursaram e chegaram ao mesmo consenso: "sem educação, o Brasil não terá solução".

O estado do Ceará foi escolhido para o lançamento do movimento por ter sido o primeiro a abolir a escravidão no Brasil, em 1884, quatro anos antes da princesa Isabel assinar a Lei Áurea.

Dez professoras receberam homenagens em nome de todos que lutam para abolir a deseducação no Brasil. Cristovam agradeceu a cada um deles pelo empenho em fazer um país melhor.

Em seguida, houve uma caminhada da Praça do Ferreira até a Praça José de Alencar, passando pela Guilherme Rocha, principal rua do comércio cearense.

"Precisamos fazer uma segunda abolição no Brasil com ações de inclusão para que os filhos das senzalas e os filhos das Casas Grande estudem na mesma escola", afirmou Cristovam ao chegar na Praça José de Alencar.

Sob o sol forte de Fortaleza, os mais de 200 integrantes da passeata, caminharam ao som da banda de percussão Batuqueiros, aproveitando para gritar palavras de ordem como: "Com Educação não Teremos Mensalão".

Ao fim do evento, Cristovam pediu para cada um dos presentes se empenhar para promover uma marcha pelo movimento "Educação Já" em seu bairro ou município:

- Nós somos educacionistas. Lutamos por uma causa da mesma forma que os abolicionistas, independente de partido político, lutaram pelo fim da escravidão – discursou.

Fonte: Coluna de Ricardo Noblat, O Globo.

Nenhum comentário: